Época de “férias”

Bom dia a todos!

Neste post do Pés Na Relva, escrevi já uma mini reflexão sobre as férias.

Pois de facto penso muitas vezes o que irá significar a palavra férias para o Alexandre, nos próximos anos (e desde que nasceu…       🙂                  ).

Actualmente, para nós, férias equivale a falarmos nas minha férias e nas da Celina (a Catarina está na fase do “é melhor não ter férias do que ter”…, coisas de actriz).

Engraçado que cada vez há mais pessoas no nosso círculo de amigos cujas férias se confundem com o dia a dia (ainda anteontem uma amiga nossa me respondeu, quando lhe perguntei “quando vais de férias?”, “Eu estou sempre de férias!”. Ela trabalha, não tem é “um emprego”).

O Pedro também me pergunta “Queres ir quando?”, quando pensamos ir a algum lado por um tempo mais prolongado (isto porque o seu trabalho se adapta perfeitamente, o meu é que, para já, é menos flexível_ ando numa de lhe conferir maior flexibilidade     🙂          ).

A Paula do Aprender Sem Escola, passou-me um dia estes links que podem aceder aqui e aqui . Ainda não explorei tudo, vou lendo aos poucos…

E achei muita piada há uns tempos, num encontro sobre educação intuitiva uma das pessoas presentes a querer muito transferir o filho para o ensino doméstico, dizia: “Eu tenho um trabalho que me dá tanta liberdade para andar pelo Mundo e agora não posso por causa da escola do meu filho? Assim passamos os dois a ter muito mais liberdade para aprender muitas coisas!”

Pois voltamos sempre ao Ensino Doméstico e ao Unschooling!

E já agora, aqui fica o link para uma nova descoberta da Pequete que tão gentilmente mo passou, por ser o blog de uma família que pratica o Unschooling e tem vários pontos em comum connosco (obrigada Pequete!). Dos que já li, que ainda foram poucos, achei especialmente piada a este post sobre como se aprendem conceitos matemáticos 🙂

Beijinhos, uma bela semana para todos! Até dia 6, Lua Cheia (com eclipse penumbral da lua, às 0 h 55 min…).


Caderno Verde

Mais “Matemática do Sumo de Laranja”

Como disse no outro dia num comentário a este post do Pés Na Relva:

Acabámos de fazer os dois, pela enésima vez esta semana, sumo de laranja; o Alexandre desde sempre quiz fazer sumo de laranja e já fazia de vez em quando, mas desde que descobriu que cada laranja dá duas metades (ver o Caderno Verde de há dois posts atrás), adora contar as metades assim e lá vamos nós fazer mais sumo (parece uma espécie de meditação       🙂                    ).

DSC01347

Hoje houve uma variação:

Primeiro começou por partes, uma laranja são duas metades de laranja, duas são quatro, três são seis…

Depois, descobriu uns algarismos lá no recipiente do espremedor e perguntou-me: “que número é este? O que é que diz aqui?” e eu respondi “500. 500 ml, é igual a meio litro de sumo” e ele disse “Então 3 laranjas têm quase 500 de sumo!”, e eu confirmei “Sim, estas 3 laranjas têm quase 500 ml de sumo, quase meio litro”; e ele reparando mais acima: “E este 100 (cem)?” Era a marca dos 1000 ml… Eu respondi, são 1000ml, que é a mesma coisa que 1 litro, um litro de sumo. “Ah!”, respondeu.

E a conversa ficou por aqui. Depois bebeu o sumo das três laranjas igual a seis metades de laranja, que já tinha contado e que lhe estava mesmo apetecer…

3 Respostas so far »

  1. 1

    Paula said,

    Que vontade de beber um sumo desses! O meu Daniel adora sumos de laranja, especialmente das laranjas de Portugal, que são muitíssimo mais doces que as daqui.

  2. 2

    🙂

    Beijinhos, Paula! Obrigada pelo comentário (sumo, é das tais coisas que não se pode mandar por e-mail… 😉 )

  3. 3

    […] representação simbólica. Como o exemplo da “Matemática do Sumo de Laranja” (aqui e aqui, no Caderno Verde) ou do “Quem quer brinqueeeeedos? (neste e neste […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

