Este Verão III

Este Verão III

Em Setembro – 1ª semana

Vivam, bom dia!

Na sequência de Este Verão I e Ciência Para Ti e de Este Verão II e Onde o Interesse por Geografia nos pode levar, os registos do mês de Setembro vão agora dividir-se por semanas e Este Verão III visa a 1ª semana de Setembro que foi passada, inteirinha, de 1 a 9, na terra da avó, perto de Castelo Branco. Foi uma semana quente e em grande!!!

Para lá, o pai, a avó, o primo e o nosso gato foram de carro e eu e o Alexandre fomos de comboio, a apreciar a paisagem. Foi das viagens mais tranquilas que fiz para lá de comboio, só com ele, pois para ele a viagem não é um meio para chegar ao destino e sim uma festa de belos e bons sabores, um verdadeiro prazer e uma fonte inesgotável de aprendizagem (eu explico: de outras vezes levámos um primo e uma amiga, só que eles aborrecem-se com a viagem e então as viagens não foram tão tranquilas). São 3h de viagem e foram passadas a ver o Tejo a caminhar connosco, a passar pelo Castelo de Almourol e recordar a visita que a ele fizémos, a verificar as estações ferroviárias onde parámos, a distinguir a paisagem natural da habitacional e da industrial, que também o fascinam e aproveitámos também para ler este livro todinho durante a viagem:

Este livro faz parte do Plano Nacional de Leitura, se bem que não foi por isso que o comprei. O Alexandre costuma ver os desenhos animados do Gerónimo Stilton e o que me chamou a atenção ao desfolhar este “Agente Secreto Zero Zero Kapa” foi o facto de conter uns mapas que, sabia, lhe iriam logo interessar. E meu dito meu feito, conforme íamos lendo a história, íamos vendo os mapas e reparando em todos os detalhes:

(mapa da implantação da casa do amigo do Gerónimo, um que é agente secreto; debruçámo-nos sobre o detalhe da legenda, chamou-lhe a atenção o desenho ter números que depois eram descodificados num cantinho a identificar a casa, o campo de golfe, os courts de ténis, a piscina, a praia privativa, o heliporto…)

E esta é a planta do laboratório secreto do zero zero kapa:

E este é o mapa da Ratázia, a cidade de Gerónimo Stilton (rato, claro):

(atenção, aqui os cais e os barcos e o farol da Ratázia).

O Alexandre também gostou muito da forma como a história está escrita (ri-se imenso com as repetições) e com a apresentação (as palavras ondulam e têm letras diferentes, engraçadas e apelativas):

Também fez um desenho da estação do Oriente em planta e desta vez foi a primeira em que lá  desenhou uma rosa dos ventos e indicou exatamente para onde fica o Norte na estação e, consequentemenete, O Sul, o Este e o Oeste, que eu estive que andar ali às voltas até verificar que estava mesmo bem (o pequeno é bem mais orientado que eu…), só que não cheguei a tirar foto e o desenho ficou no comboio!!! Para algum outro menino que também aprecie mapas, esperemos…

😉

Já em casa da avó, andámos a ver as suas “novas culturas”. As ervas aromáticas, couves para o caldo verde, tomates…

E a fruta da época que gostamos de comer diretamente da árvore (pessegueiros, videiras e figueira; a avó também tem macieira, mas ainda não tinha maçãs):

Aos que fomos daqui juntou-se mais família (um tio e mais um primo, uma tia e uma prima e as manas Celina e Catarina e o Bato), desta vez estivémos lá muitos ao mesmo tempo, foi uma paródia.

Gatinho incluído:

Começámos por ir até a praias fluviais (menos o gato, claro,que também teve as suas paródias lá à volta de casa…). Num mesmo dia tentámos ir à piscina fluvial de Almaceda. Quando lá chegámos deparámo-nos com o incêndio e a água da piscina fluvial estava a ser utilizada pelos bombeiros para apagá-lo.

Resolvemos ir a uma praia fluvial, também próxima (a do Sesmo). Chegámos lá e o rio estava sequinho. Um senhor que lá encontrámos sugeriu-nos a da povoação de Azenhas de Cima, logo ali perto e lá fomos. Finalmente pudémos mergulhar e refrescar-nos e passar o resto da tarde, divertidos.

No dia seguinte fomos à descoberta de uma nova praia fluvial (praia fluvial do Muro). Literalmente à descoberta, pois o caminho não estava bem sinalizado e os nossos carros portaram-se que nem jeeps, até um rio seco atravessaram. Vieram sujos que sei lá! No dia seguinte o banho foi à mangueirada no quintal juntamente com os carros…

🙂

Ah! Um detalhe:  a mana Catarina tinha um GPS antigo, que era do seu pai e bem que eu já me podia ter lembrado que o Alexandre se iria interessar bastante pelo GPS. Lá ia ele dizendo à irmã, vira por aqui, agora por ali, ficou encantado com  o dispositivo.

E também houve bowling e cinema (“Brave, o Indomável”) e piscina (que a piscina municipal de Castelo Branco é grande e linda…)

(o Bato a proteger os ouvidos… foi mesmo!)

Continuaram os passeios

e houve lugar ao já ritual de amassar o pão, cozê-lo no forno de lenha e fazer os assados no forno para o almoço do dia. Desta vez o tio fez uma “Chanfana de Seitã”. E a tigelada (receita de Abrantes) que não pode faltar para a sobremesa deste dia de fazer o pão e de alguns seguintes dias, pois a avó faz umas quantas.

E foram ajudar a avó a apanhar pinhas para o Inverno (uns foram de bicicleta) num seu terreno na povoação vizinha (enquanto eu e a mana Catarina e o Bato fomos levar a mana Celina à camioneta, que teve que voltar antes de nós, e também às compras que isto foi uma casa com muita gente):

Quase no finzinho da estadia houve um grupinho a subir à serra da Gardunha (fiquei eu, o Xande um dos primos e a avó que o passeio se bem que tão apelativo era puxado para o mais pequeno (eles andaram horas e quilómetros, saíram de madrugada pela fresquinha e voltaram às duas e meia pelo quentinho). Trouxeram as fotos que partilharam connosco e nos fizeram rir com as suas brincadeiras no topo da serra. Grandes caminhantes!

(o nascer do sol)

(milhares de passarinhos nos fios dos postes da aldeia no sopé da serra)

(a foto de um ser iluminado)

(amoras! nham, nham, também comemos delas)

(ruínas)

(como uma paisagem de pedras pode ser linda!)

(o tio a praticar yôga)

🙂

(mais amoras…)

(a pedra-cabeça-de-tartaruga)

E muitas mais, que os pequenos são generosos a tirar fotos, vantagens da era digital.

Enquanto tal nós ajudámos a avó a regar, fizémos um almoço substancial para os montanhistas que vinham cheios de fome e sede, brincámos, desenhámos o mapa de Lisboa:

(o Alexandre desenhou…)

E aqui sublinhou a localidade do concelho de Sintra onde moramos, indicando, com a sua noção de escala, que estava representada num tamanho 222 menor que o real

🙂

À volta, nova tranquila viagem de comboio. Eu comprara este caderninho por 1 euro e entretivémo-nos a ler,

(o Alexandre pediu depois ao pai um poster desta imagem)

e a resolver esta sopa de letras.

Foi uma bela e intensa semana!

5 Respostas so far »

  1. 1

    valedegil said,

    Mas que bela semana, sim senhor! Cá em casa também se descobriram, este ano, os livros do Gerónimo Stilton, de que as duas (agora com 8 e 11 anos) gostam igualmente e se divertem a ler. E a verdade é que eu também gosto, são mesmo muito apelativos, tanto graficamente como as histórias, que estão bem escritas e são divertidas. Vou procurar esse do agente secreto, que não conhecemos, e cá em casa, tudo o que cheire a pistas e a detectivas é sucesso quase garantido.
    beijinhos e bom Outono!

  2. 2

    valedegil, há quanto tempo! Ainda no outro dia pensei em ti e em como estava com saudades das nossas trocas de e-mails (grandes lençóis!)🙂
    Pois esta história é bem engraçada. Entretanto já comprei outro livro da coleção, que ainda não lemos.
    Temos que conversar! A ver se te escrevo.
    Muitos beijinhos para toda a família
    Isabel

  3. 3

    […] post acontece na sequência de Este Verão I, II e III e visa a gora a 2ª semana de […]

  4. 4

    […] a última semana de Verão deste ano. Será este o último post da sequência Este Verão I, II, III e […]

  5. 5

    […] Já aqui falei nos livros do Gerónimo Stilton. […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: