Variações Sobre Um Tema _ Cinema e Parabéns Filhinha!

Caderno Verde

Variações sobre um Tema _ Cinema

DSC07254

(este foi o voucher feito pela mana Celina para representar o presente que ofereceu à sua irmã no Natal _ uma ida ao cinema com direito a pipocas_, foto que já tinha colocado aqui no blog, num outro post)

x

O Alexandre nem sempre foi adepto de idas ao cinema, se bem que sempre tenha tido interesse por filmes, documentários e séries, que via na televisão.

Quando era mais pequeno não gostava de ir ao cinema pois, dizia, não se podia parar o filme quando queria fazer uma pausa.

Mais crescidinho começou a ir (a mana Catarina preserverou!… ) uma vez e outra e chegou a ir ver o mesmo filme duas e três vezes (como aconteceu com o Wall-E, por exemplo).

Mas a 7ª arte não se consome apenas nos cinemas e o interesse do Alexandre pelos filmes está seguramente documentado na sua coleção de DVD’s da qual ciosamente cuida e organiza. Foi das primeiras atividades em que demonstrou o seu espírito de organização/arrumação, pediu-me especificamente que eu lhe disponibilizasse uma prateleira só para os seus filmes (que agora já se multiplicou em duas), organiza-os por temas e por coleções, com algum brio. E vê-os e revê-os e volta e meia pede que lhe compremos um filme (o último a engordar a sua coleção foi agora há dias, o Bolt).

Uma das atividades que praticamos inerentes aos filmes é a dança; ele sempre se levantou para dançar as músicas dos filmes (mesmo durante os filmes e também as do final), desde pequenino e então é quase como que um ritual. Houve uma altura que viu repetidas vezes os Happy Feet 1 e 2 e os Alvim e Os Esquilos, 1, 2 e 3 que têm muita música pelo meio e aquilo foi uma atividade tal!

Outra particularidade muito interessante aqui para o unschooling é que ele aprende imensas coisas com os filmes (não estou a falar de documentários, que ele também vê muitos e são específicos para se aprender certas coisas). O seu interesse por mapas leva-o a localizar todas as cidades e todos os países, ilhas e afins nos quais se passam as ações dos diversos filmes e séries, bem como pormenores culturais e históricos que são abordados nalguns. Por exemplo, no Sábado passado, quando estávamos a ver e ler um enorme livro que o pai tem sobre As Maravilhas do Mundo, quando apareceu o Coliseu de Roma, o Alexandre reconheceu-o de imediato (e ainda disse que era ao pé do Vaticano) e eu perguntei-lhe como é que ele o conhecia, pois não me lembrava de termos visto imagens ou termos falado do coliseu e a sua resposta pronta, foi: “Do Madagáscar 3!” Filme que eu também já vi com ele mais do que uma vez, mas não atentei nesse pormenor. E ainda, ao explorarmos o mesmo livro, apareceram as Estátuas da Ilha da Páscoa e a Esfinge do Egito e ele também as identificou de imediato e à pergunta idêntica “Já conhecias estas estátuas???”, ele respondeu: “Sim, na série dos desenhos animados do Gerónimo Stilton, eles vão a muitos sítios do Mundo e têm muitas aventuras em locais históricos”.

Mais uma variação: em Janeiro deste ano ele recebeu os filmes Madagáscar, 1, 2 e 3 aos quais já tinha assistido através do “clube de vídeo da tv”, mas como queria ver tantas vezes não compensava alugar tantas vezes. Então ele e a irmã (Catarina) resolveram fazer umas sessões de cinema cá em casa (também com direito a pipocas salgadas, que é das que ele gosta), “cobrando bilhete” e cuja receita reverteu para uma caixinha já antiga do Alexandre, onde ele poupa para poder comprar algo que queira muito comprar. Desta vez a poupança é para comprar o lego do Burj Kalifa (o edifício mais alto do mundo). Assim, tivémos três sessões seguidas ao longo de um dia,  para vermos os Madagáscar 1, 2 e 3. Eles fizeram os cones para as pipocas, as pipocas, os bilhetes no computador (e depois imprimiram e recortaram), as listagens onde iam apontando os valores recebidos e proporcionaram-nos sessões confortáveis e às escuras, como no cinema:

DSC07314

DSC07315

DSC07322

DSC07316

DSC07317

DSC07325

DSC07326

DSC07327

x

E agora uma última variação: o Dia e a Festa de Aniversário da Catarina _ PARABÉNS FILHINHA!!! _ , que coincidiu com a noite da entrega dos Óscars, domingo, 24 de fevereiro. Primeiro, enquanto planeávamos a festa que ela queria (assistir com alguns amigos _ alguns também atores, como ela_ à entrega dos óscars, que incluía jantar e guloseimas e pipocas pela noite dentro), estivémos a explicar ao Alexandre o que era a cerimónia da entrega dos Óscars e o Óscar (prémio), que ele ainda não conhecia. Depois cozinhámos, chegaram os convidados, jantámos e jogámos ainda um jogo que o Bato ofereceu à sua companheira, mana Catarina, o Cluedo (que eu nunca tinha jogado e achei a sua piada). Ora que me retirei da festa lá pelas três da manhã, pois tinha que me levantar às sete, para ir trabalhar e uns poucos lá ficaram até ao final.

DSC07598

DSC07599

O bolo de aniversário, foi um bolo de chocolate todo coberto de m&m’s (para a gulosa da mana Catarina)

DSC07593

😉

DSC07594

(guardanapos especiais)

A mana, para além do jogo Cluedo e outras prendas recebeu umas collants coloridas “à Catarina”, com muitas flores e borboletas

DSC07596

e uma estatueta oferecida pela mana Celina: Um Óscar de Melhor Irmã!

DSC07601

😀

1 Response so far »

  1. 1

    […] Mas nem por isso nos custou a folhear e vimo-lo e lemo-lo todinho! É recheado de belas imagens e não tem assim tanto que ler… Também vos falei dele aqui neste outro post “Variações sobre um Tema_Cinema e Parabéns Filhinha”. […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: