Este Verão I e Ciência Para Ti

Este Verão I

Em Julho…

Vivam!

Sim, o Verão começou em Junho e eu já coloquei posts passados em Junho e alguns em Julho, também…

Tenho escrito pouco por aqui e há tantas atividades para registar e partilhar, daí ter decidido agrupá-las assim, por Julho, Agosto e Setembro, ou em Dezembro ainda andaria a escrever sobre coisas que fizémos em Agosto!

😉

Assim, em Julho,

– Recebemos família e amigos cá em casa, alguns que passaram cá uns dias, como a tia e o primo e depois o tio e o mesmo primo, outros apenas vieram jantar, conversar e brincar, como o nosso amigo que vive em Inglaterra.

(Pois que se fartaram de jogar ao Monopoly City nesse dia, depois do nosso jantarinho vegetariano…)

– Fomos à praia e estivémos por lá até ao por do sol…

– Foram (o Alexandre, a mana Celina e duas das nossas vizinhas) visitar o Museu da Marinha e ver os veleiros no Tejo, cujo extenso “relato fotográfico” fez parte do post imediatamente anterior a este.

– O Alexandre fez anos e, como tem sido habitual, fizémos uma festa cá em casa que contou com a presença de muitas crianças (as fotos do bolo já foram colocadas no post “Variações sobre um tema _ Cidades”).

– Também como é habitual, durante os vários dias que se seguiram à festa houve várias brincadeiras explorando os presentes recebidos. Este ano tivémos a contrução da Ponte das Torres (London Bridge),

(entretanto descobrimos que a mana Catarina tinha um puzzle antigo sobre esta mesma ponte e desatámos a “puzzlar”)…

Também fez parte dos presentes o jogo Monopoly City (já vimos como se usou…) e um outro dos Angry Birds; e um muito engraçado que fez as delícias de alguns dias quentes, em que se lava um carrinho numa estação de lavagem, usando água quente e água com cubos de gelo para observar como ele muda de cor, consoante a temperatura.

E ainda, de entre outros, este puzzle do corpo humano, da Science for You, que despoletou a vontade de comprar mais itens da coleção, conforme vamos ver no apontamento no Caderno Verde:

– A mana Catarina, o Alexandre e a amiguinha M., andaram de novo nas pinturas. O Alexandre quer uma cidade nas paredes do seu novo quarto e estiveram a pintar a base, antes que a avó Isabel chegasse, pois no finalzinho do mês ela veio de Coimbra para passar o mês de Agosto connosco e ia ficar alojada nesse quarto (daí que a pintura ainda não esteja concluída e tenha ficado mesmo pela base)…

(este é o recanto onde vai figurar a zona industrial da cidade)

😉

E também colocámos numa parede do quarto o quadro do mapa da cidade de Lisboa que o Alexandre tinha pintado e que eu já mostrei no post “Variações sobre um tema _ Cidades”:

_ Então, quase no fim do mês, fomos buscar a avó à estação do Oriente (eu e o Alexandre) e para lhe darmos as boas vindas levámo-la a visitar a feira de artesanato (no Estoril), para ver a sua neta mais velha em ação (pois que ela passou por lá as tardes e noites de dois meses a pintar a criançada)_ a feira tinha uma área infantil:

(a serpente é verdadeira_ e eu costumo dizer “lá está a minha Einstein”, pois ela tem a mania de fazer esta careta que me faz mesmo lembrar a famosa foto do Einstein com a língua de fora e uns olhos bem abertos tais quais estes!!! )

😀

(as manas catatuas…)

(a pintura que a mana fez à mana!)

(e pronto, faltava eu! O que elas me fazem!!! Vá, ao menos vejo com os corações!)

(jogar assim às damas, foi giro…)

(ups! Não pude colocar as fotos da avó com a peruca!)

😉

– Também no fim do mês fomos (o Alexandre, duas nossas vizinhas e eu) assistir, à noitinha e num auditório ao ar livre, ao Musical organizado e encenado pela escola de dança Arte Move, onde a mana Celina frequentou umas aulinhas de ballet. Ela participava no Musical, claro…

(para minha surpresa _ porque o espectáculo durou umas belas horas_ o Alexandre não se aborreceu nada e gostou muito.)

– E como em todos os meses, ele prossegue com os seus desenhos de estruturas “vistas de cima”…

Beijinhos para todos,

Isabel.

E agora o…

x

Caderno Verde

Ciência Para Ti

Foi este ano que descobri a existência dos artefactos da “Science 4 You”. O primeiro que comprei foi, aqui há uns tempitos, um jogo de cartas com perguntas de Geografia (imaginei que oAlexandre iria gostar, mais do que as cartas sobre outros temas que há da coleção), que fez logo sucesso cá em casa: sentámo-nos em roda no chão (também estava a amiguinha M.) e seguimos as instruções do jogo, respondendo às perguntas (pois que fiquei a saber na altura que o meu filhote já sabia que a Estátua da Liberdade ficava em Nova York, nos Estados Unidos da América, de entre muitas outras “coisas geográficas” mais)_ como sabem, as atividades que ele faz não são exclusivamente acompanhadas por mim, vários membros da família contribuem, especialmente e com maior frequência, o pai (dividimos os dois o tempo de apoio), daí que estou sempre a surpreender-me com o que ele já aprendeu sem eu saber…

😉

Na altura pensei em comprar mais destes jogos de cartas com outros temas, mas não voltou a haver oportunidade.

Então, no seu aniversário, a mana Celina (que é “a das Ciências”), resolveu oferecer-lhe um puzzle sobre os órgão do corpo humano (pois que sabe que o rapaz se interessa pelo estudo do corpo humano), precisamente da “Science 4 You”.

(puzzle completo!)

O que nos deu vontade de andar a cuscar que mais há de oferta da Ciência Para Ti e nos levou a comprar mais estes dois (para já, pois já estão mais “em vista”):

O Helicóptero Solar

(depois de montado foi logo até à varanda para ver se o motor funcionava mesmo com o sol e já esteve, depois, connosco na praia, o helicóptero! Agora dorme na estante do “novo” quarto, ao pé de uma locomotiva a vapor):

O Mapa da Europa

(com as bandeiras dos países)

Este tema dos Mapas vai fazer parte de um próximo apontamento no Caderno Verde, pois tem sido ultimamente largamente explorado pelo Alexandre, com algumas variações. Ele adora mapas e atualmente sabe localizar em mapas países, cidades, serras, estações ferroviárias, pontes e mais umas quantas coisas que nem eu sei localizar assim tão rapidamente (e eu também gostava muito de mapas desde jovem, só que hoje os recursos são outros!).

“Na calha” estão o puzzle em 3D do Empire State Building, uma pirâmide egípcia e o estudo da energia eólica, à espera de melhores dias, que estes são um pouco mais caros.

9 Respostas so far »

  1. 1

    ruteppp said,

    Adorei o post😉
    Mas a cobra é mesmo verdadeira? Que meeeedo!
    Beijinhos.
    Rute

  2. 2

    Meeeessssmo verdadeira!!! 😀

    A mim, por acaso, não me fazem confusão as cobras nem os insetos 😉

    Beijoquinhas, mana!!!

  3. 3

    […] de Verão, pois a frequência da publicação aqui no blog tem diminuído, e na sequência do post “Este Verão I e CiênciaPara Ti”, aqui estou eu de novo, agora remontando ao mês de […]

  4. 4

    […] sequência de Este Verão I e Ciência Para Ti e de Este Verão II e Onde o Interesse por Geografia nos pode levar, os registos do mês de […]

  5. 5

    […] post acontece na sequência de Este Verão I, II e III e visa a gora a 2ª semana de […]

  6. 6

    […] esta foi a última semana de Verão deste ano. Será este o último post da sequência Este Verão I, II, III e […]

  7. 7

    […] da mana Catarina e do Bato, continuando o recurso aos kits “Science 4 you” (ver aqui neste outro post, na parte do Caderno […]

  8. 8

    […] Aqui, na parte do Caderno Verde, o primeiro post sobre a Ciência Para Ti, e aqui, também na parte do Caderno Verde, o segundo. […]

  9. 9

    […] bem se lembram, das fotos de há uns tempos atrás (aqui mais ou menos a meio deste outro post), sobre as paredes verdes tinham desenhado a silhueta de uma cidade pintada a branco, com o intuito […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: