Somos “anti-escola?”

Bom dia a todos!

Foi neste post que falei pela primeira vez no “Carnaval de blogs” sobre perguntas e temas relacionados com o ensino doméstico, que costumo ler nos blogs das famílias espanholas que praticam o ensino doméstico.

Esta última edição desse “Carnaval” à qual acedi através deste post do blog da Marvan, “Orca e Alce”, que leio com frequência, gira à volta de uma pergunta colocada pela Lau: “Somos anti-escuela?” e a Lau publicou a contribuição de todos os que participaram neste seu post do seu blog “Enseñar a pescar”.

É muito interessante ler o que escreveu cada família.

Embora não tenhamos participado, senti vontade de, não respondendo exaustivamente a essa pergunta, deixar-vos aqui a nossa posição neste momento:

Como sabem nós somos uma família que adoptou a opção do ensino doméstico em relação ao nosso filho mais novo. Porque somos “anti-escola”? Não, porque somos a favor de uma educação personalizada, contínua, conduzida pela própria criança, por tudo o que vai revelando como sendo os seus interesses, talentos e desenvolvendo-os na própria escola que é a Vida.

O nome do nosso blog “A Escola é Bela” foi escolhido com um propósito. Não se trata de uma ironia, e já gerou um episódio interessante que descrevi neste post no “Pés Na Relva”.

Aproximamo-nos mais se pensarmos que queremos dizer, com o título do blog, que “a escola pode ser bela”.

Aproximamo-nos de todo se pensarmos que o queremos dizer é precisamente que “A Escola É Bela”.

Não a escola como a entendemos hoje, 30 pequenos dentro de uma sala de aula (o que é anti-natural), esforçando-se por estar quietinhos (o que é anti-natural) e prestar contínua atenção ao que um professor diz por palavras e gestos a uma velocidade biliões de vezes inferior à velocidade dos seus pensamentos (e para não voltar a chamar-lhe anti-natural: um esforço hercúleo que nunca poderá ter êxito).

Já para não falar de todas as outras “características anti-naturais” das escolas destes tempos.

Num dos primeiros posts deste blog, precisamente neste (“Educação e Áreas Afins”) indico lá a definição de escola que podemos ir buscar à etimologia da palavra: “A palavra vem do grego scholé, que significa lugar do ócio. Na Grécia Antiga, as pessoas que dispunham de condições sócio-económicas e tempo livre, nela se reuniam para pensar e reflectir.”

Portanto, à parte o dispor das condições socio-económicas e o tempo livre, que esse é um assunto “com pano para mangas” e poderia fazer parte de outro tema do Carval de blogs:

“A Escola _ todos os locais onde nos reunimos, aqui em casa, fora de casa, no meio da Natureza, nos parques, nos museus, nos locais das exposições ou das mais variadas manifestações artísticas e não só, nos locais de trabalho de parentes e amigos e conhecidos e desconhecidos que logo passam a ser conhecidos ou aqui mesmo “virtualmente” em frente ao computador, onde nos reunimos para pensar e reflectir e para partilhar as nossas experiências_ É Bela”.

E assim, somos a favor da Escola de E maiúsculo, definida como o está acima.

Um grande abraço a todos!

Isabel

x

Caderno Verde

Doces Caseiros

Pesar, medir, enumerar os ingredientes, experimentar a alquimia que transforma fruta numa pasta doce que sabe muito bem sobre uma fatia de pão, escrever etiquetas com os nomes dos vários doces, são as actividades que sempre temos feito e que aplicam a matemática, o português e as ciências naturais e fisico-químicas e se combinam com uma “tarefa caseira”, enquanto se preparam os “doces para o Inverno”.

Mas o que faz mesmo as delícias do Alexandre é “mexer os tachos” com uma longa colher de pau. Sem sequer pensar no resultado (os doces) que é raro comer (tal como a mana Celina, é pessoa mais para os salgados).

Sempre gostou de cozinhar.

Aqui ficam as fotos do nosso “Doce de Melão” (que fizémos com açúcar mascavado claro, para não ficar muito escuro _ metade do peso da fruta descascada em açúcar, são as proporções que costumamos utilizar) e da nossa “Marmelada” feita com marmelos oferecidos, do quintal dos amigos que nos ofereceram:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: