3ª Incursão (das prolongadas) pela História de Portugal

Caderno Verde

3ª Incursão (das prolongadas) pela História de Portugal

Na 1ª, lemos o livro “Navegadores Portugueses”; na 2ª, parte do livro “História de Portugal _de Viriato e os Lusitanos a Camões”; depois voltámos a ler mais um pouco desse livro, quase até ao final, porque no fim deste volta-se a falar dos Descobrimentos e o Alexandre considerou que não queria ler de novo sobre o tema neste outro livro; nesta que eu chamo “3ª incursão”, que a bem da verdade seria a 4ª, começámos a ler o livro “História de Portugal_ de D. Sebastião ao último rei”.

Lemo-lo de três assentadas. Para além do dos Descobrimentos foi esta a parte da História de Portugal que mais gostou (entretanto, já andamos a ler o 4º livro, “Do final da Monarquia ao 25 de Abril” que já não está gostar tanto da parte final_ até mais de meio gostou bastante, mas conto depois melhor no post da 4ª incursão).

Quando digo “das prolongadas” é porque passamos várias “sessões” à volta do livro e do que o seu conteúdo despoleta. Lemos o livro, o Alexandre faz mais perguntas, verificamos através de outras fontes, encontramos o mesmo assunto noutros livros, ou em páginas da internet, o Alexandre conta a história aos demais membros da família (às vezes a amigos) e passados tempos verifico que ainda se lembra tão bem de determinado assunto porque o oiço a recontá-lo e a fazer deduções. Tal aconteceu, por exemplo, com a questão do Mapa Cor-de-Rosa, como vamos ver daqui a pouco.

DSC07620

Aqui ficam os títulos alguns dos “capítulos” deste livro. A História é vasta e nós lemos todo o livro e aprofundámos mais uns capítulos que outros, de acordo com os interesses do Alexandre e estes foram os que mais aprofundámos, isto é, não lemos apenas, derivámos à volta do assunto…  com conversas, outras leituras, desenhos, etc.

😉

DSC07649

Esta parte (da perda e da recuperação da independência de Portugal relativamente a espanha, interessou muito ao Alexandre).

DSC07650

E esta do correio vindo da Índia, também.

DSC07651

Aqui está a restauração da independência…

😉

DSC07652

E os açoreanos que nunca se submeteram muito bem aos nossos irmãos e vizinhos…

DSC07653

DSC07654

Esta parte do Brasil, foi outro dos momentos altos. Tudo. O que se lá passava, a ida da família real para o Brasil, a independência do Brasil. Ele fixa nomes e datas e deseja muito que lá vamos de viagem!

DSC07657

DSC07658

E, logicamente, os outros momentos altos do livro, aqueles que enquadram as novas descobertas tecnológicas, como esta da passarola, o comboio e a eletricidade. O quando e o como, sobretudo.

DSC07659

DSC07660

E o terramoto de 1755, claro! (já uma vez contei aqui neste blog que o Alexandre tem um certo fascínio pelos desastres, não a parte mórbida, como é óbvio, sim a parte “técnica” do porquê de acontecerem (e às vezes o “como evitar”)).

DSC07661

Este também foi outro assunto mais demoradamente abordado (a escravatura).

DSC07662

Aqui está!

😀

DSC07663

DSC07664

Algum interesse também no que é uma “constituição”.

DSC07665

DSC07666Os ideais e o que levou à morte do rei D. Carlos.

DSC07667

DSC07668

Uau!

🙂

DSC07669

E então o Mapa Còr-de-Rosa! É por ser mapa? Pareceu-me que sim, sei que vários dias depois contou a História do Mapa Côr-de-Rosa com muito entusiasmo a todos quantos vinham cá a casa.

DSC07670

😉

DSC07671

DSC07672

DSC07673

DSC07674

DSC07675

Aqui estive eu a cantar o Hino, que ele nunca tinha ouvido (não é dado a ver jogos de futebol)

😉

DSC07676

A parte da bandeira (cores, composição, significado), ele já sabia bem, foi uma espécie de sintetizarmos tudo o que ele já sabia.

DSC07677

E assim decorreu a nossa incursão por esta parte da nossa História. Que continuou… num próximo capítulo!

😀

1 Response so far »

  1. 1

    […] Ora que me faltou aqui publicar o que já tinha registado em Fevereiro/Março da nossa intensa leitura (acompanhada das demais pesquisas) deste 4º livro da colecção que comprara e que tanto interessou ao Alexandre e tem “dado pano para mangas”. (aqui o que anotei sobre a 1ª incursão, a 2ª e a 3ª) […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: