Novidades cá em casa

Olá a todos!

As últimas, cá de casa: Caíu o primeiro dentinho de leite!

Quiz tirar uma foto à boca desdentada que eu acho tão engraçada, mas o pequeno que até gosta que lhe tirem fotos, desta vez recusou-se a fazer de modelo fotográfico, pois diz que “assim vou sempre ver-me sem o dente e eu não quero!”

Pronto, não tirei a foto.

A outra novidade, temos este novo membro na família:

Foi a Catarina que o adoptou e trouxe cá para casa. Foi o Alexandre que lhe escolheu o nome, “Kiko”, porque é muito parecido com o gato Kiko do “Carteiro Paulo” (série de desenhos que ele gosta de ver). Para mim, tem ar de Furby                                               🙂

Tem 4 mesinhos, é um querido. O Alexandre adorou e a Celina, a apaixonada por felinos também.

Já aprendi muito com os gatos (já fizeram parte da família o Tumias, o Cusco, a Kyara e o Kovú, agora o Kiko), não vos sei dizer bem porquê, ou melhor até tentaria, mas é uma longa história e muito pessoal. E cá em casa todos temos uma certa afinidade com esta espécie. E bem, este agora é o filho adoptado da Catarina                                         🙂

Até para a semana, dia 23, Quarto Crescente! Um grande beijo para todos.

x

Caderno Verde

Noções de áreas e multiplicações

“Mãe, podes passar-me uma peça de 2 por 10?”

É assim que o Alexandre me pede ajuda para as suas construções. E há as de 4 por 8, 6 por 12, 4 por 12… e muitas mais. Vai sempre associando o produto à área, o tamanho de cada lado à forma rectangular respectiva e muitas outras associações matemáticas. E inclusive, sabe perfeitamente como há-de fazer quando não encontra a peça de 4 por 8: substituí-la por duas de 2 por 8 ou por quatro peças de 2 por 4 ou por…

Sempre que observo isto lembro-me dos muitos exemplos que conta John Holt sobre como as crianças rapidamente solucionam problemas concretos que lhes aparecem no dia a dia para resolver e ficam um pouco à toa quando lhes enunciam e pedem para resolver um problema do género dos muitos que tão rapidamente já resolveram, mas agora lho põem de uma forma hipotética e abstracta: ” quantas vezes cabe 8 em 32?” ou mesmo, “O Rui tem 16 maçãs para distribuir por quatro meninos, quantas dá a cada um?”… Quem é o Rui? E mesmo que conheça um Rui, onde está ele com as 16 maçãs? E os quatro meninos, quem são? Onde é que o Rui foi desencantar as 16 maçãs e porque é que tem que distribuí-las? O que aconteceu? É porque têm fome? É para jogarem com as maçãs? E que jogo  é que vai ser? Tem regras? Quais são… ???… E enquanto tudo isto não fizer sentido na sua cabeça, a criança não apresenta o resultado que já apresentara tão rapida e facilmente na ocasião que teve que fazer uma operação como por exemplo esta acima de substituir uma peça de 4 por 8 por outras que lhe dão a mesma área.

2 Respostas so far »

  1. 1

    van said,

    falei disto mesmo como um exemplo perfeito da escola e ensino doméstico, se na escola me tivesse dado um exemplo de fisica quantica eu tinha-me interessado a sério, hoje adoro pensar em mundos paralelos e o facto de não haver uma linha linear no tempo. Adoro o exemplo do “Rui”, sempre fui terrivel a matematica, talvez porque sou muito visual e nunca percebia os problemas, para costureira tenho de usar a matematica inumeras vezes e ja dou por mim a fazer divisoes de cabeça em segundos. exemplos prácticos. Se me tivessem dito que o Rui tinha apanhado as maçãs na arvore da sua quinta e tinha 4 amigos para o lanche e tinham todos a mesma fome eu resolvia logo, eh.
    Obrigado pelo comentario, devolvo a simpatia.
    um abraço
    van

  2. 2

    Olá, Van, obrigada eu!
    Que bom ir tendo estes feed-backs..

    Muitos beijinhos
    Isabel


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

