Um belo dia com a mana Catarina

Caderno Verde

Um belo dia com a mana Catarina:

Brincar aos Cabeleireiros, brincar aos Cozinheiros, Brincar às Escolas II e o Canal do Alexandre II

Estar com a  mana Catarina é para aproveitar o que o Alexandre mais gosta de a ver fazer: encarnar diferentes personagens às quais “empresta” diferentes vozes.

Toda esta brincadeira aconteceu num belo dia de Novembro de 2012.

Começaram com o Srrrr Cabeleirrrreiro, que era francês. O Alexandre já precisava de um corte ao cabelo e de há uns anos para cá que só gosta que seja a irmã (que se ajeita!) a cortar-lho, então a Catarina juntou o útil à brincadeira e começaram com estas duas personagens, o grande profissional francês e o menino Alexandre que precisava de cortar o cabelo. A mana arranja uns adereços para fazer de cabeleireiro, um sotaque afrancesado e passam o tempo a fazer teatro, cortando o cabelo.

Depois o Senhorrrr Cabeleirrrreiro sai de cena e entra a Senhouuura Cozinheira, que é do Norte! Com a Senhoura Muito Boa Cozinheira que faz pratos deliciosos e que explica ao Alexandre como fazê-los, fazem o almoço e mais uns snacks para o lanche. A Senhoura Cozinheira “fala achim” e conta ao Alexandre como “crescem as coisas tão berdinhas na horta por detrás da casa onde bibe”. É um pouco mais gordinha que a mana Catarina (adereços!!!) e muito rosadinha. Coloca as mãos na cintura quando está entusiasmada e limpa-as muitas vezes ao seu avental (esta personagem aparece várias vezes cá por casa, não foi esta a primeira vez, quando o Alexandre era bem mais pequeno chegaram a filmar uma aula de culinária inteira dada pela Senhoura Cozinheira e o seu ajudante Alexandre).

Ora que não tenho fotos de nenhuma das divertidas cenas anteriores, pois quando cheguei a casa já estava em cena a Senhora Professora a dar aulas ao menino Xandinho (e o menino Xandinho fazia perguntas “à menino Zezinho”).

;)

No meio de coisas “à seria”, pois eles tinham por lá, na escola montada, todos estes materiais, a Senhora Professora tinha textos escritos na nossa parede-ardósia e o menino Xandinho já tinha escrito uma data de coisas no seu Caderno Verde. A cena passava-se dentro do Titanic (era uma escola especial, uma escola dentro de um barco) num belo dia de Novembro de 2016 (no futuro, portanto).

DSC06960

DSC06961

DSC06962

DSC06934

DSC06935

DSC06932

DSC06933

DSC06946

DSC06982

Este outro Caderno Verde não on-line ainda tinha tido pouco uso. Comprei-o uma vez por achar que, por ser quadriculado, ia ser mais interessante para desenvolvermos padrões como os que o Alexandre gostava de fazer na altura. Ele encheu uma folha de quadrados e começou a desenhar ali alguns círculos e num outro dia fizémos combinações de triângulos e depois o caderno ficou “em pousio”.

DSC06984

DSC06986

DSC06985

Quando começámos com as pesquisas sobre os maiores países, as maiores cidades, as maiores pontes, as maiores estações ferroviárias (…) comecei por anotar lá algumas das pesquisas mais difíceis, como a dos maiores centros comerciais do mundo, para não perder os termos da pesquisa, pois apareciam sempre coisas diferentes.

DSC06987

E o caderno voltou ao pousio, até este belo dia em que teve muito uso.

DSC06951

DSC06952

DSC06954

DSC06956

DSC06957

(há sempre lugar para a inovação!)

:)

DSC06958

DSC06959

Depois, nos dias seguintes, ele voltou a utilizar o caderno para anotar instruções (de uma forma muito esquemática que só eles entendem) para aceder a um jogo de computador, conforme o pai lhas ia dando.

DSC06988

DSC06989

DSC06990

A aula da Senhora Professora versou muito sobre o corpo humano, transportes marítimos, alguns desenhos e até houve T.P.C. (eu diria que melhor seriam T.P.B., já que continuavam no barco) os quais ele fez logo no fim sozinho, pois numeração romana para ele é canja_ a Senhora Professora passou uns muito fáceis.

DSC06941

DSC06943

DSC06945

DSC06965

DSC06967

DSC06968

DSC06969

DSC06970

DSC06971

DSC06974

Esta “aula”, para mim, foi bem comprida, mas como não se tratava propriamente de uma aula e sim de uma bricadeira-teatro da escola a bordo do Titanic que durou a tarde toda, percebo que, enquanto o interesse se não esgota isto pode durar eternidades!

;)

A seguir resolveram aproveitar todas as personagens para as apresentar no Canal do Alexandre (e foi aí que eu depois pude ouvir a pronúncia do Senhorrrrr Cabeleirrrrreiro), realizando, produzindo e apresentando mais um programa para o Canal. De notar que o apresentador estava nesse dia com um novo visual após o fabuloso corte de cabelo.

Antes:

DSC05577

DSC05581

DSC06897

Depois:

DSC06932

DSC07235

:D

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: