Feliz Ano Novo II

Bom dia a todos!

Feliz Primavera! Feliz Novo Ano!

Como leram já aqui e aqui, neste blog vou-me regendo por um calendário mais consentâneo com os ritmos naturais e onde um novo ano começa a cada Primavera.

Então Feliz Ano! Prontos para iniciar um novo ciclo onde tudo começa a despontar.

Prontos para iniciativas, novos projectos, desenvolvimentos e concretizações. Em todos os campos e especificamente em unschooling e homeschooling, tema onde mais incide este blog. E pronta estrear um novo caderno de anotações, conforme faço em todas as Primaveras de há uns anos para cá. Este foi-me oferecido pela minha filha mais velha, que também gosta de manter um caderno/diário e sabe que eu gosto…

Quase um ano e meio após o início deste blog e conforme explanei já no post do seu primeiro aniversário, conhecemos mais famílias, partilhamos juntos experiências ao vivo e aqui na net, através dos vários blogs dedicados ao ensino doméstico, da página no Ning criada pela Paula, do grupo do ensino doméstico no yahoo, dos encontros sobre “Educação Intuitiva” promovidos pela Natália

Em Maio de 2009 o Alexandre foi inscrito na escola da sua área de residência no 1º ano do 1º ciclo na opção “Ensino Doméstico”. O “ano lectivo começou em Setembro”…

A caminho do final do “2º Período” continuamos tranquilos e felizes ao apercebermo-nos a cada dia dos belos resultados da aplicação dos princípios do Unschooling, o que nos faz mais sentido. Conforme os seus interesses, o Alexandre tem desenvolvido as suas aptidões e conhecimentos, mais rapidamente numas áreas que noutras, como todas as crianças, com a diferença que tem sido livre de o fazer e é incentivado e apoiado a fazê-lo; os “resultados” aparecem fluindo naturalmente e no seu timing próprio (que não coincide exactamente com o timing curricular, pois embora estejamos sujeitos a currículo, é o currículo básico que está naturalmente presente nas várias vertentes da vida e este primeiro ciclo é um de 4 anos, o “espaço de manobra” é suficiente para a aplicação do unschooling (na coluna das categorias no lado direito do blog, em 3-Unschooling e as suas várias alíneas, encontra-se alguma informação sobre as principais características desta abordagem).

Quero agradecer a todos que têm partilhado connosco todos estes momentos e mandar um beijinho muito especial à Paula do Aprender Sem Escola que acaba de passar por momentos profundamente transformadores e difíceis (vale-lhe a sua estrutura como pessoa, inteira, íntegra) e nos tem sempre incansavelmente oferecido o seu trabalho de pesquisa, de informação, com Dedicação e Amor.

Um grande abraço a todos, bela Primavera, belo Ano e até para a semana, dia 30, Lua Cheia!

x

Caderno Verde

“O corpo da Matemática”

À noite, antes de deitar, após os hábitos de higiene, no corredor entre a casa-de-banho e o quarto:

“Mãe, sabias que há 20 dedos no nosso corpo?”

“Sim, filho, 20 dedos”

E ele continuando endireitando-se, afastando ligeiramente as pernas e apontando de braços estendidos em direcção aos pés:

“Vês, 5 dedos num pé, 5 dedos no outro, 5 nesta mão e 5 nesta. Total: 20 dedos” _ pequena pausa (raciocinava) _ “Quer dizer que 4 vezes 5 são 20 e 2 vezes 10 (juntando os pés e as mãos) também são 20.”

“Sim, filho, é isso mesmo”.

Sem memorizar tabuadas (não lhe apresento tabuadas). Por autorecriação, não lhe costumamos fazer perguntas. Como neste caso de ontem, ele próprio me faz as perguntas “Mãe, sabias que…?”

Já chegou a fazer contas de multiplicar para avançar no jogo do “Hospital das Brincadeiras” da Cativar, que ele sempre gostou de jogar, querendo ele mesmo utilizar as opções mais difíceis, do tipo 7×8 e outras assim, visualizando primeiro que essa conta significa ter 7 filas de 8 bolinhas, desenhá-las e contá-las (quando são filas de 4 ou 5 bolinhas, por exemplo, já nem as conta uma a uma e sim de quatro em quatro ou de cinco em cinco).

Anúncios

4 Respostas so far »

  1. 1

    meninheira said,

    Felizes todos os dias Isabelinha 🙂

  2. 2

    Obrigada, Meni! É isso mesmo… 😉

  3. 3

    valebom said,

    Feliz Ano Novo!

    Adorei as deduções do Alexandre!

    beijocas grandes para todos incluindo o Gatinho

  4. 4

    Para vocês também!
    E sempre a crescer a vossa casinha, já li e vi!… 🙂
    Beijinhos
    Isabel


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: