Ver e Experimentar

Olá a todos!

No dia anterior tínhamos estado com um dos primos na festa de aniversário de uma das primas.

No dia a seguir convidámo-lo a ir connosco ao parque da Costa da Caparica.

E também fomos pelo pontão até ao “seu final”. E vimos sal.

Eu perguntei-lhes (ao Alexandre e ao primo) se já tinham visto de onde vem o sal e mostrei-lhes como a poça de água do mar secou ali sobre o pontão ficando o sal marinho…

“Ah! Já percebi!”_ exclamou o meu sobrinho.

“Aprendeste na escola, primo?”_ perguntou-lhe o Alexandre.

“Sim, acho que sim, já não me lembro, mas nunca tinha visto.”

Depois de mais umas voltas e brincadeiras (também acharam piada às rochas na praia estarem verdinhas!)

e do lanche, ao regressarmos ao carro para voltarmos para casa, o Pedro pôs o Alexandre ao colo, dentro do carro, para conduzir um bocadinho ao longo da “rua do estacionamento”, o que ele adora (quando eu era pequena também me faziam o mesmo e eu adorava “conduzir”)…

O primo ficou fascinado “Não sabia que já sabias conduzir, Alexandre!”

Claro que depois foi a vez do primo (não nos tínhamos apercebido que tal era algo que ele nunca tinha experimentado). Para o primo, “conduzir” foi o ex-libris do passeio.

Mais uma vez senti a importância da experiência directa e de como o que se ouve sem ver ou experimentar é uma abstracção que fica no ar e que às vezes até esquecemos antes de associar o que nos tentaram ensinar, à experiência.

Beijinhos a todos, desta vez é que vou estar sem acesso à net uma ou duas semanas…                                                               🙂

x

Caderno Verde

Horas…

“Mãe! Quanto é 30 menos 3?”

“27” (normalmente respondo sempre ao que ele me pergunta, mesmo sabendo que ele sabe fazer essa conta)

“Ah! Pois é! 27! Então faltam 27 minutos para o “super why“!”

São os desenhos animados que agora não quer perder diariamente. As personagens deslocam-se em naves e vão até uma biblioteca onde em cada história um livro dá as respostas a uma pergunta/problema que têm em mãos. O livro é em inglês, percorrem e identificam letras do alfabeto e constroiem frases em inglês, que ele vai assimilando.

Os vizinhos e os primos não gostam assim tanto de desenhos animados onde se aprendem “coisas da escola”. O Alexandre, como até agora nunca foi “obrigado a aprender”, gosta muito de desenhos animados e jogos onde se aprendem as tais “coisas da escola” que ele não associa à escola.

E nem me preocupei em saber como é que tinha chegado aos “30 menos 3”, já sei que agora vê as horas ou num relógio digital que temos na mesa de cabeceira ou num de ponteiros que há na cozinha e depois faz essas contas de cabeça conforme o que se aplica ao que quer determinar.

5 Respostas so far »

  1. 1

    Patrícia said,

    “Mais uma vez senti a importância da experiência directa e de como o que se ouve sem ver ou experimentar é uma abstracção que fica no ar e que às vezes até esquecemos antes de associar o que nos tentaram ensinar, à experiência.”

    Tenho aprendido muito mais nestes últimos tempos do qe durante toda a minha vida escolar… agora (re)aprendo o que mais gosto e na minha vida escolar apenas aprendi (leia-se: decorei) aquilo que os professores achavam que eu devesse aprender!

    ;o)

  2. 2

    Marta said,

    Muito bem! Onde e quando dão esses desenhos animados??

    Bjinhos e agora é que é: boas férias!

  3. 3

    Também apanhámos uma chuvada com direito a trovoada e tudo! Mas a nossa tendinha portou-se bem… 😉
    Chegámos, como se vê…
    Beijinhos!
    Isabel

  4. 4

    Marta, bom dia!
    Os desenhos temos visto no Canal Panda e Têm dado ao meio dia e às 7h da noite…
    Ele também gosta agora do Gomby, até lhe comprei um livro com uma história do Gomby, para as férias (são didácticos e ecológicos, os temas…)
    Beijinhos, até breve
    Isabel

  5. 5

    Bem, Patrícia, já deves ter percebido que a minha resposta sobre a chuvada na tenda era para o teu comentário no Pés Na Relva (troquei tudo… 😉 ) Pois…
    Beijinhos
    Isabel


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

