Passo a passo…

Olá a todos!

Pois que há dias coloquei um post com o título de uma frase dita pelo pequeno…, “Mais um dia belo!” e hoje, na mesma “onda” de inspiração vinda das crianças:

Uma das paixões do Alexandre são as construções em Lego. Desta vez, chamaram-me, ele e o pai, para ver o resultado de uns minutos de “alta concentração” (o Alexandre construíu sozinho, o pai estava a acompanhar), uma ponte ferroviária, que já tinha sido alvo de uma outra tentativa e não tinha resultado como ele queria. Hoje sim, resultou na perfeição e ele estava todo contente.

Comemorámos: “Uau”! _ exclamei eu_ e fotografei com o telemóvel. Démos “um abracinho os três”, como fazemos muitas vezes a propósito de tudo (estávamos só os três em casa, aliás, depois corrigimos para “um abracinho os quatro”, incluindo o nosso gatinho…)

“Como é que conseguiste?”_  perguntou o pai, no meio do entusiasmo.

“Fui fazendo, passo a passo, e nunca desisti!” _ responde triunfante.

Fez-me lembrar muitas outras coisas que as crianças costumam fazer por prazer, sem nunca desistir, mesmo que não consigam à primeira, à segunda…

Fez-me inspirar fundo e, à semelhança de “Mais um dia belo!”, registar a frase em todas as células do meu corpo onde consegui registar: “Fui fazendo, passo a passo e nunca desisti”.

Beijinhos, belos passos para todos! Até para a semana, dia 10, Lua Nova!

x

Caderno Verde

Equacionar problemas “reais”

“Mãe, um desenho animado demora 5 minutos. Quantos desenhos dão numa hora?”

E começa a raciocinar para se antecipar à resposta. Eu interrompo.

“Cinco minutos? Costumam demorar mais tempo!”

“Não, ora vê. Eu perguntei à mana: quantos minutos faltam para o meio dia? E ela respondeu-me: 10 minutos. E eu estava a começar a ver uns desenhos animados. Quando acabaram perguntei outra vez à mana: e agora? Quantos minutos faltam para o meio dia? E ela respondeu: 5 minutos. Então, os desenhos animados que eu estava a ver demoraram 5 minutos!”

“Ah, sim, pois… então…”

“Vá, então deixa cá ver quantos desenhos animados posso ver numa hora: 5+5+5+5… 20… quantas vezes tenho que somar 5 até 60?”

🙂

Ele tem aprendido mais sobre “as horas” com o ” jogo das aventuras 2″, onde apresentam um relógio de ponteiros e um relógio digital e estabelecem as “equivalências” entre os dois tipos de mostradores. E o conceito da multiplicação já o vem assimilando há tempos, chegando lá por ele próprio.

Deixe uma Resposta

