“Nossos Irmãos e Vizinhos” :)

Olá a todos!

Ao ler as edições do Carnaval do blogue da Meninheira (embora estejamos próximos do Carnaval, é uma mera coincidência, as edições que refiro não têm nada a ver… da primeira vez que li, perguntei à Meninheira o porquê do nome “Carnaval” e ela respondeu-me: “Foi o nome que lhe deram, vê aqui 🙂 ), acedi aos blogues dos vários participantes das diferentes edições e gostei muito de alguns dos seus posts.

Sem nenhuma ordem em especial, aqui fica uma pequena lista dos blogues das famílias simpatizantes do homeschooling que acedo com maior frequência, através do Dálle Un Coliño:

Hechiceros

Libres Como El Volcán

Orca e Alce

Enseñar a Pescar

e muitos, muitos outros não só de Espanha, mas também, da Columbia, Porto Rico, Estados Unidos…

Vou só deixar aqui os links directos para uns dos artigos mais recentes que gostei muito de ler, nuns desses blogues listados acima (não consegui ler todos os artigos, obviamente):

Un Método E Un Por Qué

Yo Soy de “Esas”

Crisis

Colaboratión de Natalia

Aprender

Mis tres (resumidos) deseos e algún que outro sueño

Google Earth

Em relação às referidas “Edições do Carnaval”:

Ao lê-las, apercebi-me de que constavam no seguinte:

Cada uma das famílias, à vez, propõe umas perguntas (ou uma só) a serem respondidas por todas as outras famílias e por si própria. As perguntas basicamente têm a ver com o tema do Ensino Doméstico. Cada família publica no seu blogue (se não tiver blogue há sempre algum que a “aloja”) as respostas, texto, reflexões. A família de onde partiu a pergunta, quando é “fechada a edição”, publica no seu blogue um resumo das intervenções de todos os participantes dessa edição (não é obrigatório participar em todas 🙂  ), colocando os links para os textos integrais publicados em cada blogue.

Através destas edições, que desde logo despertaram o meu interesse fiquei a par das várias especificidades que cada família adopta, muitas actividades possíveis, muitos sonhos e muitas realizações! E senti-me mais próxima de todas elas!

Muito obrigada a todos!

Até para a semana, dia 16, Quarto Minguante, e muitos beijinhos!

Isabel 

 

Caderno Verde

Variações sobre um tema

Durante um certo tempo (ainda continua, mas entretanto interessou-se fortemente também por outro “tema”), o maior e muito forte interesse do Alexandre foram os comboi0s, como se tem verificado aqui nalgumas páginas do Caderno Verde.

À volta dos comboios, como tema, surgiram muitas actividades:

Pintura (pintou este “quadro” por iniciativa da mana Catarina, no dia que fez 5 anos (em Julho do ano passado, portanto), como presente para oferecer a si próprio 🙂 :

dsc00821

Desenho:

dsc00825(não se vê bem, é a lápis…)

Bricolage (esta caixa foi feita e projectada pelo Alexandre e pela Catarina – eu ajudei nos cálculos para que depois as tábuas compradas, fossem cortadas à medida e por forma a economizar o mais possível os painéis de medidas fixas que existem para venda – e pintada também pelos dois com uns toques do Bato). A função destinada à caixa é a arrumação de todas as pistas de comboios e todas as locomotivas e carruagens e demais acessórios (pontes e túneis), que fomos e foram oferecendo ao Alexandre:

dsc00413dsc00414dsc00412

dsc00892

Também, a seu pedido, inventamos canções sobre comboios para lhe cantar e que ele tenta cantar da mesma forma 😉

E também toca “melodias” por si “compostas”, “ao piano” (é mais um sintetizador… 🙂 ) baptizadas com o nome “Música dos Comboios” (agora também já “compôs” uma chamada “Música das Naves Espaciais”).

Lemos livros sobre comboios (o preferido é o TGV) e sobre transportes, em geral.

dsc00817dsc00824
dsc00816dsc008181

Visitámos uma exposição de comboios (os próprios, ao vivo, na zona de Alcântara, a comemorar um aniversário da CP…), conforme já aqui coloquei num post.

Escrevemos e ele escreve também, a palavra comboio, à mão e no computador.

Também joga jogos no computador sobre comboios, um dos quais o faz ter contacto com muitos dos comandos que se usam em outros programas de desenho e com muitos conceitos matemáticos. Num próximo post, neste Caderno Verde, vou falar sobre alguns jogos de computador, pois é o assunto é vasto e interessante.

E interessa-se e percebe muitas coisas relacionadas com a construção e os transportes e também sobre os sinais de trânsito.

dsc008221dsc00823

Fascina-o o fumo dos comboios a vapor, mas por outro lado, percebeu que o fumo é poluente e como também se interessa muito por reciclagem e a despoluição, sabe que os comboios mais modernos são muito mais ecológicos e também que é mais ecológico andarmos de comboio do que cada um no seu próprio automóvel (palavra que sabe!), o que lhe agrada muito, dado o gosto que tem em andar de comboio! 🙂

dsc00542

Desde pequeno que vamos com ele andar de comboio frequentemente e que optamos por esse meio de transporte muitas vezes para apoiar o seu interesse e gosto tão particulares, tendo ele assim a experiência “ao vivo” e o conhecimento baseado na prática.

Todas estas actividades nunca foram planeadas e surgiram naturalmente por ser um interesse muito próprio presente em muitas das coisas que faz e lhe vai apetecendo fazer. Compilá-las aqui num só apontamento do Caderno Verde, é um exercício meu, ao perceber como existem, realizadas, tantas variações do mesmo tema e como, tal como John Holt explica, podem abordar-se tantas matérias só por si diferentes, unicamente sendo guiados pelos interesses específicos de cada criança!

Se quiserem aqui partilhar “variações de um mesmo tema” que costumam acontecer com os vossos filhos, dados os seus específicos interesses, sintam-se à vontade!

Anúncios

10 Respostas so far »

  1. 1

    meninheira said,

    Eu venho a vos “retar” (diz-se assim en português?):
    Por que nao há um carnaval de blogs de ensino domêstico?
    Tudo é fazer o primeiro 😀

    (Adoooooro o primeiro cuadro do teu pequeninho!!)

    Beijinhosssssss

  2. 2

    isabeldematos said,

    Obrigada Meninheira!
    Pois quanto ao Carnaval de blogs, eu já sugeri algumas vezes, mas não tenho aderentes. Também já pensei, porque não faço eu a primeira edição e logo se vê se alguém entra nisso, mas pelo que tenho visto aqui das minhas sugestões “a bold” nos posts “Todas as crianças são cientistas II” e agora neste “Variações sobre um mesmo tema” (vamos ver se neste alguém adere… 😉 ), a malta não tem escrito nada a partilhar os seus casos… :), daí que, também não tendo qualquer feedback para as edições do Carnaval, estava a desistir…
    Mas é como dizes, talvez fazendo o primeiro…

    Beijinhos
    Isabel

  3. 3

    meninheira said,

    Eu aderia mas o meu português nao da para tanto 😦

  4. 4

    isabeldematos said,

    Mas só precisas de escrever em galego, Meninheira, nós entendemos (não sei é se é difícil para ti entenderes algmas coisas que escrevemos, mas podemos sempre perguntar uns aos outros, aquelas expressões muito próprias que não estamos a perceber o que quer dizer! 🙂 Vai ser uma oportunidade de aprendermos juntos!).

    Vamos ver se há mais um ou dois aderentes e depois começamos, sim?

    Beijinhos
    Isabel

  5. 5

    meninheira said,

    Nao, nao eu preciso de escrever en português porque tenho de aprender!! 🙂 mas espero que desculpedes as minhas inúmeras gralhas 😦 O máis difícil sao os tempos verbais porque os portugueses sao mais semelhantes ao castelao do que ó galego.

    Beijinhos 🙂

  6. 6

    isabeldematos said,

    Como queiras!!! 😉
    Mas assim nós é que nunca mais aprendemos galego 🙂

    Beijinhos
    Isabel

  7. 8

    isabeldematos said,

    É verdade!!! 🙂
    Olha, podias dizer-me o que fazer para criar a 1ª edição do Carnaval (uma ajudinha, pode ser, que eu sou inexperiente no assunto?) …

    Beijinhos
    Isabel

  8. 9

    […] neste post que falei pela primeira vez no “Carnaval de blogs” sobre perguntas e temas relacionados […]

  9. 10

    […] seguintes temas: Cidades, Passeios, Uma semana na terra, Natal, Aviões, Naves Espaciais, Árvores, Comboios… Eu chamo-lhes “variações” e não “projetos” ou “conjunto de […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: