Conversas I

Caderno Verde

Conversas I

Conversa 1:

De manhã, ao acordar, ainda na caminha.

Alexandre _ “Mãe, o que gostas tu mais que tudo no Mundo?”

Mãe _ “Huummm… dos meus filhinhos, de os ver a todos muito felizes, de ver o papá feliz e assim sinto-me feliz também.”

Alexandre _ “Não sei se isso é verdade!”

Mãe _ “Não sabes se é verdade?!!!”

Alexandre _ “Não, porque eu bem ouvi no outro dia a mana a chorar ao telefone e tu não fizeste nada.”

Mãe _ “A chorar ao telefone? Ah! Mas não era comigo que ela estava ao telefone…”

Alexandre _ “Pois, mas não fizeste nada. Tens que fazer alguma coisa, quando vês alguém infeliz.”

Mãe _ “Sim, mas naquele caso, eu não podia interromper a conversa. O que é que achas que eu podia fazer?”

Alexandre _ “Olha, quando ela está cá em casa, deves fazer com que ela pense sempre em coisas boas. Por exemplo, mostrar-lhe as fotos do nosso diário _ o nosso blog, esclareço eu agora _, aquelas onde estou eu e ela nos nossos passeios e aventuras, que ela gosta muito de fazer comigo, pois ela assim fica muito alegre a lembrar-se desses momentos alegres e divertidos. E depois também podes dizer-lhe para ela pensar nalguma coisa que se tenha transformado para melhor, como, sei lá, uma certa alergia que lhe tenha passado… sabes?”

Mãe _ “Sim, é mesmo uma boa ideia! Tu tens mesmo boas ideias, meu filho.”

x

Conversa 2:

Estávamos a ver os dois um documentário de uma série de cinco intitulada “O Poder da Terra”, este era sobre “O Gelo” (entretanto já vimos mais dois, um sobre os Oceanos e outro chamado “Terra dura”, sobre a Terra e os planetas e a Vida na Terra numa perspectiva histórica, os quais viu com muito interesse, de forma que já repetimos todos).

Entretanto tive que fazer uma pequena pausa e ao passar pela porta da cozinha aproveitei e dei uma palavrinha à senhora que nos ajuda com os trabalhos domésticos. No início ia só dizer-lhe que já tinha visto uma entrevista sobre a qual tínhamos falado num outro dia, mas depois aproveitei ela ter reparado no entusiasmo com que o Alexandre vê os documentários, comentando que a filha, um pouco mais velha que o Alexandre, não liga nem nunca ligou nada a documentários, para lhe explicar que uma das vantagens do unschooling é, precisamente, preservar a curiosidade natural das crianças em querer conhecer coisas e aprender. E então a minha pequena pausa tornou-se numa de quase 20 minutos.

Quando voltei à sala, o Alexandre estava um pouco aborrecido, mas tinha compreendido, só que eu resolvi apresentar as minhas desculpas, justificando-me:

Mãe _ “Sabes, é que a C. estava curiosa por gostares de ver estas coisas na televisão e eu tive que lhe explicar umas coisas sobre o ensino doméstico, para ela perceber.”

Alexandre, agora mesmo aborrecido _ “Isso não é verdade! A C. sabe muito bem, já me viu muitas vezes a ver documentários e de volta dos meus desenhos e projetos. Tu é que não te contens, és mesmo uma Senhora Jornalista _ de há uns tempos para cá que ele me chama, na brincadeira, de Senhora Jornalista, quando eu relato, muito entusiasmada, ao pai e às irmãs (e a quem aparece!) as coisas que vamos fazendo e as ligações que ele faz, é assunto que me entusiasma deveras_ . Sabes, mãe, tu tens um talento especial para contares as coisas que tu sabes, que eu acho muito bom, só que quando interrompes os nossos momentos divertidos para seres Senhora Jornalista, eu não gosto dessa parte.”

Ups! Tenho que gerir melhor isto. O meu pequeno tem razão.

1 Response so far »

  1. 1

    […] a ouvi totalmente, apenas umas partes, não posso ralatá-la em forma de diálogo como o fiz em Conversas I há uns dias […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

