Feliz Ano Novo!

Bom dia! Feliz Ano Novo!

Não estranhem… hoje, neste blogue, celebramos o começo de um novo ciclo de 13 ciclos de luas que começa sensivelmente a par da Primavera!

dsc009581

E celebramos com um novo cabeçalho “Respect Nature”!

00000037

Respeitar a Natureza, lembrando que, como diz o Robiyn, “o Homem também faz parte da Natureza (às vezes esquecemos um pouco isso e dizemos nós e a Natureza, como se fôssemos nós de um lado e a Natureza do outro…). Assim, vamos também respeitarmo-nos (a nós próprios e uns aos outros), respeitando a Natureza de todos os Seres!” 😀

Vamos começar pelo ritual das doze passas de uva, pensando num desejo para cada ciclo de Lua Nova a Lua Nova: treze ciclos, treze passas de uva (mnhammm…), treze desejos! Quais são os vossos maiores desejos para celebrar esta Primavera (quantas “primaveras” fará hoje o Mundo?)?

Também tenho o bolo e o champanhe! Então aqui vos deixo a receita do “famoso” bolo de chocolate vegan já várias vezes falado aqui neste blogue, pois é o bolo que o Alexandre gosta mais de fazer juntamente com a sua mana Catarina. 🙂

00000067

Bolo de Chocolate Vegan

Ingredientes:

Para a massa do bolo:

2 chávenas de farinha (costumamos misturar farinha branca com farinha de trigo integral e com farinha de centeio integral ou com farinha de aveia)

2/3 de chávena de cacau puro em pó (não tem açúcar nem leite)

Aproximadamente 300g de açúcar mascavado escuro

1 lata de leite de côco

1/2 chávena de leite de soja

1 pitada de essência de baunilha

1 colher de sobremesa de vinagre de arroz ou de maçã

1 pitada de sal marinho moído

Para o creme:

1 pacote de natas de soja

1/2 chávena de açúcar mascavado escuro

2 colheres de sopa de cacau em pó

Nozes para decorar ou morangos ou côco ralado.

Preparação:

Numa taça misturam-se as diferentes farinhas com o cacau e a pitada de sal.

Noutra taça mistura-se o açúcar mascavado com o leite de côco, o leite de soja, a colher de vinagre de arroz ou maçã e a essência de baunilha. A este preparado adiciona-se a mistura das farinhas e cacau, lentamente, para não formar grumos.

Verte-se numa forma untada e polvilhada com farinha e vai ao forno, no máximo uns 15/20 minutos e depois reduzindo para o mínimo até cozer (verificar com um palito).

Entretanto faz-se o creme, levando ao lume um tacho onde se colocou o açúcar mascavado, o cacau em pó e vamos adicionando as natas de soja aos poucos. Mexe-se até engrossar um pouquinho (não fica muito consistente).

Depois do bolo desenformado verte-se por cima o creme de chocolate que vai escorrendo e cobrindo todo o bolo.

Decoramos com metades de nozes, às vezes com morangos, outras com côco ralado, conforme os apetites! 🙂

Et bon apétit!

Então até para a semana, dia 2, Quarto Crescente, um belo ano para todos e que todos estes doze desejos de cada um sejam as sementes que vão dar flores e frutos, satisfação e felicidade para todos e Amor!

Caderno Verde

Árvores

Pois um apontamento muito enquadrado na época!

Andámos à volta deste tema (surgiu um pouco por acaso (ou por coincidência! Ou por sincronicidade! Ou naturalmente, porque tudo se encaixa, quando andamos de mão dada com o Universo… 🙂 , como todos os temas que abordamos nestas nossas lides do “unschooling” ), há uns dias atrás.

Começou com um meu dia de trabalho diferente, como podem ler neste post que escrevi para o Pés Na Relva. O nosso pinheirinho ” já tem raminhos bebés”, como diz o Alexandre:

dsc00963

E depois, talvez porque a essência das árvores “andasse no ar”, chegada a casa, deparei-me com este trabalho feito em parceria (Alexandre e Celina! 🙂  ):

dsc00944

Também podem ler sobre o assunto neste outro post, de novo no Pés Na Relva.

Curiosamente, no Dia da Árvore, não fizémos nada relacionado com o tema, porque afinal as árvores têm muitos dias do ano!!!

Já agora que o tema é a árvore, esta foi a primeira que o Alexandre pintou para me oferecer no Dia da Mãe de 2007 (tinha ele 3 aninhos, portanto):

dsc00880E esta, foi uma “pintura colectiva” entre todos num dos quartos:

dsc00882dsc00886

Anúncios

16 Respostas so far »

  1. 1

    Rute said,

    Adorei esse canto do quarto!!!!!

    Trazer as árvores para dentro de casa é o sonho de qualquer um que ama a natureza.

    O facto de não ser verdadeira ajuda a não ter receio que ela um dia morra e desapareça. Essa árvore de esforço colectivo existirá até vocês quererem.

    Uma ideia genial que concerteza vou adoptar.
    Brilhante amiga Isabel.

  2. 2

    Rute said,

    Esqueci-me de dizer que o Bolo Vegan também está nos meus projectos. Talvez no Domingo, porque este sábado estamos a pensar ir ao Monte Selvagem no Alentejo.

    Deixo o link para o caso de não conheceres este parque zoologico com várias diversões para toda a familia: http://www.monteselvagem.pt/

  3. 3

    isabeldematos said,

    Rute, a ideia de pintar a árvore não foi minha, foi da minha filha Celina que quiz remodelar o quarto (anteriormente tinha fotos de gatos por todo o quarto!!!). Na foto não se vê, mas sobre o tronco, de canto, pôs uma prateleira castanha (para se confundir com o tronco) onde colocou uma daquelas fontes japonesas, quando a liga, fica muito giro!!!
    E em relação ao Monte Selvagem, ainda vou espreitar, mas por acaso não é um novo nome que deram ao Badoca Parque, pois não? (Nós já fomos ao Badoca em Santo André, pois uma das minhas irmãs morou lá muitos anos…), vou ver…
    Beijocas
    Isabel

  4. 4

    Paula said,

    Família cheia de criatividade artística!

  5. 5

    Rute said,

    São dois locais distintos: O monte selvagem e o Badoca Parque.

    Quando puderes pássa no blog só para veres uma surpresa!

  6. 6

    velho said,

    hoje, dia 26, completo exatamente 26 primaveras!
    que bonito tudo isso que eu li e nem sabia.

    um forte abraço astral!

  7. 7

    isabeldematos said,

    Obrigada a todos pelo comentários!
    Parabéns, velho!!!! 🙂 Que contes muitas primaveras!
    Beijinhos a todos
    Isabel

  8. 8

    Luísa said,

    Olá Isabel
    Realmente a sincronicidade tem muito que se lhe diga 😉 Cá por casa, as árvores, também tem tido o seu lugar de destaque nos últimos tempos 🙂
    Quanto ao encontro, é quando quiseres 😀 Para a semana?
    beijocas

  9. 9

    Lara said,

    Olá Isabel,
    Gostei imenso deste «post» e de conhecer melhor o Alexandre. Tão lindo. Vou experimentar a vossa receita do bolo de chocolate. Sabes que bolo de chocolate é o único que a Catarina come, e normalmente também faz. Agora vamos variar de receita. Um beijinho e fico à espera do tal «post» sobre o tempo. Estou muito curiosa.

  10. 10

    isabeldematos said,

    Olá Lara!
    O Alexandre já está maiorzinho que nesta foto da camisola que inspirou o cabeçalho… (já vai fazer 6 anos no Verão!)…
    O Alexandre não gosta de bolos “a saberem a ovos”, como ele diz, porque não gosta de ovos, daí esta receita de bolo sem ovos (e a Catarina adora chocolate, por isso adoptou esta para fazer com o irmão); ele só come um bolo feito com ovos que é um bolo de mel que a minha sogra faz e, como sabe intensamente a mel, ele não nota o sabor do ovo… 🙂
    Obrigado pelo teu comentário!
    Beijinhos
    Isabel

  11. 11

    […] depois dos convites foram fazer uma comida vegetariana para levar para o piquenique. O filho fez bolo de chocolate como o que eu faço com a mana Catarina e a mãe fez aquelas batatinhas com tofú tão deliciosas, como tu fazes mamã… que […]

  12. 12

    […] leram já aqui e aqui, neste blog vou-me regendo por um calendário mais consentâneo com os ritmos naturais e onde um […]

  13. 13

    Flora Maria said,

    Oi, Isabel:

    Estou saboreando seu blog, cheio de novidades e de idéias que compartilho !

    Vou copiar a receita do bolo pois de uns tempos para cá, não estou conseguindo comer ovo. Um belo dia, senti uma repulsa inexplicável e parei de usá-los. E aí complica a vida, pois em quase todos os bolos o ovo é usado !

    Beijo

  14. 14

    Obrigada, Flora!
    Caso queira mais uma ou outra receita de bolos sem ovos, contacte por e-mail, a minha filha mais velha é que é a “especialista” dos bolos sem ovos, cá em casa…
    Beijinhos
    Isabel

  15. 15

    Flora Maria said,

    Oi, Isabel:
    Essa sua postagem está fazendo parte das comemorações dos 4 anos do meu blog !
    Veja aqui:
    http://floradaserra.blogspot.com/2011/09/4-ano-de-flora-da-serra-vamos-festejar.html

    Beijo

  16. 16

    […] sobre os seguintes temas: Cidades, Passeios, Uma semana na terra, Natal, Aviões, Naves Espaciais, Árvores, Comboios… Eu chamo-lhes “variações” e não “projetos” ou […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: