Este Verão IV

Setembro – 2ªsemana

Vivam, boa noite!

Este post acontece na sequência de Este Verão I, II e III e visa a gora a 2ª semana de Setembro.

Esta 2ª semana começou com o regresso da terra da avó. Muitas coisas para descarregar e arrumar. E fotografámos os produtos tão naturais que trouxémos da terra (não só dados pela avó, como também pelos vizinhos e familiares da avó), identificando-os

(courgette)

(abóbora)

(muuuuuiiiitas cebolas…)

(… novinhas, acabadinhas de apanhar)

(dulcíssimas maçãs)

(figos, que eu adoro!)

(uvas, pequeninas, delicadas e muito doces)

(nabiças)

(batatas)

(e um maravilhoso doce de tomate_ o meu doce caseiro preferido_ feito pela avó)

e depois tivémos que por mãos à obra na cozinha, para aproveitar alguns destes produtos de forma a que não se estragassem. O Alexandre ajudou nas medições (adora medir), a mexer os tachos e a anotar as quantidades e os ingredientes que usámos para uma sopa que ele adorou, não fosse eu esquecer-me do modo como a fiz  e ele não voltasse a provar a deliciosa sopa!

(doce de courgette com nozes)

(esparregado de nabiças. Também aproveitámos o resto das nabiças e fizémos uma sopinha de nabiças, à moda da minha avó e dois dias depois a tal sopa que ele quiz eternizar no papel, aproveitando a abóbora; foi uma sopa de abóbora e alho francês, mas à qual adicionei cubinhos de tofú fumado que lhe deu o tal sabor que ele adorou e umas folhinhas de rúcula).

Também vinha com saudades dos seus jogos de construção no computador. Depois do “SimCity”, sobre o  qual contei aqui, tem explorado um outro, onde pode construir as próprias casas (e se quiser toda uma cidade e ainda muitas outras coisas, mais tarde foi desenvolvendo e relatarei depois, noutro post) e equipá-las por dentro, trata-se do “MineCraft”. Depois escreve sobre tabuletas, lá dentro do jogo (escreve no computador), a dizer “casa do Alexandre”, “jardim do Alexandre” e “1º andar”, “2º andar”…

Este tipo de jogo é muito interessante, pois ele escolhe os materiais que aplica e os módulos de construção. Outra característica que aprecio muito é a facilidade que ele já adquiriu em mudar de ponto de vista, ampliar, reduzir, rodar a uma velocidade impressionante (o mesmo que faz também a lidar com os mapas no iPad).

Também voltou ao seu desenho da planta do grande centro comercial que não tinha sido terminado, para lhe acrescentar mais uns módulos.

Esta tinha sido a última foto desse desenho que eu já tinha aqui partilhado:

E então como completou:

Foi uma semana de completar desenhos, pois o mapa de Lisboa que tinha sido feito em casa da avó foi também complementado com a indicação das estações da linha de Cascais e algumas da de Sintra (ele sabe a sequência das estações destas duas linhas quase toda de cor_ faz-me lembrar o que a minha mãe me disse que, na altura em que fez a 4ª classe, precisava de decorar o nome das estações da linha de Cascais, embora vivesse em Coimbra, e eu achar aquilo um disparate. Entretanto tiraram tal coisa do currículo, ainda bem, claro, mas agora tenho um filho que, sem nunca ter sido obrigado a decorá-los, sabe os nomes de todas as estações, não só da linha de Cascais, mas também da de Sintra, de cor, pela simples razão de tanto utilizar as duas linhas, por gosto e gostar de saber os nomes das estações):

Também foram feitas novas plantas, como esta da Estação do Oriente agora com indicadores (CC-Centro Comercial; M-Metro; A-Autocarros; C-Camionetas; E-Escritórios), por sua iniciativa como de costume (parece-me que a legenda dos mapas do livro do Gerónimo Stilton que eu mostrei no último post começou a surtir o seu efeito)

Esta foi uma semana muito tranquila. Eu ainda estava de férias e os dias estiveram bem quentinhos, de modo que fomos fazendo várias coisas em casa, tranquilamente e ainda fomos uns três dias à praia, aproveitar o sol. Desta vez, para além do habitual castelo e respetivo fosso à volta, túnel e ponte, também construíram um vulcão e brincaram “aos castelos”, com habitantes especiais, num dos dias as littlest pet shop e noutro os smurfs (pois que o castelo era uma verdadeira aldeia de smurfs!)

🙂

Na praia, também se fazem experiências de Física; o pequeno estava a ver de que lado vinha o vento e em como ele tem força suficiente para segurar a toalha ao corpo:

Estando uns dias maravilhosos e quentes, ficámos até depois do pôr do sol, num dos dias saímos da praia quase às 9h da noite…

Mais computador, desta vez simulador de condução de comboios, com maquineta própria:

(a partir da estação…)

(um túnel!)

E um comboio que passa no sentido contrário:

(uma perspetiva das linhas, que ajuda o condutor)

Num dos dias, acabei de fazer o almoço e quando cheguei à sala, o Alexandre estava com este livro ao colo e começou a mostrar-me o que o estava a interessar. É um livro que um cliente do Pedro (o pai) lhe ofereceu, pois é dono deste barco e já nos convidou para nos levar numa pequena viagem:

Interessaram-lhe os desenhos técnicos do barco e de um motor…

(“Mãe! Esta é a Tore de Belém!”)

(“E esta a Ponte 25 de Abril!”)

Entretanto já agendou com a mana Celina uma ida à Torre de Belém, visitar mesmo por dentro.

Os nossos livros não estão todos todos arrumadinhos nas estantes. Alguns sim, a sua maioria, mas há muitos livros que vão vivendo sobre os móveis, porque um e outro vão pegando neles e é como se “estivessem em uso por uma temporada, de vez em quando alguém lhes pega”. Este livro, desde que o Pedro o trouxe, mo mostrou (e ao Alexandre) e nos falou do convite do seu cliente, que tem andado por aí e desta vez, o Alexandre passou uma boa horinha de volta dele.

Amanhã, este blog completa 4 anos de vida! Quatro anos de partilha das nossas vivências em Ensino Doméstico.

Beijinhos e belos dias para todos.

Isabel

Anúncios

1 Response so far »

  1. 1

    […] E esta foi a última semana de Verão deste ano. Será este o último post da sequência Este Verão I, II, III e IV. […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: