Rankings e Passeio

Caderno Verde

Rankings e Passeio

Já desde o ano passado para cá que pesquisamos rankings, top ten e coisas que tais, relativos a países, cidades, edifícios e estruturas mais altas, estações ferroviárias, etc., etc., do mundo, da europa, da ásia, da américa, em muitas combinações.

As primeiras pesquisas foram feitas na internet e começaram por ser sobre os maiores países do mundo, relativamente à sua área (fascinava muito o Alexandre o tamanho dos países). Depois descobrimos que se dava muita importância aos mais populosos e então analisámos os rankings por população.

Também descobrimos que era mais fácil, por haver mais informação e informação mais atualizada se pesquisássemos em inglês e então as nossas pesquisas passaram a ser “largest cities world by land area”, “biggest countries world”, “biggest countries europe”, “biggest cities world”, “biggest cities USA” e por aí fora. Andamos sempre nisto muitos dias da semana em todos os meses desde a primeira vez.

DSC06664

Quando comprámos os mapas do Mundo e da Europa, esta fonte de informação deu aso a muitas comparações entre áreas, população e densidade populacional dos vários países do mundo e da europa. E a constatações numéricas como esta:

“Mãe, 4 Estados Unidos (EUA, o 3º país mais populoso do mundo, com 313 232 044 habitantes, segundo o nosso mapa, edição de 2012_ o que ele quer dizer é “4x a população dos EUA”) são mais populosos que a Índia (2º país mais populoso do mundo, 1 189 172 906 habitantes), mas menos que a China (1º país mais populoso do mundo, com 1 336 718 015 habitantes)!”

DSC07014

Seguiram-se os “Edifícios mais altos”_ do Mundo, dos Estados Unidos, de Nova Iorque, de Tóquio, de Madrid, de Espanha, de Portugal, do Brasil, do Reino Unido, do Canadá, da Europa, de Paris… também começámos as pesquisas em português, mas logo passámos para as pesquisas por “tallest buildings world”, tallest buildings tokyo”, “tallest buildings new york”, “tallest buildings brazil”, “tallest buildings portugal”, “tallest buildings russia”, “tallest buildings moscow”, tallest builidings china”…

Algo que descobrimos e interessou muito ao Alexanre foi o facto de, nas listas dos maiores edifícios da Wikipédia, aparecerem vários dados, não só a altura como a localização (cidade e país), a foto dos edifícios, o nº de pisos, a altura com as antenas no topo dos edifícios e sem as antenas, o ano de construção (inauguração) o ano de demolição (para o caso dos que já foram demolidos) e, inclusivé, uma comparação entre os anos em que foram o maior edifício até o “seguinte maior”o vir substituir.

Ele conta-nos agora, por exemplo, que as pirâmides do Egipto foram durante 40 séculos a estrutura mais alta do mundo, e que o Empire State Building foi durante 41 anos o edifício mais alto do mundo e as Torres Gémeas as mais altas durante dois anos e assim por diante.

Uma outra derivação interessante foi a noção de pé, como medida, ao compararmos os edifícios mais altos de Nova Iorque, que ele descobriu na listagem de 2 edifícios com a indicação de igual nº de metros de altura, mas onde um era considerado mais alto que o outro, pois a medida, em pés, era superior_ aí fomos ver que um pé, hoje em dia, corresponde a cerca de 30,5 cm.

Outra particularidade nas listas da Wikipédia que interessou bastante ao Alexandre é que, para além da listagem dos maiores edifícios já construídos se encontram listas de edifícios em construção e listas de edifícios ainda não em construção, mas com projetos já aprovados_ onde ele descobriu que a China é o país onde se irá construir o maior de número de arranha-céus nos próximos anos.

Também utilizamos estas listagens para ver o nome dos edifícios e procurá-los de seguida no Google Earth 3D, como já contei aqui, num outro post.

Foi à conta do edifício Taipei 101, atualmente o 4º mais alto do mundo, situado na Ilha Formosa, que eu fiquei a saber que a Ilha Formosa é o mome português que damos a Taiwan e que Taiwan é outra ilha diferente da Tailândia, pois eu, aos 48 anos, confundia Taiwan com a Tailândia (pensava ser uma e a mesma e que Taiwan fosse o nome em inglês para Tailândia)… equívocos! O que aprendo com meu filho!

DSC07074

DSC07075

DSC07080

DSC07082

DSC07084

DSC07086

DSC07132

DSC07179

DSC07180

DSC07181

Hoje, Sábado, à tarde, pois de manhã estivémos a ler um livro de História de Portugal e um outro sobre as Maravilhas do Mundo_ o que ficará para contar mais detalhadamente num próximo post_, estivémos a “brincar às escolas” os dois (ele começou por brincar às escolas com a sua amiguinha M., depois com a irmã e também já bricou com o seu primo de 13 anos e com o Bato e uma das irmãs do Bato aqui há dias, por sua iniciativa, mas ainda não tínhamos tido essa brincadeira os dois), numa outra versão: o Alexandre era o professor e eu a aluna e anotei (na sua agenda de presidente, pois assim fiz de secretária do presidente ao mesmo tempo) os seguintes rankings, que ele me ia ditando, de cor, pois são os que ele sabe de cor (de tanta pesquisa aturada que já fez e tantas relações e correlações). Também sabe localizar todos os países que se seguem (e mais alguns) e todas as cidades nos mapas bem como os edifícios e montanhas no google earth (e no final ainda estivémos a comparar as bandeiras de alguns países, por causa da semelhança das cores_ a da Alemanha, com o seu amarelo, vermelho e preto em faixas horizontais com a da Bélgica com preto, amarelo e vermelho em faixas verticais, a da Bulgária, vermelho, verde e branco horizontais com a da Itália, verde, branco e vermelho verticais, a da França, azul, branco e vermelho, verticais com a dos Países Baixos, azul, branco e vermelho horizontais…):

PAÍSES MAIS POPULOSOS DA EUROPA:

1º Rússia (atenção que a Rússia tem uma parte europeia e outra asiática_ tal como a Turquia_ e creio que nestas listagens consideram o país como um todo, como o é, de facto)

2º Alemanha

3º Turquia

4ºFrança

5º Reino Unido

6º Itália

7º Espanha

8º Ucrânia

9º Polónia

10º San Marino

11º Roménia

12º Cazaquistão

13º PORTUGAL!!!!!!

MAIORES PAÍSES DA EUROPA (EM ÁREA):

1º Rússia

2º Turquia

3º Ucrânia

4º França

5º Espanha

6º Suécia

7º Alemanha

8º Finlândia

9º Polónia

10º Reino Unido

PAÍSES MAIS POPULOSOS DO MUNDO:

1º China

2º Índia

3º Estados Unidos

4º Indonésia

5º Brasil

6º Paquistão

7º Nigéria (em África! É, logicamente o pais mais populoso de África)

8º Bangladesh

9º Rússia

10º Japão

MAIORES PAÍSES DO MUNDO (EM ÁREA):

1º Rússia

2º Canadá

3º Estados Unidos

4º China

5º Brasil

6º Austrália

7º Índia

CIDADES MAIS POPULOSAS DO MUNDO:

1º Tóquio, Japão

2º Seul, Coreia do Sul

3º Cidade do México, México

4º Nova Iorque, EUA

5º Mumbai, Índia

6º Jacarta, Indonésia

7º São Paulo, Brasil

8º Deli, Índia

9º Osaca, Japão

10º Xangai, China

(Nota: estes rankings têm que ser volta e meia atualizados pois, a cada censo, temos novas contagens da população)

EDIFÍCIOS/ESTRUTURAS MAIS ALTOS DO MUNDO

1º Burj Kalifa, Dubai, Emirados Árabes Unidos, com 828m de altura (sem contar o tamanho da antena pára-raios)

2º Tóquio Sky Tree, Tóquio, Japão, 634 m

3º Igreja, na Arábia Saudita (Meca), 601 m

4º Taipei 101, Ilha Formosa (Taiwan), 509 m

5º “Prédio da mala” (como o Alexandre lhe chama devido ao seu formato), mais propriamente o Shangai World Financial Center, Xangai, China, 492 m

6º edifício em Hong Kong (“onde tu já estiveste, mãe”), 484 m

7º Torres Petronas, Kuala Lumpur, Malásia, 452 m

8º Zifeng Tower, Nanjing, China, 450 m

9º Willis Tower (Sears Tower), Chicago, 442 m

10º Kingkey 100, Shenzen, China, 442 m, mas com “1 pé” a menos que o anterior.

MONTANHA/MONTE/PICO MAIS ALTO DO MUNDO:

Monte Everest, Tibete, China, 8km de altura

MONTANHA/MONTE/PICO MAIS ALTO DE PORTUGAL:

1º Pico, na ilha do Pico, nos Açores, com 2km e mais alguns metros, de altura.

2º Serra da Estrela, com 1990 m (sem contar com a Torre, com a Torre atinge os 2 Km)

MAIOR ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO MUNDO

Está a ser construída uma em Pequim que em breve será a maior do mundo. Atualmente é uma estação ferroviária do Japão, em Osaca.

MAIOR ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA EUROPA:

Em Berlim.

ESTRUTURAS MAIS ALTAS DE PORTUGAL:

As mais altas estruturas são umas quantas antenas, mas para o Alexandre, as que mais contam, são as torres (pilares) da ponte 25 de Abril com 190m acima do nível da água.

E os da ponte Vasco da Gama, 145 m de altura.

E depois os considerados edifícios:

1º Torre Vasco da Gama (acoplada a um edifício (hotel) um pouco mais baixo, no “Oriente”, 142 m.

2º Torre de Monsanto, em Miraflores, Oeiras, 120 m.

E isto sim, está relacionado com um dos nossos últimos passeios, em que, num destes dias cinzentos, resolvemos ir, uma vez mais, dar uma voltinha de comboio até à estação do Oriente e depois fomos picnicar (e passear) pelo Parque das Nações.

E fazer bolas de sabão(!):

DSC07282

DSC07283

(onde estão as bolas? Descubram-nas a pairar sobre a água…)

😉

DSC07285

DSC07287

DSC07290

DSC07292

(lindíssima Ponte Vasco da Gama)

DSC07293

E eis que o Alexandre nos diz: “Ora aqui está a torre-edifício mais alto de Portugal: 142 metros!”_ Torre Vasco da Gama:

DSC07294

DSC07295

DSC07296

(eu acho impressionante como é que ele sabe todas estas alturas de cor)

DSC07297

E a ponte pedonal “envidraçada” que liga a Torre Vasco da Gama a este outro edifício:

DSC07298

DSC07299

DSC07300

No seguimento destes rankings, bem que temos falado em visitar Nova Iorque, Coreia do Sul, Tóquio, Paris, Madrid e agora ele fala muito em querer ir ao Brasil… houvesse dinheiro para tanta viagem!!!

🙂

Talvez um ou outro destino, daqui a uns tempos…

3 Respostas so far »

  1. 1

    […] (Contei-vos um pouco sobre esta manhã de Sábado quando escrevi o post “Rankings e Passeio”) […]

  2. 2

    […] A torre-edifício mais alta de Portugal (ver aqui, também): […]

  3. 3

    […] fotografar o edifício mais alto de Portugal à noite (aqui fotos do mesmo edifício, tiradas de dia) _ mais um tema de interesse do Alexandre (os edifícios altos) que relatou ao seu amigo G., como […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: