Surpresas Muito Gostosas…

Os passarinhos já cantam para mim há 46 Primaveras!                       🙂

Foi na Segunda passada… e pensar que não haveria mais surpresas que me pudessem fazer, bem, afinal, nunca tinha tido ainda um pequeno-almoço-de aniversário (mesmo sendo dia de semana e de sair para o trabalho, mesmo acordando às 6h e meia da manhã e saído de casa às 7h e 40 min, a minha filha do meio _ a que tem tido menos disponibilidade para a vida em família pela época de estudos que atravessa_ presenteou-me com um delicioso pequeno almoço: uma taça de fruta (morangos e manga aos pedaços), chá e scones feitos por ela (com “manteiga” de soja e mel e doce de morango). Adoro scones, mas só os costumo comer feitos por mim, porque fora levam leite e manteiga que eu não como. E o cheirinho que ficou pela casa, logo de manhãzinha…);

nem uma festa de aniversário surpresa, daquelas mesmo que entramos em casa, tudo silencioso e de repente um grande estardalhaço a cantarem os parabéns, luzes que se acendem de repente e fazem brotar amigos do escuro! “Oh, estás aqui? E tu também?” Como é que é possível que mesmo com alguns que se vão descaindo ao longo do dia, me tenham enganado tão bem enganadinha?

Pois, por incrível que pareça foi aos 46 que tive a minha primeira festa de aniversário surpresa. A primeira festa em casa sem cozinhar nadinha… E se os petiscos estavam bons! Já disse, vou abrir um restaurante vegetariano e já tenho três chefes!!!

Para além das surpresas gostosas (e da chuva!) tive um dia muito gostoso e relaxante…          🙂

Sou das que gosta de fazer anos, não sei porquê! Talvez porque quase sempre me concedo este dia como um em que faço poucas coisas e aprecio muito todos os momentos do dia…

Deixo-vos agora com o apontamento do Caderno Verde. Obrigada a todos pelos bons momentos!

x

Caderno Verde

Plantar os bolbos

É um presente de aniversário. Oferecido pela Pat. E que serviu muito bem ao Ensino Doméstico (obrigada Pat!). São uns bolbos de lírios (é uma das minhas flores preferidas, não sei se ela sabia…  as outras são as tulipas e as violetas; mas também gosto de glicínias, orquídeas, estrelícias, rosas e flores do campo (quase todas)).

Traziam as instruções para a plantação. Lemos as instruções:

“COMO PLANTAR

Para um melhor desempenho: Coloque a pastilha de adubo em 150 ml de água da torneira durante 10 segundos e misture. Encha o vaso com dois terços de adubo e humedeça. Plante os bolbos e cubra com adubo, de modo que as pontas dos bolbos fiquem à mostra. Coloque em local seco, escuro e ventilado (5-10º C _ tão frio quanto o seu frigorífico) ou no seu frigorífico durante 12 a 15 semanas. É muito importante que os bolbos permaneçam a esta temperatura para o desenvolvimento da raiz e da flor.

Mantenha a terra húmida, sem encharcar. Quando os rebentos tiverem 4 cm de altura, coloque o vaso em local iluminado (18-20º C é o ideal). Quando estiver em flor, coloque em local iluminado e fresco para prolongar a vida. Vire o vaso de vez em quando, dado que as flores crescem em direcção à luz. Desfaça-se dos bolbos depois da floração.”

“Plantadores”: Alexandre e mana Celina (a das Ciências, a mana Catarina é a das Artes), a aproveitar o ela não ter ido à faculdade por causa da greve da CP…

Eu fiz a reportagem             🙂

Plantação, passo a passo:

Com muito cuidado e muito amor e carinho… durou o seu tempo!

E assim foi o vasinho para o frigorífico por 12 a 15 semanas.

No final, colocámos as instruções na porta do frigorífico penduradas num íman, para conferirmos o resto do procedimento, sempre que preciso.

“Olha, mãe, vão nascer umas flores como estas!” (É que eu tenho uns lírios artificiais a decorar a casa-de-banho…)                            😉

2 Respostas so far »

  1. 1

    Patrícia said,

    Olá Isabel,

    ainda bem que gostaste! 🙂

    Eu também gosto muito de tulipas e as violetas… não tivesse eu uma plantação de violetas (de várias cores) africanas ou Saintpaulias cá em casa… 🙂

    Não sabia que eram uma das tuas favoritas… agora vais receber flores durante os próximos 100 000 anos… hehhehehehehehe…

    As cá de casa já floriram, foram compradas antes do Natal… 🙂 Eu acho que não precisam de tanto tempo no frigorífico (pelo menos as tuas), pois os bolbos já começaram a querer despontar…

    Beijinhos

  2. 2

    Obrigada! 😀 Beijinhos…


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

