Uma Vida Interligada, na Teia Ambiental

Olá a todos!

Este é um post que participa na Teia Ambiental organizada pelo Gilberto e pela Flora e que acontece aos dias 7 de cada mês. Quem quiser e quando quer junta-se e participa.

Este mês vou interromper a minha “série de posts para a teia dedicados ao que chamei “o que está por detrás, nos bastidores, da poluição ambiental””, pois um amigo enviou-me um link para um vídeo sobre veganismo, intitulado “Uma Vida Interligada”, que não resisto em partilhar (obrigada Fernandinho!).

Sinopse (que se encontra no youtube):

Um pequeno e excelente documentário educativo que apresenta importantes informações sobre questões éticas, ambientais, sustentabilidade e sociais dentro da temática do vegetarianismo e do consumo de produtos, que representa um assunto urgente e de vital importância para a sobrevivência de todo o planeta e da espécie humana, para o presente e o futuro. Não contém cenas fortes.

Já várias pessoas abordaram o tema “Vegetarianismo” (como também benéfico para o ambiente) aqui na teia, este não será um post com algo de novo, tão só gostei muito do vídeo e decidi partilhá-lo.

Vou compor um pouco mais, relembrando este post do Gilberto, “Segunda Sem Carne”, que foi a gota de água para a nossa querida Lina não só aderir às Segundas Sem Carne como tornar-se definitivamente vegetariana (isto é que foi uma resolução para o novo ano cumprida!). E falo dela, porque quero partilhar também convosco a surpresa maravilhosa que tive há duas semanas atrás, proporcionada pela Lina (ela deu-me autorização para tornar o facto público):

Ao abrir a minha caixa de correio tinha um envelope fofinho remetido pela Lina. Lá dentro, sementes para a minha horta de varanda, que vieram mesmo a calhar, por dois motivos:

1 –  No meu aniversário (14 de Fevereiro), o meu filho teve a ideia de que o presente que ele e as irmãs me iam dar era transformar a nossa varanda num jardim, mas como ficava muito caro, resolveram dar-me o começo, umas sementes de morangos (com o balde e a terra e tudo)_ eu sempre quiz ter morangos nossos!!!_ que já semeámos,

mas ainda não rebentaram (ou não estavam boas as sementes ou rebentam só para o ano, se calhar (digo isto, porque as minhas filhas também me trouxeram o ano passado, da Madeira, onde foram de férias com o pai, no Verão, uns bolbos de lírio que plantámos logo e nunca mais davam sinal de vida e este ano em Abril, depois de vir da semana de férias lá da terra da minha sogra, tive a surpresa tão linda de ver uns rebentinhos tão vivaços!!!)

e deram-me ainda, no meu aniversário, para o tal “jardim de varanda”, esta planta tão bonita.

Agora, com as sementes enviadas pela Lina, já posso compor e dar continuidade à transformação da nossa varanda em horta/jardim!!!

Tenho que frisar que adorei as sementes de “tomate coração de boi”, uma qualidade que é a ideal para fazer “doce de tomate” (o meu doce preferido) e que nunca encontro cá por estas bandas (Lisboa e arredores), quando lá em Coimbra, onde nasci e morei vários anos, não existia qualquer dificuldade em encontrar esta qualidade de tomate…

2 – A minha filha mais velha e o namorado alugaram uma casinha de aldeia (térrea, velhinha) para irem viver juntos, que tem dois canteiros ao longo do pequeno páteo, onde já há uma nespereira e um pessegueiro (e salsa!  :)  ) e estão a querer plantar couves e mais alguns legumes; ora como as sementes-surpresa são muitas, vou dar-lhes também algumas e ficamos duplamente contentes com a oferta generosa e carinhosa da Lina!!!                                        :)                          Veio mesmo, mesmo a calhar!

Fiquei maravilhada e muuuuiiiiito agradecida, é tão bom ter surpresas destas (amigas do ambiente!!! E da economia doméstica…) ainda por cima vinda de uma amiga que conheci através destas blogagens coletivas que vamos tendo aqui na net e que eu considero minha maninha de coração.

E também, com sua autorização, aqui deixo um parágrafo da carta maravilhosa que acompanhava as sementes, que é, de algum modo, um belo testemunho vegetariano:

“O que me tem valido é o vegetarianismo (…) Desde Janeiro que tem sido 0% carne e agora também laticínios, a única exceção são os ovos (das galinhas da minha mãe, criadas ao ar livre). Tenho-me sentido ótima, perdi algum peso, não fiquei doente e ainda não tive as alergias ao pólen que costumo ter nesta época! Sinto-me tão bem que…” (o resto não posso ainda partilhar, talvez um dia ainda volte a referenciar este assunto).                                                                   🙂

Muitos abraços para todos (à Lina já lhos enviei     :)         ), muito grata a todos os intervenientes neste meu post e desejo-vos belos momentos e boas surpresas ambientais, como tenho tido os meus!!!

Isabel

4 Respostas so far »

  1. 1

    Lina said,

    Ai, que tu me estragas com tanto mimo! Estas palavras sabem mesmo bem, porque sei que são sinceras! Depois de ter escrito o que escrevi para a Teia bem preciso desta lufada de ar tão fresco e tão bom!Espero que as sementinhas cresçam e se multipliquem, como espero que a nossa amizade ainda cresça mais! Amanhã passo aqui outra vez para ver o vídeo com calma, porque já passa da meia noite!
    Obrigada pelo carinho, maninha!
    Beijinhos

  2. 2

    ruteppp said,

    Minha querida,
    aqui estamos mais uma vez irmanadas em pensamentos e palavras, atos e ações! Que espetacular sementinha mágica nos trouxeste. Somente 12 minutinhos mas tão bem aproveitados e concentrados que informam mais que um filme de 2 horas.
    Quem ouvir e vir com atenção vai concerteza germinar no coração a vontade de se interligar com a Teia Ambiental.

    Também fui contemplada com sementinhas de amizade, conforme sabes. Para mim é a prenda perfeita. Sementinhas organicas com todo o potencial para fazerem crescer um jardim na nossa varanda. Confesso que de momento a minha horta de varanda está em pousio (dando forma às palavras do JorgeVicente). Quando o tempo melhorar logo implemento a rotação de culturas com as novidades da Lina.

    Nesta fase de “abandono” é interessante verificar que a vida por lá continua mesmo sem a intervenção do homem. Tenho espinafres espontaneos, a salva deu semente e voltou a rebentar, as capuchinhas comestiveis gargaram terreno e apropriaram-se de 3 floreiras, e por aí adiante, em franca expansão.

    E o TAO adora aventurar-se na “selva”! Mal abro a porta da varanda lá vai ele self-servir-se. Come as ervas secas, escava na terra, afocinha nas aromáticas, devora as violetas, rssss… É um atrevido, ah pois é! Mas é feliz🙂

    Assim como eu sou muito feliz de ter vocês como amigas e pertencer a esta teia maravilhosa que se manifesta a cada dia 7.
    Foi um prazer coletivar contigo mais um pedacinho.
    Beijinhos e até dia 15!!!
    Rute

  3. 3

    Flora Maria said,

    Muito bom o vídeo, Isabel !
    Vendo o que ele diz não pude deixar de lembrar da palestra do tal meteorologista que citei na minha postagem, quando ele diz que a Terra é tão grande que dá para abrigar muito mais gente, e que existe água e alimento para muitos mundos !!!

    Parece que as duas idéias não combinam…

    Adorável o presente da Lina ! Eu, apesar de morar num sítio, não tenho horta, pois a terra daqui é arenosa e é difícil conseguir que ela fique fértil. Mas colhemos laranja, limão, amora e pitanga todos os anos. Estou fazendo vasos com ervas, pois fica mais fácil de cuidar do que plantando no chão. Fiquei até animada em fazer mais vasos, vendo sua horta de varanda !

    É muito bom ter sua participação na Teia Ambiental ! Obrigada por estar conosco.

    Beijo

  4. 4

    Olá, meninas, muito obrigada pela vossa visita e palavras !
    Lina, tu é que me estragas com mimos e não o contrário!!! 🙂
    Rute, o Tao é espertalhoco e, como vês, o suposto “abandono” da horta de varanda continua a servir a alguém… beijoquinhas!
    Flora, como demorei aqui na resposta vou passar de novo lá no seu cantinho e responder, o.k.?
    Muitos beijinhos e muito obrigada, vamo-nos vendo por aqui e pelos vossos blogs…
    Isabel


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

