Encantamento – 1ª fase da BCAP

Vivam, boa noite e tarde e dia encantados!                          🙂

Com este post, participo na 1ª fase – “Encantamento” da Blogagem Coletiva organizada por Rute, Rosélia e Rosa (Luma) (podem ver as restantes participações, aqui).

Começo por vos dizer que da minha lista dos blogs aqui ao meu lado direito fazem parte dois especificamente encantados, “A Horta Encantada” e “O Jardim Encantado” (que eu aqui denominei “Andreia”, mas o nome do blog é mesmo “O Jardim Encantado”).

E que me encantei um dia a ver o filme “O Mundo Encantado de Beatrix Potter“.

Porque, de facto, tenho uma relação com o encantamento                            🙂

Dias atrás realizei que não me tinha ainda apercebido, até àquela altura “x” (que foi quando andávamos no meio do passeio fotográfico que fizémos juntando várias famílias simpatizantes do ensino doméstico), de que me encantam, absolutamente, as árvores em flor.

Eu sabia que gostava de ver árvores em flor, só ainda não tinha assente para mim, a sensação de plenitude e espanto que me preenche quando “dou com elas” e foi nesse passeio que percebi isso, ao dar por mim aos “aaaaahhhh’s!!!!” e “oooohhhhh’s!!!!” assim que me aparecia uma à frente.

A primeira foi esta,

e a segunda era ainda mais maravilhosa só que não tirei foto, de tão embasbacada que fiquei; as flores ainda não estavam abertas e sim todas em botão e eram grandes e de um rosa alilasado incrível e belo, não tenho palavras para descrever!

E voltei a ter a mesma sensação na Segunda a seguir a esse fim-de-semana ao olhar para a gingeira que mora perto do meu local de trabalho e pela qual passo diariamente quando entro ao trabalho e quando saio e reparei que ela já estava em flor (novamente, já tenho colocado fotos dela de outras temporadas aqui no blog). “Aaaahhhh!!!”, que beleza!

E assim me encanto com a nossa capacidade de nos encantarmos a cada momento e como nos estamos sempre a redescobrir e a renovar, parece mágico, é é a verdade que muitas vezes deixamos que nos escape.

E agora vou contar-vos como me encantei pelo Ensino Doméstico. Na verdade, não me encantei pelo Ensino Doméstico, este é apenas uma ferramenta legal que temos ao nosso dispor e a que me tem servido para poder por em prática uma maior liberdade na aprendizagem, uma aprendizagem autónoma e que nos é naturalmente intrínseca. Nem sequer gosto de chamar-lhe aprendizagem, descoberta (?), redescoberta (?), integração com o que nos rodeia (?), vida (?).

O que me encantou foi sim ter esta noção de que não temos que ser ensinados, ninguém ensina um bebé a falar ou a andar, através de técnicas mirabolantes (o que seria se alguém se lembrasse de pretender ensinar um bebé a falar, sim, pretender, pois na verdade nós pretendemos que ensinamos e o que acontece é outra coisa diferente…) e nós temos essa curiosidade que nos enamora do conhecimento e da sabedoria, é viver e deixar fluir, sem andarmos por aí a atrofiá-la através de práticas coercivas como o “obrigar-nos a aprender”.

Pois sim, enamorei-me do Unschooling preconizado por John Holt e muitos destes “princípios” naturais e intrínsecos ao ser humano estão explicados no primeiro livro que li da sua autoria, “Como As Crianças Aprendem“. E em todos os seus outros livros. E há vários outros de outras pessoas que foram entretanto percebendo o conceito e vendo na prática que é mesmo assim que funciona.

Termino com um encantamento:

“abzkkkddlllavmixxxx”!

Pronto, ficaram encantados, a partir de agora todos nos damos conta que somos FELIZES!!!

Beijinhos encantados para todos.

Isabel

9 Respostas so far »

  1. 1

    Lina said,

    Olá, maninha!Já estava um pouco triste a imaginar que não participarias desta coletiva connosco e eis que vejo no meu blogger a tua participação, que bom! As árvores em flor são um encanto, um presente que a natureza nos dá depois dos dias cinzentos do inverno, considero-os um presente, um mimo! Imagino o teu encanto com o ensino doméstico porque podes sentir a evolução do desenvolvimento do teu filho em pleno! Mesmo eu, que tenho a Leonor na escola pública, fico maravilhada com o seu desenvolvimento, com aquilo que sai da cabecinha dela para aprender, porque o conhecimento está em toda a parte, “como” é captado é que é maravilhoso e encantador. Gostei das tuas palavras mágicas finais, darmos conta de que somos felizes, isso é muito importante! Obrigada por lembrares e por me encantares!
    Beijinhos enfeitiçados

  2. 2

    ruteppp said,

    aaaaahhhh’s!
    oooohhhhh’s!
    Aaaahhhh!!!”, que beleza!
    “abzkkkddlllavmixxxx”!

    Esqueceste de estalar os dedos no final. Caso contrário continuo aqui a aaaaahhhh’s! e oooohhhhh’s! e Aaaahhhh!!!”, que beleza! sem parar🙂
    Não esperava por uma participação hipnótica mas fiquei vidrada. Nem esperava uma participação tão curta. Queremos mais! Estamos habituadas a textos teus mais loooooooongos. Mas adorei na mesma. Principalmente por misturares muitos temas Encantados.
    Também sou fã desse filme. Os coelhinhos que Beatrix desenhava eram tão fôfos. Encantadores!
    Beijinhos. Obrigada por teres aderido à inicitaiva.
    A diversidade reinou nesta 1ªfase.
    Rute

  3. 3

    Mais um encantamento para entender os porques dos mesmos!!!Bjsss
    Estou participando com dois blogs,tentando mostrar algo mais sobre a fase do encantamento comum a todas nós!!!http://zildasantiago.blogspot.com
    http://rumoslibertadores.blogspot.com

  4. 4

    Oi, Isabel!!
    A Rosélia está tentando comentar no seu blogue e não está conseguindo porque não tem conta no wordpress, twitter e facebook, o que pede o seu blogue ao logar. Pediu-me que colasse aqui o comentário que me enviou por email.

    “Olá, querida amiga Isabel

    “Somente quem ama e se permite amar
    é que detém o tesouro do
    verdadeiro
    AMOR!
    (Kiro)

    Mais uma emoção rola no ar… que maravilha poder contar com tanta gente impregnada de amor!!!
    Encantada por assim dizer… Enamorada pela vida…
    Amando o amor…
    E pelo Amor sendo amada…

    Vc é encantada com o jeito próprio e sábio de ensinar porque tem a mestria na alma…
    Encanta o ardor que tem no coração pelo Ensino de qualidade!!!!
    Sua participação foi formidável… uniu o útil ao agradável… puro Dom!!!
    Obrigada por nos enriquecer…

    “Orvalhou o próprio Céu ante a face do Senhor”…
    Bjm encantado e tenha uma noite amorizada.”

    —————————-
    Cumprida a tarefa, aproveito para agradecer a participação e informar que a segunda fase foi lançada agorinha! Acabou de sair do forno. Quando puder, passa em um dos blogues organizadores para saber.
    Isabel, as fotos estão encantadas🙂 Assim como os bloguinhos que apresentou. Eu não os conhecia.
    Bom fim de semana!!
    Beijus,
    Luma

  5. 5

    Meninas, muito obrigada pelas encantadas palavras!

    Lina, que bom que o facto de eu ter participado (tarde, mas ainda a tempo!) alegrou o teu coração! Amo-te, maninha.

    Rute! (Também maninha e também te amo;) ) Ah, ah!!! Não esperavas uma participação tão curta!🙂 Pois estou mesmo apostada em escrever posts mais curtinhos nesta coletiva que na anterior, para melhor participar, tendo eu mais tempo e vocês lerem tudinho, que me parece que os posts muito longos são muitas vezes lidos na diagonal! E isto feito com o coração há formas de dizer muito dizendo pouco…
    Ainda bem que gostaste da minha mistura de temas encantados. De onde achas que veio o final do encantamento “…ddlllavmixxxx”? Mix, misturar, misturar, como no caldeirão das poções mágicas. Para além de que rima com Beatrix! 😉 E pronto, estalo agora os dedos, “tlec”, se não ainda te engasgas! Pensando bem, não devia ter estalado, o que se quer é um eterno encantamento! 😀

    Zilda, muito obrigada pela sua visita! Vou espreitar seus blogs.

    Luma, pois que a Rosélia já comentou de outras vezes aqui no meu blog, como deu, não sei, mas tudo bem, deve ter sido outro problema agora… ficou assim registado na mesma o seu gentil comentário, Rosélia, muito obrigada pelo seu encanto também. E sim, Luma, já vi a “chamada” à 2ª fase, vocês não páram (e não nos dão descanso 🙂 ). Muitos beijinhos e muito grata pelo vosso empenho na organização.

  6. 6

    Flora Maria said,

    Só hoje vim comentar sua postagem !!! Demorei, mas não falhei !

    E encantei-me com seu encantamento com as árvores floridas, pois eu também sinto assim !
    Aliás, sou perdidamente apaixonada por flores, jardins, plantas! E estou ficando cada dia pior (ou melhor !).

    Também vejo motivo de encantamento nessa “nova forma de ensino”, se é que se pode chamar assim a forma natural de viver.

    Parabéns por seus encantamentos e sua postagem !

    Beijo

  7. 7

    Ah, Flora! Eu nunca consigo comentar todas as postagens nas coletivas, embora leia quase todas! 🙂 Muito obrigada pela sua visita e encanto! Muitos beijinhos.
    Isabel

  8. 8

    […] como eu disse no post dedicado ao encantamento, ficaram encantados, a partir de agora todos nos damos conta que somos […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

