Hortas Comunitárias

Olá  a todos!

Consultando a revista  Cascais Puro O2 podemos ler um pouco sobre um projecto acabado de implementar no concelho de Cascais (em Lisboa também já existem hortas comunitárias), e também nalgumas cidades do Reino Unido, conforme tive já há tempos conhecimento através deste post da Paula. Na altura (quando li o post da Paula), até pensei sugerir algo do género a vários Municípios portugueses (a Paula tem outros posts, como por exemplo este, que dão seguimento às suas peripécias na horta). Concerteza talvez haja ainda em mais concelhos por este país fora, falo apenas das que conheci até agora.

E eis que ontem uma amiga minha me mostra o resultado de um projecto que fez para o aproveitamento de um espaço neste concelho (Cascais), projecto esse que ganhou o concurso pela ideia bem simples de criar (para além de outras zonas com outros aproveitamentos) uma zona de horta comunitária onde o usufruto de vários talhões de terreno passam a ser da responsabilidade dos interessados que, como “pagamento” apenas têm que se comprometer a frequentar uma formação de agricultura biológica que também lhes é facultada. Trata-se do que aparece na revista Cascais Puro O2, cujo link coloquei no início do post. Uma boa ideia, não acham?

Então, até para a semana dia 2 de Dezembro, Lua Cheia! Belos dias para todos.

x

Caderno Verde

Variações Sobre Um Tema – Aviões

Já há uns tempos que o Alexandre se “dedica” também aos aviões, pede-me muitas vezes para ler um dos seus livros preferidos da colecção do Ruca, “O Ruca anda de avião”, tem aviões-brinquedo com que brinca algumas vezes e outras coisas do género. Ultimamente teve umas semanas (duas ou três seguidas) que “voltou aos aviões” de uma forma “intensiva” (muitas horas de cada dia dessas semanas seguidas, dedicadas aos aviões):

Brincando com os seus aviões de brinquedo,

construindo aviões em Lego (tem um kit para construir um avião amarelinho e vermelho transportador de correio), brincando com aviões de modelismo que eram do tio, vendo filmes de desenhos animados onde há aviões (já pediu este ano para o Natal o brinquedo que é o avião dos irmãos Koala),

aprendendo inglês com o vídeo “Nody anda de avião”,

e claro, ouvindo ler o seu preferido “Ruca anda de avião” e vendo o vídeo da mesma história (gosta muito da parte em que a hospedeira de bordo serve o pequeno almoço ao Ruca e agora, muitas vezes passou a pedir ao lanche “um lanche como o pequeno almoço do avião do Ruca” e vamos os dois preparar um tabuleiro com sumo de laranja (natural), pão com doce (de morango, sem açúcar adicionado), uma tacinha com fruta descascada (normalmente maçã) e queijo (adaptamos, ralo em tiras queijo de soja) e depois eu faço de hospedeira do avião e ele de passageiro e vou levar-lhe, “ao seu lugar” o tabuleiro, perguntando “deseja pequeno almoço?”)

🙂

E também temos planeado juntos uma viagem de avião que pretendemos fazer lá para a  próxima Primavera, que vai ser a primeira viagem de avião do Alexandre.

Vamos ao Reino Unido visitar uns amigos e algumas cidades, claro… Ele já anda todo entusiasmado, já combinámos juntos o que e como fazer, vamos reservar os bilhetes juntos, ver nos mapas onde vamos e preparar tudo sempre com o Alexandre (que é o que faz as crianças empolgarem-se e viverem TODA a viagem).

Anúncios

5 Respostas so far »

  1. 1

    meninheira said,

    A minha pequenada também gosta muito do Ruca (aquí chamam-lhe Caillou) 🙂

    beijinhossssssss

  2. 2

    Olá Isabel,
    Nunca me canso de ver como um tema aparentemente tão simples e fechado sobre si próprio (neste caso os aviões) pode dar tanto pano para mangas.
    E quanto às hortas, é desta que vocês se animam? Esse doce de morango ia saber muito melhor se fosse feito com os morangos biológicos lá da hortinha…

  3. 3

    pmsmesquita said,

    Estou com a valedegil…. Morango só se forem da hortinha lá de casa (nem que seja do vaso, que actualmente ainda é a única hortinha lá por casa)…

    Isabel,

    siuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu… não contens muito alto esse plano (de irem andar de avião), pois cá por casa tenho 2 malucas por aviões… a mais pequena então…

    Beijinhos

  4. 4

    Sabes que me lembrei de ti, Patrícia, que se calhar podias aproveitar fazer a formação sobre a agricultura biológica, não estavas a querer aprender umas coisas?
    Pois, Ana, tínhamos que ainda organizar melhor as nossas horas do dia, para cuidarmos de uma horta como deve ser… e de onde moramos a Cascais ainda são uns 20 Km, para fazer todos os dias mais que uma vez, ainda não sei…
    Meninheira! Caillou é também como se chama em França, penso eu… pois, o meu já tem 6 anos, mas ainda gosta muito do Ruca, do Nody… não me importo nada, acho boas as histórias do Ruca.

    Beijinhos a todas!

  5. 5

    […] já partilhadas sobre os seguintes temas: Cidades, Passeios, Uma semana na terra, Natal, Aviões, Naves Espaciais, Árvores, Comboios… Eu chamo-lhes “variações” e não […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: