Banco do Tempo

10 …   9….

8…. 7……

6….. 5…..    4….. 3….

2……  1…… Tchim! Tchim!


Bom dia a todos!

Um bom final de ano (civil)! E uma bela entrada em 2010!

Ainda dentro de um espírito natalício a somar com as decisões para o novo ano, vamos falar um pouco sobre o Banco do Tempo.

Houve uma espécie de workshop que eu só soube após ter acontecido, não deu para me inscrever, entretanto. Mas uma amiga minha foi ao workshop sobre o Banco do Tempo em Cascais e trouxe-me os folhetos informativos.

Trata-se de uma iniciativa que eu já conhecia, já existe em Lisboa e agora também em Sintra. Em termos muito gerais, nós trocamos tempo que dedicamos em fazer algo a alguém por tempo que outro alguém nos dedicará. Como por exemplo arranjar um electrodoméstico, fazer sopa, ir aos correios levar correspondência que pessoas com mobilidade reduzida não o podem fazer, etc., etc., há mil e uma coisas que podemos fazer durante o pouco tempo que ainda tenhamos disponível, e ficamos com um crédito de tempo que podemos usufruir de outro alguém que nos fará qualquer coisa que estejamos interessados, como ter uma aula de informática, que nos passem roupa a ferro ou outras coisas que tais.

Podem pesquisar, nas vossas cidades, devem já haver iniciativas semelhantes.

Para mais informações e ideias podem consultar o Banco de Tempo de Cascais.

Um grande abraço para todos, um belo ano e até para a semana, dia 7 de Janeiro de 2010, Quarto Minguante!

x

Caderno Verde

Quantos metros…

“Mãe,  quantos metros são?” (daqui até ao supermercado, estávamos dentro do carro para irmos até ao supermercado e eu não estava a perceber a pergunta, pensava que ele me estava a perguntar quantos metros tinha o carro…).

“O quê? De largura? O carro? Talvez um metro e mais alguns centímetros…”

“Mãe, não é isso, quantos metros são até ao supermercado?”

“Ah! Não sei… vamos contar. Olha, aqui o carro tem um aparelho que se chama “conta-kilómetros”. Não vai contar 1, 2, 3 metros, mas conta-os de 100 em 100 e quando chega aos 1000 metros conta 1 kilómetro (1 kilómetro são mil metros!). Ponho no zero e a partir de agora, vamos começar a andar e eu vou-te dizendo quantos metros estamos a contar.”

E lá fomos: 100, 200, 300, 400, 500, … 1 kilómetro, … 1300 m, 1400, … 2000 m (ou 2 Km), … 2300 metros!

“São dois mil e trezentos metros da nossa casa até ao supermercado!”

Após as compras e à volta para casa,

“Vamos, mãe, contamos outra vez!”

“Outra vez? Vão ser de novo os 2300 metros… espera, a não ser…, já te explico. Vamos contar!”

… 2100, 2200, 2300, 2400! E estacionámos à frente de casa exactamente no mesmo sítio de onde tínhamos saído!

“Ainda bem que contámos, afinal podemos dizer que da nossa casa ao supermercado são mais ou menos 2350 metros, porque como isto só conta de 100 em 100, e para lá foram 2300 e para cá 2400…”

Vocês podem pensar que isto é complicado para uma criança de 6 anos, mas não é. O Alexandre tem muita apetência para números e cálculos (no outro dia interagia assim comigo: “Mãe, um 1 e dois zeros é cem, um 1 e três zeros é mil e um 1 e quatro zeros?”; “dez mil”, respondi; “Ah! Então um 1 e cinco zeros são cem mil e um 1 e seis zeros são mil-mil!”; eu sorri, “Sim, um 1 e seis zeros são-mil-mil que nós chamamos “um milhão”, mil-mil é igual a um milhão!”.

Bem, passados três dias da contagem dos metros alguém lhe perguntou quantos metros eram até ao supermercado e ele lembrava-se ainda: “São dois mil trezentos e cinquenta metros, dois kilómetros e trezentos e cinquenta metros.” E dali a uma semana dizia que eram dois mil e trezentos metros (já tinha esquecido o pormenor dos 2300 para lá e 2400 para cá.). E mesmo que esqueça os metros,  o que é importante é que ficou a saber como contá-los de novo ou contar quaisquer outros até qualquer outro lado…

1…. 2….. 3…. 4….

5…. 6……. 7….. 10…… 100

1000……. 10000……

100000…..  1000000!!!!

8 Respostas so far »

  1. 1

    Rute said,

    Amiguita, hoje, infelizmente não tenho tempo para ler o teu post todo. Li-o na diagonal, em 2010 volto para ler o resto 🙂

    Desejo-te uma excelente passagem de ano. Boas entradas e boas saídas 🙂
    Este ano de 2009 valeu a pena, especialmente porque te conheci.
    Beijinhos.

  2. 2

    Obrigada, Rute! És uma querida! Também gosto muito de te ter conhecido…
    Um Feliz 2010!
    Isabel

  3. 3

    Pat said,

    Olá (cá estou eu!!! – deste vez do computador de casa do meu irmão),

    Isabel, alguém já te tinha dito que o teu filho é Lindo!!!

    “mil-mil!”

    Posso pôr-me entre vocês as duas e dizer o mesmo… Posso?

    Vou ali e já volto (ver os outros posts).
    E, Rutiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, um Excelente 2010.
    Beijinhos

  4. 4

    […] Há muitas outras que nos levam a actividades, tais como aquela dos “Quantos metros são…” que descrevi na parte do Caderno Verde deste post d’A Escola É Bela. […]

  5. 5

    Olá, Patrícia! Feliz Ano Novo!

    E claro que também adorei conhecer-te! Podes por-te entre mim e a Rute, podes… 🙂
    E já agora, o Alexandre faz o “raciocínio da lógica natural”, se assim lhe podemos chamar, como as crianças são peritas em fazer e nós também já fizémos até sucumbirmos no treino para outras coisas mais complicadamente rebuscadas e com menos sentido. É engraçado ver isso, estou sempre a surpreender-me! Adoro registar agora estas pequenas coisas, o que não fiz com as minhas duas filhas, também diziam cada uma, agora só me lembro das que fui repetindo mais vezes às outras pessoas! 🙂
    Obrigada por comentares, mesmo não tendo ainda o teu computador!
    Muitos beijinhos para ti e para a tua filhinha!
    Isabel

  6. 6

    Paula said,

    Olha que giro, tu a falares do Banco do Tempo e a Pequete a dizer-me que o freeskilling (sobre o qual acabei de fazer um post) é uma espécie de Banco do Tempo. Andamos mesmo em sintonia!

    Beijinhos
    Paula

  7. 7

    Olá, Paula! Fui agora ao teu blog ler o post a que te referes. Pois… também é muito interessante o conceito do freeskilling.
    Obrigada!
    Beijinhos
    Isabel

  8. 8

    […] A parte I encontra-se na parte do Caderno verde deste outro post. […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

