Recursos

Foi uma aquisição de há umas semanas. Podem aceder aqui.

O Alexandre não associa o jogo à escola (porque está em Ensino Doméstico e nós em casa não lhe damos aulas formais, aproximando-nos do Unschooling). Chama-lhe “O Jogo das Aventuras 2”.

Joga-o com muito entusiasmo tal como joga os jogos de construir pistas de combóios, cidades, feiras populares, o jogo das naves espaciais ou o do Hospital das Brincadeiras 2.

O Pedro comprou primeiro “o 2″ porque na altura não havia o do 1.º ano e nós sabemos que na parte da matemática ele, muito embora ” se encontre a frequentar o 1.º ano”, em Ensino Doméstico (tem 6 anos), desenvolve cálculos muito mais adiantados e iria gostar do jogo. Curiosamente, mesmo não sabendo ler e com ajuda nossa, também gosta das actividades deste jogo ligadas à Língua Portuguesa.

Entretanto conseguimos encontrar o do 1.º ano, o”Jogo das Aventuras 1″. Logo na primeira abordagem, não gostou. Os personagens são diferentes e ele gosta muito dos do “jogo 2”, há dois que têm o nome dos seus melhores amigos e desata-se a rir com as “diabruras” do Patati e do Patatá; não gosta de “no jogo 1” falarem muito devagar para que as crianças acompanhem a leitura; a parte da Matemática não o entusiasma, porque já sabe coisas mais para a frente. Talvez daqui a uns tempos já goste de jogar o 1. Já disse foi que depois queria jogar o 3…

E o que acontece com as crianças quando seguimos um currículo, se não formos flexíveis e os acompanharmos, seguindo os seus interesses, é que lá se vai o entusiasmo, a curiosidade e o gosto natural por aprender. De facto, daqui a uns anos, que diferença faz se aprendemos a calcular antes de ler e vice-versa, a ler mais cedo ou mais tarde, se começámos a andar aos 9 meses ou aos 16 meses, a falar antes dos dois anos ou aos dois ou depois, se então andamos bem, falamos bem, lemos bem…

Para nós, é mais importante que eles preservem o seu gosto e interesses naturais pelo que os rodeia, pela vida! E todas as crianças têm as suas características próprias que há que incentivar. E isto torna-se um pouco difícil sem um “acompanhamento personalizado”.

Beijos a todos, até à próxima semana, dia 21, Quarto Crescente!

x

Caderno Verde

Mesa de Desenho

Outra das aquisições recentes cá de casa: desenha-se “na mesa” e aparecem os desenhos no écran do computador. Guardam-se, arquivam-se por pastas.

O Alexandre e o pai têm andado a explorar a nova mesa de desenho. Experimentam traços e grafismos, fazem desenhos mais simples e outros mais complexos, como reproduzir uma nave espacial específica, onde têm que fazer medições e vão desenhando aos poucos.

Anúncios

9 Respostas so far »

  1. 1

    […] não estar a repetir-me, e como tem um certo interesse, deixo-vos aqui o link para o post “Recursos” d’A Escola É Bela, acabado de […]

  2. 2

    Marta said,

    Olá Isabel, tudo bem?

    Cá por casa também temos os 2 e o Tomás adora!!
    O problema é que a escola lhe rouba muito tempo para estas actividades…

    Já temos o planetário!!

    Bjoca
    Marta Boldt

  3. 3

    Tudo bem, Marta, obrigado!
    Pois… o problema é mesmo esse…

    E então estão a usufruir do planetário?
    Beijinhos, para ambos.
    Isabel

  4. 4

    Marta said,

    Sim, sim!
    Ele adorou e até lhe descobriu um erro no nº de luas de um planeta!!

    Bjinho grande!

  5. 5

    velho said,

    olá, aqui estou eu mais uma vez para tirar minhas dúvidas sobre a educação doméstica.
    gostaria se a lei aí em Portugal é a favor ou contra, pois aqui no Brasil muito se discute sobre este tema.

    abraços no astral

    yuri. (www.paranois3.wordpress.com)

  6. 6

    Olá!
    Aqui em Portugal a lei prevê e explicita algumas regras para o Ensino Doméstico.
    Já conhece a página no Ning sobre o tema? Tem muita informação e muitas pessoas do seu País aderiram ao grupo. Em http://ensinodomestico.ning.com/
    Um abraço
    Isabel

  7. 7

    Rute said,

    Tenho de ver esse jogo 2. Ou o 1.

    Olha, podias emprestar-me o 1 a ver se a Carol gosta. Se ela gostasse, devolvia-to e comprava um para ela.

    Quanto ao almocinho, ainda não consegui tempo. Mas quero muito ir com vcs ao tailandês. No entanto amanhã vou ter reunião com a Câmara para ver o projecto da escola e depois disto terei mais para conversar.

    Beijinhos e obrigada pela lembrança.
    És e serás sempre uma querida.

  8. 8

    […] a ajuda da “Mesa de Desenho” (neste outro post, na parte do Caderno Verde) vão colocando a quantidade total necessária de cada tipo de peças […]

  9. 9

    […] tem aprendido mais sobre “as horas” com o ” jogo das aventuras 2″, onde apresentam um relógio de ponteiros e um relógio digital e estabelecem as […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: