Aulas para a família

Vivam! Boa noite!

Logo num dos primeiros posts deste blog, “Projectos_ ideias a implementar por várias pessoas e em vários locais diferentes“, exteriorizei a ideia de começarmos a implementar alguns “centros de actividades” tais como os que John Holt preconiza no seu livro “Dificuldades em Aprender” (título original:”How Children Fail”), que também citei nesse post.

Numa “discussão” que já tínhamos tido sobre o tema no grupo do yahoo (link para o grupo na barra lateral, à direita), tínhamos chegado à conclusão que já seria bom para nós, “homeschoolers”, que existisse a oferta, em centros já existentes, de actividades onde pais e filhos pudessem praticá-las em conjunto e não sectorizadas “por idades” (por exemplo, aulas de pintura, de ginástica e por aí fora).

Na altura não conhecíamos tal oferta, embora alguns de nós já tivessem perguntado, em alguns centros “olhem lá, não têm nenhuma actividade que possa ser frequentada por pais e filhos (e avós e netos e tios e sobrinhos e adultos e crianças, basicamente)?”

Pois que hoje em dia já existem algumas! (Será porque andámos a perguntar? Ou alguém descobriu ser uma necessidade para alguns ou que afinal até funciona bem? Ou simplesmente já existem há mais tempo e nós não soubémos delas…)

Vou indicar-vos dois “centros” que conheci entretanto:

Um, onde não andamos a praticar nenhuma actividade, mas que tivémos conhecimento através dos nossos vizinhos, terem, no meio de outras actividades “por idades”, aulas de natação para a família, aos fins-de-semana: “O People Family Club“, em Sintra, mais propriamente na Terrugem.

Outro,  a “Associação Centro do Yôga-Áshrama, Sintra” (link para a sua página no facebook onde podemos aceder aos horários praticados e onde figura, além das outras aulas distintas para adultos e para crianças, o horário da aula para “Toda a família”).

Só um dos membros da família (adultos e crianças) precisa de ser sócio da associação e pagar as suas aulas “por inteiro”, os restantes membros do “clã familiar” têm um bom desconto.

Ora que o Alexandre experimentou a aula de yôga para a família onde foi com a irmã mais velha (25 anos) que já frequentava as aulas de yôga nesse centro (eu já pratico noutro centro, não dava jeito mudar para este). E gostou!

Já praticou assim yôga durante o mês de Outubro e já teve uma aula agora em Novembro. Lá vai ele aos Sábados de manhã, com a sua mana, todo contente. E também já levaram convidados a experimentar (qualquer praticante pode convidar um amigo a ir experimentar uma aula), a nossa vizinha pequena M., a mana Celina e o Bato! Um de cada vez, claro!

De semana para semana, noto que o entusiasmo cresce e conta os exercícios que fazem (desde algumas posturas do yôga _ ásanas_ aos exercícios para os olhos, aos de respiração, ao relaxamento (neste último Sábado adormeceu durante o relaxamento        :)           ) e os mantras (a professora, quando soube que lhe costumamos chamar “Xanti” como diminuitivo (shánti = “paz”, em sânscrito), cantou logo na 1ª aula dele o mantra “Om shánti om”, o que o deixou um pouco envergonhado, mas contente).

Entretanto também começou a falar das outras famílias que costumam ir à “sua” aula: o pai, a mãe e três filhos, todos pequenos, o maior é da sua idade e outra mãe com os dois filhos. E ele, com a sua mana crescida! Um dos meninos também se chama Alexandre! E uma das meninas uma vez levou o seu peluche para a aula como convidado! E já conversa com alguns no início e no final da aula. No outro dia (num dia de semana, extra-aula) também estiveram “em convívio”, alunos (adultos e crianças) e alguns instrutores, a tirar fotos de grupo no palácio de Seteais, em Sintra, chegou todo contente a contar.

Engraçado que ele tem rejeitado todas as outras “actividades extra” onde existe um professor a ensinar, que já experimentámos. Eram só destinadas a crianças. Esta (talvez por ser integrada e ajudam-se uns aos outros, não é só seguir a instrutora, ou se calhar é o tipo de actividade em si que lhe apraz, ou é a instrutora que tem jeito… realmente ela é muito calminha e bem-disposta) tem corrido bem!

Outra coisa que me deixou feliz, foi a irmã (a Catarina) ter partilhado comigo no outro dia, que uma das coisas que mais tem gostado de fazer ultimamente, é de ir às aulas de yôga com o irmão (ela ainda vai a outras sem ele), por sentir-se bem ali com ele, a ajudarem-se um ao outro; “É um momento muito amoroso”, disse-me.

Pronto, saldo-mais-que-positivo para estas “aulas de yôga para toda a família”!

Beijinhos e até breve. Belas actividades em família para todos os que quiserem experimentar ou já praticam!

Isabel

x

Caderno Verde

“Projectos”

Lembram-se deste “projecto” que o Alexandre executou depois de vir um dia de estar comigo no meu local de trabalho? É o projecto de uma vila. Que tem de tudo, todas as redes de transportes, zonas de grandes parques verdes, a mim parece-me mais uma cidade! (postei aqui na parte do Caderno Verde)

Pois um belo dia mais tarde, estava ele com a mana Catarina (tinha que ser, porque ela é a rapariga da cor, inspira todos a darem cor a tudo!), completou o projecto, colorindo-o. Cheguei a casa e apresentaram-me o feito.

E mostraram-me ainda um outro feito, outro projecto, que começou assim:

Ao lerem o livro do Alexandre “100 comboios de sempre”, o Alexandre descobriu que no meio de todos os comboios lá apresentados e descritos, faltava um, o seu querido “Comboio-Hotel” (que viémos a saber depois que vai ser extinto em Portugal, ohhhh!!!).

Então resolveram acrescentar mais duas páginas ao livro, incluindo nele um texto e uma imagem sobre o comboio-hotel e depois, claro, tinham que alterar a capa e o livro passou a ser o “101 comboios de sempre”:

Que “projecto”!

2 Respostas so far »

  1. 1

    […] vai haver ainda outro evento especial. Na sua última aula de yôga de família (aulas para toda a família), o Alexandre propôs à professora que na próxima aula (a aula antes do Natal) a professora […]

  2. 2

    […] Não sei bem quando ele começou com a orgânica das cidades, talvez aqui (ver parte do Caderno Verde): […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: