Porquê?

Olá a todos!

Porquê?” é o nome de um livro que eu tinha já em criança, que as minhas filhas também tiveram e ainda temos cá em casa. Trata de perguntas e respostas (a dois níveis de pormenorização, um para crianças mais pequenas e outro para um pouco maiores) sobre como funcionam as mais variadas coisas.

E “Porquê?” é também o título de uma série de DVD’s didáticos sobre várias áreas do “Estudo do Meio” dirigida a crianças dos 3 aos 9 anos.

Sabendo eu que o nosso filho já gostava do Sid Ciência (que é dirigido a crianças pequenas) assim que me deparei com estes DVD’s “Porquê”, percebi que ele ia gostar muito e que a sua aquisição ia ser muito rentável. A série é de 5 DVD’s e eu comprei primeiro dois. Cheguei a casa e ele disse que não os queria, os desenhos na capa não eram giros, muito embora eu argumentasse que ele ia gostar, pois eram parecidos com o Sid Ciência que ele gosta de ver na televisão. “Não vou gostar, os desenhos não são giros, este parece um monstro estranho (o boneco da capa do DVD nº 1)”.  “O.K. Não queres, não vês”.

Entretanto interessei-me eu por ver o que para ali estava, pois tudo o que tinha lido sobre tinha-me parecido bem… e, estava ele na cozinha, coloquei o DVD para me inteirar melhor do assunto. Assim que ouviu falar em…, lá da cozinha, veio sorrateiramente espreitar à sala e pronto. Já não descolou dos “Porquê?”! Viu umas quatro vezes cada um dos dois DVD’s logo nesse primeiro dia e acabei por encomendar os restantes da série, pois não existiam na loja (apenas os dois que comprara). Quando os fui buscar e cheguei a casa, a excitação foi tal!… Viu de novo umas quantas vezes cada um dos restantes três e agora, vai vendo de novo de vez em quando e volta e meia pergunta-nos (e responde): “Sabes como se chamava o único continente que existia antigamente antes de se começar a separar em vários continentes? Pangeia!”; “Sabes como se chamava o primeiro computador que existiu? ENIAC!” E também dá uma data de explicações de como a atmosfera protege a Terra,  sobre a água e a sua classificação conforme o seu grau de pureza, sobre os dinossauros, os fósseis e quantas coisas mais.

Aqui podem ler sobre, por exemplo, os conteúdos do volume 2 desta série “Porquê?” e sobre os demais (é só pesquisar pelo nome e volume específico).

Aprovadíssimo, cá por casa.

Beijinhos e belas perguntas e respostas para todos!

Isabel

5 Respostas so far »

  1. 1

    Flora Maria said,

    Muito bom, Isabel !!!
    Seu filho é muito esperto e esse sistema de educação encanta-me cada vez mais.

    Eu, do meu jeito, ensinei muita coisa para os filhos em casa, apesar deles estudarem em escolas tradicionais. E existem tantas forma interessantes de passar informações… Eles aprenderam os números subindo escadas, pois eu sempre ia contanto os degraus !

    Beijo

  2. 2

    Flora!!! Também tenho por aqui um post neste blog (lá mais quando comecei (fins de 2008, princípios de 2009) a contar como o Alexandre aprendeu os primeiros algarismos a contar os andares do prédio e a ver os números escritos em cada andar… 🙂 Grata pelo seu comentário estimulante! Beijinhos e até ao dia 7, da Teia Ambiental!
    Isabel

  3. 3

    […] aqui tinha falado desta maravilhosa série para […]

  4. 4

    Raquel said,

    Isabel, fiquei cheia de vontade de arranjar esses DVD’s cá para casa. Obrigada pela ideia!!

  5. 5

    Olá Raquel! Sente-te sempre bem-vinda por aqui!
    Estes dvd’s têm funcionado lindamente com o Alexandre. Eu primeiro comprei só dois (a coleção são cinco), para ver no que dava (às vezes arrisco-me a gastar algum dinheiro achando que vai ser bem gasto. A maior parte das vezes tenho sucesso, pois já o conheço muito bem😉 , mas já aconteceu uma vez ou outra ele não ligar nenhuma). O conteúdo destes, quanto a mim, é ótimo e dá para vários níveis. Experimenta pesquisar primeiro quais os volumes que possam ser mais interessantes para vós…
    Um grande abraço!
    Isabel


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

