1º aniversário e partilha de vivências em ED entre as famílias

Olá a todos!

Hoje vamos comemorar o 1º aniversário deste blogue que no dia 14 deste mês completará um ano de existência (primeiro post aqui).

E nada melhor para comemorar que falar de grupos, de reuniões, de encontros, de partilha, que disso se enriquecem as vivências do ensino doméstico.

Para começar, o meu apreço a todas as famílias que aqui em Portugal se aventuram no ensino doméstico, “coisa rara” por cá.

E relembro o primeiro grupo do qual passámos a fazer parte, on-line, o Grupo do Ensino Doméstico em Portugal, no yahoo.

Penso que menciono aqui neste blogue pela primeira vez, a existência da Página no Ning, criada pela Paula do Aprender Sem Escola, dedicada ao ensino doméstico e os nossos encontros quinzenais no Ning, através dessa página.

Entretanto, após algumas de nós famílias portuguesas praticantes de ED nos termos “fisicamente” conhecido, realizámos ao que chamei de Ensaios de Encontros entre algumas famílias (aqui, aqui e aqui ainda) e hoje, acabamos de participar num outro, em Peniche.

Vão nascer novos encontros, noutras zonas do país, para que famílias que vivem longe de Lisboa, tenham mais facilidade em participar.

Estes encontros ainda um pouco tímidos, digamos, quanto a mim têm servido para uma partilha mais directa das vivências de cada um, problemas, soluções, sugestões, alguns desenvolvimentos já em prática… encontros bastante descontraídos, onde as crianças brincam e nós conversamos, e onde tenho sentido essa descontracção e alegria no ar!

Então, parabéns a todos! Obrigada, um grande beijinho e até para a semana, dia 18, Lua Nova!

x

Caderno Verde

Ensaios na escrita e leitura

O Alexandre esteve uns dias de férias no Algarve com a mana Catarina e o seu amigo Bato e trouxe-nos este Presente:

DSC02329(Ele assinala os espaços entre as palavras com um traço vertical):

DSC02326Gosta de associar a cada pessoa algo que ela goste (às vezes associa as cores que gostamos ou outras coisas, como desta vez, sempre sendo sua a iniciativa):

DSC02332

DSC02330Entretanto e já uns bons dias após receber este presente, lembrei-me que podíamos fazer um jogo onde ele fosse montando frases, palavra a palavra. E o melhor seria que ele próprio nos ditasse as frases que lhe apetecesse. Então propus-lhe o jogo e ele disse para escrevermos umas “piadas”. E ditou-nos duas. Escrevemos no computador, para depois imprimir:

DSC02468

DSC02469Recortámos conjuntos de palavras, que ele “montou” facilmente:

DSC02466E depois, palavra por palavra,

DSC02467que já achou mais difícil a reconstrução do texto e desistiu quase no início.

Como sempre, nada de insistirmos. Tem que ser algo que ele depois peça para fazer ou comece a fazer sozinho, como faz com os números e as contas, com os quais anda muito entusiasmado.

Entretanto pediu-me várias vezes para lhe ler e desta última vez “lemos”  um dos seus livros sobre Transportes, quase de uma assentada.

DSC00816

DSC00818

Mas passada ainda cerca de uma semana, teve outro desenvolvimento em relação “às letras”. Estava a explicar-me as maneiras que existem “para fazer seis” e “para fazer dez” e a mostrar-me, escrevendo num papel, umas contas de multiplicar (por iniciativa própria) e de repente perguntou-me: “Mãe, qual é a letra número 1?” “A”, respondi. “E a número 2?”, “B”. “E a número 3?” Fomos até à “número 9… E depois lembrou-se logo do jogo do “Hospital das Brincadeiras” (quando clicam leiam na parte do “Caderno Verde”), que é muito bom para praticar a escrita e a leitura de entre muitas outras matérias e quiz ir jogar (já não o jogava há uns tempinhos…).

Pensei cá para comigo como é interessante que eles (crianças), quando não obrigados a aprender, vão descobrir as maneiras mais adequadas à sua natureza individual na abordagem de certas matérias. Pois que este pequeno (como é que não me tinha ocorrido?), intuitivamente ligou as letras aos números que tanto lhe interessam e assim se passou a interessar mais “pelas letras”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: