Passeio de 4 dias a Viana – Dia 1, A Viagem e a Chegada

Vivam, bom dia!

Por aqui tem havido muita atividade. Tanta, que não tenho conseguido atualizar o blog a seu devido tempo.

Desde Fevereiro para cá que tenho muitos posts em atraso, que penso ainda vir a registar. Volta e meia dou um pulo para algo mais recente e depois, quando tenho um pouco mais de disponibilidade para vir escrever volto atrás e vou recompondo o puzzle destas atividades diárias em unschooling.

Daí que hoje vou dar um pulo para o fim-de-semana passado, mais propriamente os 4 dias de Sexta a Segunda (de 19 a 22 de Abril), quando empreendemos uma viagem de comboio a Viana do Castelo, que o Alexandre já vinha a programar há meses.

Foi assim…

😉

(beijinhos para todos,

Isabel)

x

Caderno Verde

Passeio de 4 dias a Viana – Dia 1, A Viagem e a Chegada

Desde há algum tempo que o Alexandre tinha pedido para irmos a Viana do Castelo de comboio, pois “conhecia” a estação de Viana do Google Maps e ainda a não “conhecera ao vivo”.

Nós temos uma amiga de lá (aliás duas, são irmãs…) e começámos logo a pensar nas possíveis combinações. Combina daqui, combina dali, disponibilidades conjugadas e a viagem ficou marcada para 19 de Abril.

Ainda como preparativo, estivémos a escolher o horário da partida (e da volta), o que deu algum trabalho, pois para chegarmos a Viana temos que apanhar dois comboios: Lisboa-Porto e Porto-Viana do Castelo e como de Porto a Viana a viagem tem de ser em Interregional ou em Regional, queríamos escolher o Interregional ou os 50 km que separam o Porto de Viana demorariam mais a percorrer que a viagem de Lisboa ao Porto de cerca de 300 Km… e para esses interregionais só haviam dois horários dentro dos razoáveis (mais alguns, mas eram ou cedíssimo ou tardíssimo que não davam para conjugar com a viagem de Lisboa até ao Porto); assim, o Alexandre percebeu logo que tínhamos de começar “de trás para a frente”, isto é, fazer depender o horário da partida de Lisboa e chegada ao Porto do horário da partida do comboio de Porto a Viana. E como queríamos chegar cedo, para visitarmos Viana do Castelo logo nesse primeiro dia enquanto esperaríamos que a nossa amiga nos fosse buscar, pois só chegaria do trabalho lá pelas oito e tal da noite, guiámo-nos pelo Interregional que saía do Porto perto da uma.

Feita a opção, os cálculos: esse Interregional saía do Porto às 12h e 45 min; então, consultando os horários do Alfa e do Intercidades, na coluna “Porto-Campanhã” fomos verificar quais os que chegavam antes das 12h e 45 min; havia um Intercidades e um Alfa que chegavam mesmo “em cima”, o que não dava qualquer margem para atrasos nem mesmo para comprar os segundos bilhetes lá… (às 12h 39 min e 12h 44 min, respetivamente); antes disso, havia um Intercidades que chegava ao Porto às 10h 39 min e um Alfa Pendular que chegava às 10h 52 min. Como o Alexandre queria muito ir de Alfa, pois já há bastante tempo que não viajava num (é mais caro e por isso quase sempre optamos pelo Intercidades, num estudo de relação velocidade/conforto/preço, embora já tenhamos feito viagens de Alfa precisamente só para o Alexandre experimentar e desfrutar), foi fácil chegar à conclusão de que partiríamos às 8h e 09 min da manhã! (para decidir os horários da volta, repetimos o raciocínio)

🙂

O que implicava sairmos de casa às 7h, o Alexandre levantar-se às 6h e meia e eu às 5h e 45 min (o pai já estava levantado desde as 4h…)

😉

É sempre giro ver como é que ele se levanta tão cedo, não estando habituado, cheio de energia e todo entusiasmado com a viagem que tem pela frente (se fosse para ir de carro já a motivação não era a mesma). Estava felicíssimo, parece sempre que nunca andou de comboio e é a sua primeira viagem…

… e comos chegámos com uma folgazinha de tempo quiz, como sempre, esperar o Alfa não na sala de espera, mas lá em cima, na plataforma, mesmo com uma grande ventania

😀

DSC07741

DSC07743

DSC07742

(os meus brincalhões)

DSC07744

DSC07745

DSC07746

Ele tirou muitas fotos, tira a todos os pormenores…

DSC07747

e até à mãe e à mãe e ao pai a darem um beijinho (ainda não passei da máquina as fotos tiradas por ele_ e as tiradas pelo pai, o mais rápido para mim é colocar aqui as que tiro eu, com o telemóvel)

😉

DSC07748

No início da viagem, em que a paisagem já é bem nossa conhecida, jogámos um joguinho de batalha naval (no meu tempo era só com papel e caneta! Ainda me lembro quando o meu pai me ensinou a jogar esse e outros jogos, o “Stop”, por exemplo…)

😉

Depois quiz sempre ir a apreciar a paisagem e não dormiu nadinha. Continuava a fotografar e descortinou que o Alfa tem um indicador da velocodade a que vamos, de modo que ia monitorizando a quantos km/h íamos nos vários troços…

DSC07750

Chegámos a atingir os 227 Km/h!

Também fez um comentário engraçado ao ouvir uma menina mais pequena a interagir com a mãe, e disse-me: “Olha, esta menina é como eu, quando era pequeno, estava sempre a perguntar-te o que ela está a perguntar à mãe: quantos são 2+2?… E 4+4?… E 8+8?… E 16+16?… E 32+32?… e 64+64?.. E 128+128?… E 256+256? E… ? (eu bem me lembro, era o prato do dia e ficávamos ali que tempos, quando eu já não conseguia responder de cabeça tinha que me socorrer de papel e lápis e ele adorava quando os números cresciam e cresciam…)

DSC07751Já no Porto, não quiz sair das plataformas enquanto esperámos mais de uma hora pelo nosso Interregional (o pai foi sozinho a uma pastelaria comprar as bolas de Berlim suas (do pai) preferidas, pois passar no Porto e não comer uma bola grandinha, baratinha (60 cêntimos) e com massa de brioche, que não é como as que há em Lisboa, não é passar no Porto, para o pai…

😀

DSC07752

Eis que chega o Interregional para Viana do Castelo e… “É a Diesel!” _ exclama o Alexandre _ “Não andei ainda num comboio a Diesel!”. “Como é que sabes que é a Diesel?” _ pergunto. “Bem, não tem pantógrafo e sai fumo ali por cima e não é a vapor, porque já não temos comboios a vapor a circular” (depois soubémos que ainda circula um, a vapor,  na zona do Douro, a nossa amiga de Viana, que é guia turística, informou-nos. Mais informação, aqui).

DSC07753

DSC07754

E a chegada a Viana! O Alexandre sabia que havia um Centro Comercial na Estação (viu no mapa!), tal como existe o Centro Comercial Vasco da Gama acoplado à Estação do Oriente, em Lisboa e esse era um dos pormenores que o levou a querer visitar a estação de Viana. Aqui vemos uma parte do dito centro comercial que passa sobre as linhas de comboio:

DSC07755

DSC07756

Como chegámos às 14h 06 min, lá fomos ao Centro Comercial, para o ver por dentro, pois tem uma decoração alusiva aos comboios e para comermos uma sopinha, antes de irmos andar no funicular para visitar o Monte de Santa Luzia.

DSC07757

DSC07758

Este carril faz parte da decoração do tecto das casas de banho do centro comercial…

DSC07759

E por todo o centro há várias fotos antigas de Viana do Castelo.

DSC07761

E também há este comboio em miniatura a circular pelo tecto de uma certa zona, ampla, do centro comercial (andámos a segui-lo!)

DSC07762

DSC07763

DSC07764

Sopinha na barriga, voltámos para a frente da estação para tirarmos, desta perspetiva, fotos à avenida que desce da estação ao rio e que iríamos descer depois de voltarmos do funicular e à estátua dos dançarinos característicos da região.

DSC07765

Voltaremos para o próximo capítulo!

4 Respostas so far »

  1. 1

    […] Este apontamento é o segundo de uma sequência de uns quantos. Ver aqui o primeiro. […]

  2. 2

    […] é o 3º apontamento deste Passeio a Viana. Podem ler aqui sobre o primeiro e aqui sobre o […]

  3. 4

    […] (e concluindo), o que comecei a reportar neste primeiro post, segundo, terceiro e quarto, os dias 3 e 4 também foram recheados de belas […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: