Ciclos, Marés…

Olá, bom dia!

Quando nos vamos tentando aproximar dos ciclos naturais (e o homeschooling, para quem tem filhos, facilita-nos muito essa integração), começamos a pouco e pouco a sentir esses fluxos naturais do tempo, ciclos e marés, no nosso corpo e, inclusivé fazendo parte do nosso dia a dia.

Muito se tem já falado dos ciclos da lua, sensivelmente de 28 em 28 dias, andando de mãos dadas não apenas com as marés, e sim ainda com a vida, com a gestação, com o período nas mulheres, com as emoções…

Desde há uns tempos que alinho o meu trabalho interior com as fases da lua: a Lua Nova facilita o começo de novos projectos, cuja dedicação e desenvolvimento vai crescendo até à Lua Cheia; da Lua Cheia ao Quarto Minguante, recebem-se os frutos do que se semeou, do Quarto Minguante à Lua Nova seguinte sente-se e prepara-se o “projecto” seguinte.

Quando iniciei este blog, resolvi alinhá-lo também às fases da lua, conforme expliquei logo no primeiro post.

E engraçado que tenho mesmo sentido muito isto mesmo nas pequenas coisas. Neste “mês” que se iniciou nesta Lua Nova 14 de Abril, surgiu a oportunidade de trabalhar tensões, ainda existentes, familiares e profissionais e as duas primeiras semanas foram um corropio nos dois campos. E da Lua Cheia até hoje, Quarto Minguante, tudo se foi acalmando e surgindo resultados (não que faça tudo em função de resultados, eles é que surgem, naturalmente, como as marés… ou o fluxo das ondas…), directos para mim, e mais ainda à “minha volta”.

E sinto-me feliz. Feliz quando envolvida em várias coisas e me dedico, feliz também quando recebo algo que não esperei receber, feliz quando sinto outros felizes perto de mim. Coisas simples. Por exemplo, a minha filha mais velha anda felicíssima com o trabalho, a fazer o que gosta e sempre sonhou desde pequena e isso dá-me não só uma alegria imensa, também uma paz imensa. De dia para dia surgem-lhe novas alegrias. E os outros aspectos mais tensos foram-se diluindo, dissolvendo e ao mesmo tempo solvendo numa solução de proporções consideráveis, que me enche, me preenche e me traz igualmente paz.

E para além da Lua há o Sol e se o nosso dia se alinhar com o “dia solar”…

Desde que me levanto para acompanhar o nascer do sol (mais tarde no Inverno, mais cedo na Primavera e Verão) que sinto uma energia natural a acompanhar todas as minhas actividades diárias. E também isso veio intensificar o meu sentir as “marés da lua” como descrevi acima.

Aos poucos, os ritmos naturais vão-se restabelecendo em mim e oxalá em muitos mais…

De uma outra perspectiva, tinha já falado um pouco sobre os ritmos naturais neste blog, aqui e aqui.

Belos fluxos de vida para todos, até para a semana, dia 14, Lua Nova!

x

Caderno Verde

Miniaturas

Construídas em Lego…

Ultimamente a sua construção tem sido uma das ocupações do Alexandre. É engraçado ele se ir apercebendo do efeito “escala”. Depois brinca com elas todo contente, pois são mais facilmente manejáveis que as construções maiores que costuma fazer.

Deixe uma Resposta

