Programas na TV

Caderno Verde

Programas na TV

Descobrimos estes programas por acaso. Assim a passar os canais infantis, de repente na Sic K anunciam que n’“O Mundo de Marta” vão fazer uma visita para vermos “Como se faz o cimento”.

O Alexandre já sabe como se faz o “betão” (com cimento, água e areia), mas o cimento mesmo, não sabia. Então seguimos todo o programa com muita atenção.

A “Marta” foi até uma fábrica de cimento e por lá mostraram-lhe que pedra é extraída da pedreira (normalmente com ajuda de explosivos) e como é depois transformada num pó finíssimo (o cimento), tão fino que não dá para ver o “produto pronto”, é metido diretamente nos sacos, ou o espaço ficaria cheio de finas partículas que nem veríamos nada… (vê-se assim uma poeirada perto do local onde as máquinas colocam o pó diretamente em sacos). Há todo um processo de transformação da pedra, desde que extraída da pedreira, em pó, incluindo o transporte desde o local onde é extraída até à central, sempre por meios mecânicos.

Depois também vimos, num outro dia, como se constrói uma prancha de surf e num outro ainda, como são fabricados os gelados (industrialmente). E como se faz o papel. E como se faz o fogo de artifício.

Desde aí que gravamos todos os episódios que são uns 13 e que vamos saboreando: então, além dos cinco episódios que já referi, “como se faz uma prancha de surf?”, “como se faz o cimento?”, “como se fazem os gelados?”, “como se faz o papel?”, “como se faz o fogo de artifício?”, existem ainda, “como se faz o queijo?”, “como se fazem as pastilhas elásticas?”, “como se faz a tinta?”, “como se faz a porcelana?”, “como se fazem os sofás?”, “como se fazem as guitarras?”…

DSC07134

DSC07135

DSC07136

DSC07137

DSC07138

DSC07139

DSC07140

DSC07141

DSC07142

DSC07143

DSC07145

(todas estas são fotos do primeiro episódio que vimos, de como é feito o cimento_ que é o 2º episódio da série…)

Se quiserem ver, existem alguns episódios no youtube, aqui, por exemplo, o “como se faz o cimento”, e aqui o “como se faz o papel”, e aqui o “como se fazem os sofás”… pesquisando, conseguem ver mais alguns.

Curiosamente, logo de seguida a vermos este primeiro episódio deu um outro programa, ainda na Sic K, cujo nome agora não me lembro bem (não cheguei a apontar e não passámos a gravar como o programa anterior e atualmente a série já terminou, de modo que não consegui confirmar), parece-me ser algo como “As Lições de Henry” (ou de Harry). Vimos dois episódios desta série, em dois dias diferentes. Enquanto que o “Mundo de Marta” é um programa português, este é estrangeiro, mas parece-me que a produção do nosso se baseou neste programa estrangeiro, dadas as semelhanças. Neste também telefonam jovens para o programa a dizer que gostavam de conhecer como funciona determinada “coisa” ou como é feita/fabricada ou conhecer melhor determinados assuntos e depois em cada programa é abordado um tema. Nós vimos dois episódios, como disse: um sobre Vulcões

DSC07152

DSC07153

DSC07154

DSC07155

DSC07156

DSC07205

e outro sobre como voam os aviões.

DSC07207

(esta era uma explicação/experiência num túnel de vento)

DSC07209

DSC07210

um aviãozinho de papel…

DSC07211

e os “naturalmente voadores” no voo dos quais o ser humano se inspira para aperfeiçoar as suas máquinas voadoras.

DSC07214

Também disseram ser o falcão peregrino o pássaro mais rápido do mundo, que atinge, “na boa”, os 180 km/h (e quando desce a pique sobre a caça, chega a atingir 300 km/h)_ vejam aqui, por exemplo.

DSC07215

E um outro programa, que também vimos “por acaso” e na Sic Notícias: “Isto é Matemática” (entretanto descobrimos que também dá num outro canal _ e agora já não me lembro qual). Assim que o apresentador do programa começou a falar (é um matemático), o Alexandre prestou logo muita atenção.

😉

O episódio que vimos falava das várias formas de efetuar multiplicações: o método mais usual (que aprendemos na escola), o método peasant e o método maia.

Depois, pesquisando no youtube, conseguimos voltar a ver o mesmo episódio, aqui. E encontrámos muitos outros (sobre o Teorema de Pitágoras, sobre o Pi, sobre o bilhar, o efeito borboleta, as folhas A4, A3, A2…, o paradoxo do barbeiro e outros ainda)

😉

2 Respostas so far »

  1. 1

    rutepppRute said,

    Olá amiguita.
    Muito boas estas dicas pois não sabia que a TV está tão educativa. Melhor ainda, que podemos encontrar no youtube alguns episódios.
    A minha Carol é mais de Yotube do que TV.
    Obrigada por tudo, inclusive pelos livros emprestados.
    Beijinhos.
    Rute

  2. 2

    😀
    Beijinhos, maninha… a ver se para a próxima o intervalo entre os nossos encontros é menor…😉


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: