Gerês II- “Coincidências”

Olá a todos!

Pois, voltando à nossa semaninha de acampamento nas terras altas!

Uma coisa que achámos muita piada: antes de irmos de viagem, juntamente com os restantes preparativos necessários a acampar, mesmo nas últimas compras (à última da hora, por exemplo, descobrimos que a botijinha do nosso “camping gás” estava vazia), comprei dois livros para as férias, para o Alexandre (entretanto apercebi-me que fazia sempre isso, quando as minhas filhas eram mais pequenas e sempre que íamos uns dias de férias para algum sítio, sobretudo estes assim de maior novidade e que se afiguravam divertidos; na altura costumava comprar para a mais velha os livros da colecção “Uma Aventura” que ela ainda não tinha ou mais tarde os do “Harry Potter” e para a mais nova, que só lia “livros técnicos”, um novo livro sobre gatos e felinos ou o “Aprender a Jogar Xadrez”…).

Então andei à procura de livros do “Super Why“… ainda não saíram; e assim virei-me para os do Gomby, série que ele também aprecia bastante e que têm uma componente pedagógica e ecológica interessante. Trouxe um, “Gomby Faz Anos”.

E quando já vinha a sair da zona dos livros deparei com uma bancadinha de livros didáticos, dei uma olhadela (o Alexandre não gosta de livros “de fichas”) e saltou-me à vista um que parecia engraçado, “Férias Divertidas” do 1º para o 2º ano, que abordava língua portuguesa, matemática, estudo do meio, inglês, expressões (que não percebi bem o que queria dizer, mas depois vi que tinha a ver com as expressões plástica e dramática) e formação cívica.

Folheei, gostei do aspecto (e do preço!) e trouxe o livrinho, talvez o Alexandre lhe pegasse, talvez não… às vezes não se interessa logo e depois interessa-se mais tarde. Só lhos mostrei, já tínhamos montado a tenda (ele quiz logo experimentá-la com uma leitura com a irmã…).

O engraçado foi que, assim que a Catarina lhe começou a ler algumas partes, descobriu que uma das unidades, ou melhor “blocos”, que é a designação que usam para os vários temas sobre as férias escolhidos, contava as aventuras de uma família em férias no Gerês!!!

E um outro bloco ainda tinha o título “De comboio até Espanha” e trata de uma viagem Espanha-Madrid no comboio-hotel, viagem essa que nós também já andamos a programar há uns meses e que acabámos por deixar para o ano que vem, porque os bilhetes nesse “comboio-hotel” ainda são de um preço um pouco elevado para o orçamento possível para as viagens deste ano (ele adora viajar de comboio e já anda a suspirar há uns tempinhos pela viagem no comboio-hotel)…

Bem, o Alexandre ficou logo todo entusiasmado com esses dois temas, já li com ele (e fizémos algumas das actividades propostas) várias vezes seguidas o bloco do comboio-hotel. Como é que em 4 tipos de férias que aparecem no livrinho, dois deles são precisamente os que nós experimentámos e/ou abordámos, por querermos fazer? Foram de facto a motivação para o Alexandre se entusiasmar com as actividades propostas…

Gosto de registar este tipo de “coincidências” que nos acontecem quando deixamos as coisas mais soltas, ao sabor do que espontaneamente surge, pois nessas alturas parece que “tudo se encaixa”.

Quando escrevo aqui no blog parece que tenho as coisas mais sistematizadas, mas é um pouco “ao contrário”: não programamos as “actividades escolares” e deixamos que sejam os interesses do Alexandre a guiá-las, e quando venho a registá-las tudo se sistematiza por si próprio, parecendo existir um programa perfeito de base…

Beijinhos a todos, até para a semana, dia 3 de Agosto, Quarto Minguante!

x

Caderno Verde

Jogo de adivinhar

“Mãe, eu vou desenhar nas tuas costas e tu vais adivinhar o que eu estou a desenhar…”

“O.k.”

Tee-shirt levantada e o dedinho a desenhar.

“Um quadrado_ digo.” Era mesmo o que ele tinha desenhado.

“Um círculo.”

“Yes_ diz ele todo contente por ter desenhado tão bem que eu consigo adivinhar.”

“Um C!”

“Sim, um C de Celina e de Catarina._ completa ele._ Tu és boa nisto, mãe!”

“E tu também és bom a desenhar…”

Anúncios

1 Response so far »

  1. 1

    […] “Trabalho escrito”: com a ajuda do Bloco 2, “Férias na Quinta” do caderno  que já comprara quando da ida ao Gerês. […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: