A Nossa Sala Comum

Bom dia a todos! Vivam!

Quando eu era pequena vivemos uns tempos em casa dos meus avós maternos (em Coimbra). A casa dos meus avós, diferentemente da maioria das casas da altura, no lugar de uma “Sala de Estar” e de uma “Sala de Jantar” tinha uma “Sala Comum“.

Lembro-me de achar muita piada ao termo “Sala Comum”… e de a minha mãe e os meus tios frisarem a diferença entre os tipos de sala (devia ser a “época da transição” de um tipo de salas para outro…). Bem, eu adorava que a da minha avó fosse uma sala comum, parecia-me enorme na altura, era lá que se juntava toda a família.

Aqui há tempos, neste mesmo blog, referi posts de muitas famílias em ensino doméstico “nossas vizinhas” (espanholas) que costumavam participar num “Carnaval de blogs” colocando perguntas que cada qual respondia, sobre vários aspectos do ensino doméstico (perguntas como, “que método de ensino utilizavam”, “quanto tempo dedicavam por dia ao ensino doméstico”, “se tinham um local especial na casa para o efeito”… e muitas mais perguntas).

Pois vem a calhar esta do local especial na casa: no nosso caso, para além de tudo o que se faz na rua (andar em transportes, visitar locais, exposições, ir à praia, reparar em tudo…), sem dúvida, “A Nossa Sala Comum”. É comum, no sentido da da casa da minha avó, é uma sala de estar e uma sala de jantar (e ainda, um escritório, sala de ver televisão, sala de brincar, sala de estudo…) e é comum no sentido que é onde nos encontramos todos cá em casa (e às vezes demais família e amigos) em algumas horas do dia, a fazer o que tivermos a fazer, em vez de cada um no seu canto, juntos a fazer companhia uns aos outros.

É um escritório, porque é um lugar fixo onde se encontram alguns computadores, onde o pai trabalha grande parte do seu tempo, e nós todos também.

É onde brincamos, montamos pistas de comboios, desenhamos outras,

brincamos com naves

e construímos algumas,

pintamos, desenhamos, recortamos

(esta começou por ser uma pirâmide a tocar no céu…),

lemos histórias, escrevemos, vemos televisão, acompanhados por uns e outros e até pelo gato cuja música de fundo até o embala e adormece…

Na nossa sala comum, também comemos, dançamos, fazemos ginástica, cantamos, representamos, jogamos.

E por incrível que pareça, às vezes acontece tudo ao mesmo tempo. Lembro-me sempre de um belo dia num fim-de-semana, todos em casa, mais os namorados das filhas e um amigo de um deles: o pai no computador, o Alexandre a jogar com o Bato, o amigo do Bato a tocar jambé, a Celina a ver um filme, eu a conversar com o Bato e o seu amigo (que além de fazerem o que estavam a fazer ainda conversavam comigo), a Catarina da sala para o corredor e do corredor para a sala a decorar um texto para uma audição (a Catarina a decorar vai dizendo alto e interpretando o texto) e ainda havia mais alguém na nossa sala comum a fazer já não sei o quê…

Todos muito concentrados e contentes por estarmos juntos.

Também é nesta sala que acontecem as festas, sempre muito divertidas (o Alexandre gosta que venham a festas a nossa casa, vêm cá pessoas de todos os interesses e profissões, vêm crianças).

É uma verdadeira sala comum!

Beijinhos, a todos, até para a semana, dia 6 de Abril, Quarto Minguante!

x

Caderno Verde

Geometria com o Geomag

Tinha já no Caderno Verde deste post mostrado as brincadeiras com estas peças tão interessantes.

Desta vez (e repetiu-se por mais uns três dias seguidos), o Alexandre e uma amiguinha dedicaram-se mais às figuras geométricas (e alguns “sólidos”), construindo as formas que ele já reconhece, algumas desde os três anitos. Contavam vértices e lados, viam os que tinham tamanhos iguais.

No final, aparece-me na cozinha, “Mãe, olha este. é um tubo da água!”

E depois destas sessões, vimos juntos uns desenhos animados do “OSO” onde ele notava, “Mãe, olha este, é um losango, é a forma do papagaio de papel que eles vão construir, é formado por dois triângulos”. E logo a seguir oiço eles a dizerem nos desenhos animados precisamente isso (o Alexandre já devia ter visto este mesmo desenho e aprendera logo e agora antecipava-se a explicar-me).

5 Respostas so far »

  1. 1

    valebom said,

    Gosto da vossa “sala de convívio” é grande e acolhedora 😀

    beijocas grandes

  2. 2

    Patrícia said,

    Nem de propósito, hoje a minha filha pediu-me que a levasse a um museu… isto porque viu um museu na televisão…

    Fica agendado uma ida ao Museu da Marioneta…

    ;o)

  3. 3

    Valebom, obrigada! 🙂
    Patrícia, combina com o Pedro! Se calhar ainda vão uns quantos ao Museu, é giro!…
    Beijinhos
    Isabel

  4. 4

    Patrícia said,

    A ver se é hoje… pois a M. agora “sofre” do mesmo mal dos filhos da Valebom…. acha-se muito crescido para dormir da parte da tarde e depois vai para a cama às 18:30/19:00 e acorda por volta das 21:00 e depois pelas 00:00… puffffffffffffff…

    Será que ela pensa que não precisa de dormir?!

    Eu por outro lado estou doente… ;o)

  5. 5

    As melhoras! Beijinhos


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

