Feiras Medievais

Olá a todos!       🙂

Nós gostamos das feiras medievais. Têm um quê de história, um quê de animação cultural e representação, um quê de artesanato, um quê de gastronomia. Para nós é divertido cada vez que vamos a uma, embora as visitemos esporadicamente. Desde que começaram fomos talvez a umas quatro ou cinco, quando calha, digamos.

Este ano escapou-nos a de Óbidos e até estávamos na zona, mas quando nos lembrámos tinha terminado no fim-de-semana anterior. Assim “por acaso” calhou bem a de Sintra e lá fomos.

Os meus reis e senhores…    😀

Provámos uns docinhos caseiros e uma “poção mágica” (sangria de frutos do bosque de onde saía uma “fumarada” tipo a das poções). Achámos piada, nunca tínhamos reparado nas “poções” em feiras anteriores.

Os tererés que elas fazem uma à outra (a Catarina e a Celina) _ não foram feitos na feira, mas a Catarina foi à feira com eles e assim com um ar meio medieval meio hippie…(é pena, não lhe fotografei as sandálias que eram mesmo o pormenor “medieval”).

O Alexandre gostou de “fazer de rei” e gostou de ver o ferreiro e o carpinteiro a trabalhar (tirei fotos, mas ficaram desfocadas). Também gostou de ver uns animadores/actores vestidos com armaduras que se preparavam para demonstrar uma batalha medieval.

Beijinhos a todos e belos divertimentos para vocês!

Isabel

x

Caderno Verde

Fotografar (depois de construir)

Lá voltou o pequeno a construir a sua “bola-nave”, que demora sempre umas horas, distribuídas por alguns dias. Desta vez começou-a em conjunto com o primo antes da sua festa de aniversário.

Depois o primo foi-se embora, nós fomos de férias e terminou-a na volta. Quando pronta quiz fotografá-la, ele próprio:

“Mãe, vou tirar fotos de um lado e do outro e de cima” (de baixo não dá, tínhamos que levantar a bola e corríamos o risco que se desmanchasse num ápice).

“O.k., filho”.

Mais uma para perceber que ele tem intuitivamente noções de geometria no espaço e da sua representação bidimensional. Já tinha percebido isso quando ele faz os seus esquemas rápidos para representar um navio que construíu em planta e uma ou outra face. E diz que são “as instruções” para saber mais tarde, a partir desses desenhos, voltar a construí-lo.

Anúncios

2 Respostas so far »

  1. 1

    Lina said,

    Olá, Isabel!Se gostas de feiras medievais, tens de conhecer a nossa Viagem Medieval, que está agora a decorrer, todos os anos na 1ª semana de Agosto, são 10 dias de festa, com muitas recriações, actividades para as crianças e claro comércio e a parte que menos gosto, o porco no espeto. Tirando esta última parte é um evento óptimo, este ano o contexto é “Reinado de D.Afonso Henriques”. O site é http://www.viagemmedieval.com/.
    A bola nave do teu filho está espectacular, os meus parabéns!Interessante as noções de espaço que ele já tem, a desenhar os esquemas da construção, a quem será que ele sai? Gostava que a minha filhota se concentrasse assim numa tarefa, mas não é nada fácil, gosta de estar sempre a interagir connosco e de jogos em conjunto. Acho que a personalidade já nasce com eles e só temos de ama-los como eles são e nada mais!
    Beijinhos e Boas Férias!

  2. 2

    Já espreitei o site! Deve ser bem completo o evento, não estamos é por aí nem dá para ir agora… Obrigada, Lina! Vou mostrar aos meus filhotes.
    E é verdade, cada um como cada qual! Eu que tenho três e amo os três, até me deleito a observar as suas diferenças (e os pontos em comum). O Alexandre interage com outras crianças, mas precisa dos seus tempos sozinho e faz muitas coisas sozinho; a do meio já será mais como a tua filha, sempre gostou de fazer coisas em conjunto com outras pessoas e é como fica mais motivada. Tem um forte sentido de grupo. A mais velha, nesse aspecto, é mais como o Alexandre, embora noutras áreas… É giro! É isso que se devia aproveitar de cada um, a essência de cada um, nas escolas, nos trabalhos, mas como estamos actualmente organizados socialmente não dá… mas como sempre, vão haver mudanças, alguns já as começam a praticar e é assim que as coisas vão dando pulos!
    Beijinhos, Lina e sinto-me muito grata pela tua visita.
    Isabel


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: