Ganância e Prepotência são Poluição, na Teia Ambiental

Vivam, bom dia!

O Gilberto e a Flora organizam esta “blogagem” coletiva da Teia Ambiental, que acontece aos dias 7 de cada mês. Quem quiser e quando quer junta-se e participa.

Até hoje participei apenas uma vez, em Novembro do ano passado, sob o tema “Especulação e Poluição, na Teia Ambiental“. Numa primeira fase das minhas participações desejei falar do que considero estar nos bastidores das nossas práticas poluidoras, a especulação, a ganância, a prepotência e outras que tais. Daí o tema de hoje.

Sei que não preciso falar muito sobre como a ganância e a prepotência resultam em práticas abusivas (e o que é mais incrível, legalmente apoiadas, seja nos tempos de hoje, seja em tempos idos) que não só dizimam direitos humanos, culturas e povos inteiros, como animais e Meio Ambiente. Para mim, são Poluição em grande escala.

Apenas para reflexão de como tudo isto está interligado, partilho convosco, hoje,

1 – este vídeo:

Índios Kaapor, Amazónia, Brasil

2 – este blog, que intenta arranjar apoio para remediar estragos já feitos à sobrevivência dos índigenas da Costa Rica e a que sejam mudadas as leis que permitem a compra das terras, que sempre fizeram parte do seu habitat natural, para fins imobiliários:

Centro Ecológico Maleku Araraf

3 – e este filme:

A Vedação

(Situada nos anos 30, esta é a história verídica de 3 jovens mestiças, vivendo no interior desértico da Austrália Ocidental e que de acordo com a lei vigente nessa altura, foram arrancadas à força da sua família aborígene e levadas para uma Colónia ao Sul para serem educadas e integradas na sociedade “branca”).

Já falei mais vezes deste filme neste blog, como por exemplo, neste post.

Sem mais palavras, grata pelo convite a participar.

Beijinhos a todos.

Isabel

6 Respostas so far »

  1. 1

    Lina said,

    Olá, Isabel!Que bom estarmos juntas nesta Teia, maninha!Já é um pouco tarde e pouco antes da meia noite acabei o meu texto, por isso na segunda feira quero ver com carinho os links que indicaste. Desejo-te uma Páscoa cheia de amor e de renovação primaveril!
    Beijinhos

  2. 2

    Flora Maria said,

    Oi, Isabel:

    Somente agora consegui colocar minha participação na Teia Ambiental, e estou visitando os blogs que participam.

    Verei com calma os vídeos, e achei sua participação ótima e criativa !
    Assim vamos, fio por fio, tecendo nossa Teia.

    Beijo

  3. 3

    Obrigada, meninas, entre hoje e amanhã (que hoje é Domingo de Páscoa…🙂 ) vou ler as vossas… Beijinhos!

  4. 4

    ruteppp said,

    Olá mi miga!
    Finalmente, hoje, já me sinto mais energica. Consegui postar para a Teia, apesar do atraso, mas há momentos que temos de dar tempo ao tempo, porque não somos omnipotentes.
    Dáva-me jeito uma vidinha de amazónia, imersa no verde. O pior era ter de matar para comer. Custou-me um bocadinho o indio falar para a tartaruga: “vamos morrer? vamos morrer?” (arrepiei-me).

    Também assisti a esse magnifico filme, A vedação. Já não lembro bem dos pormenores, mas sei que adorei na altura.

    Ora bem, termino com a visita ao blog que fala do voluntariado na Costa Rica. É sempre louvável o voluntariado, Lá no meu blog também já falei da atividade anual que algumas câmaras organizam para reflorestar zonas ardidas em Portugal interior.
    Mais uma excelente participação verde da Escola é Bela.
    Aprende-se muito por aqui😉
    Beijinhos.
    Rute

  5. 5

    Que análise tão cuidada ao meu post, querida amiga! Em relação ao voluntariado na Costa Rica, para além do voluntariado, devem ser umas férias maravilhosas com paisagens lindas e Natureza e ainda mais Natureza, permeado com muita aprendizagem!!! Quem tiver disponibilidade e aproveitar deve ser uma experiência única!!! Muitoa beijinhos, vou ler a tua participação!
    Isabel

  6. 6

    […] minhas anteriores participações na Teia, “Especulação e Poluição…“, “Ganância e Prepotência são Poluição…“, “Manipulação e […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: