Filmes

Filmes Recomendados (afins aos temas deste blogue)

Tenho que dizer algo sobre o porquê desta lista de filmes.

Todos cá em casa gostamos muito de ver filmes.

Eu sou mesmo capaz de ver 3 filmes seguidos (se tiver disponibilidade…, hoje em dia é difícil fazê-lo) do tipo de filmes que gosto: os que nos dizem algo e de alguma forma sejam construtivos. Muitos filmes, mesmo as comédias e os romances (e livros! Também adoro ler), têm mensagens que nos fazem reflectir e que podemos aproveitar para mudarmos algo em nós para melhor. Não gosto de filmes de violência pela violência nem de filmes de terror.

O Pedro também gosta muito de ver filmes e adora gerir a sua videoteca, biblioteca, etc.

A Catarina é actriz, de profissão. O seu namorado também.

A Celina e o namorado também adoram ver fimes.

O Alexandre, como a maioria das crianças, vê os seus filmes preferidos 500 vezes ao ano. Desde pequeno que filtrámos um pouco o tipo de filmes que lhe damos a ver, evitando ao máximo a violência, de forma a que hoje, com 5 anos, ele próprio nos diz para mudarmos de canal quando estão a passar filmes/séries “que não são lindos”, como ele diz. Para além disso, ele tem apetência para tudo o que é relacionado com meios de transporte (destacando-se os comboios), construção (dando primazia aos túneis e pontes), sistemas mecânicos, também. Por isso, as suas séries de televisão preferidas são o Bob o Construtor e o Many Mãozinhas (que saibamos esta só tem passado no Disney Channel). Também adora o Ruca, o Nody (ainda…), o Winnie The Pooh, o Dibo Dragão dos Presentes… Os filmes que vê vezes sem conta são o Polar Express, o Mr. Bean em Férias (porque tem muitos minutos de viagem em comboio e pede para passarmos à frente umas partes “que não são lindas” – a parte em que o Mr. Bean come as ostras (somos vegetarianos) e a parte de uma filmagem de um anúncio onde entram armas, soldados). Também vê muitas vezes a parte inicial da Fábrica de Chocolate (precisamente enquanto se visualiza o processo de fabrico das tablettes wonka, mesmo só o início), o Ursinho Laranjinha (também tem uma fábrica, de ursinhos de peluche), o Thomas and his Friends (mais comboios), algumas vezes o Livro da Selva II e o The Curious George (o macaquinho). Aqui há tempos viu vezes sem conta, seguidas, os dvd’s que tem do “Nody aprende inglês”, porque resolveu querer aprender mais umas palavras em inglês.

Por outro lado, vimos muitos fimes em workshops que frequentámos, do Robiyn, pois através deles o Robiyn conduz (ou deixa-nos conduzir) uma “aula” sobre os temas específicos desses workshops, onde os nossos sentimentos e muitas vezes conceitos e preconceitos são “mexidos” e sempre descobrimos algo de novo em nós, mais construtivo, harmónico, criativo.

A maior parte dos filmes acima e muitos outros filmes que me dizem muito e que não fazem parte da lista acima, porque não têm directamente a ver com crianças, educação e os tais temas afins a este blogue, vi-os pela primeira vez num workshop (fomos muitas vezes ao cinema durante os cursos) ou por indicação do Robiyn, para “trabalharmos” vários aspectos.

Outros filmes que eu gosto muito, por exemplo: “O Homem Que Veio do Mar”, “O Poder dos Sentidos”, “O Feitiço do Tempo”, “O Que Uma rapariga Quer”, “A Minha Namorada tem Amnésia”, “Cocoon”, “Star Man”, “Passeando nas Nuvens”, “Instinto”, “História Interminável”, “Dave, Presidente Por Um Dia”, “Frequência”, “Kate & Leopold”, “Dois Destinos”, “Ray”, “Uma Mente Brilhante”, “Contacto”, “Chocolate”, “Melinda”, “Não O Levarás Contigo”, “A Lenda de Bagger Vance”, “Vertigem Azul”, “O Bom Rebelde”, “À Primeira vista”, “Para Além do Horizonte”, “Kabhi Khushi, Kabhie Gham…”, “Jane, Rainha Por Um Dia”, “Pequeno Buda”, “Em Busca da Felicidade”, ” O Informador”, ” O Fiel Jardineiro”, “A Casa do Lago”…

Anúncios

7 Respostas so far »

  1. 1

    Luís said,

    Viva,

    Tenho andado a ler ocasionalmente sobre educação e homeschooling, e mais recentemente sobre a viabilidade desta última em Portugal. Hoje encontri este blog, e embora não o tenha lido todo ainda tem sido interessante.

    Ao ver que o mesmo tinha uma secção a listar filmes, pareceu-me adequado referir um que não está na lista e me parece bater certo com os princípios do blog – conhecem um filme com o Billy Bob Thorton chamado “The Astronaut Farmer” (título português “O Astronauta”)? Vi no cinema hà coisa de um ano, pouco depois de começar a ler sobre os problemas da escolaridade obrigatória e educação alternativa, e pareceu-me que tocava adequadamente nesses tópicos sem os deixar dominar a história, acho que pode valer a pena dar uma vista de olhos.

    Boa sorte!

  2. 2

    isabeldematos said,

    Olá, Luís!
    Muito obrigado pelo seu comentário.
    Já vi sim o Astronauta, é muito bom e adequa-se perfeitamente a esta temática. Obviamente, foi esquecimento meu colocá-lo aqui na lista. Pode não acreditar, mas precisamente há dois dias atrás (que foi quando escreveu este comentário e só hoje é que eu o vi _ os comentários ficam pendentes de aprovação _, pois não acedi ao meu e-mail nos dois dias de Fim de Ano e de Ano Novo) pensei neste filme, que não o tinha aqui listado e que deveria fazê-lo… 🙂

    Um óptimo 2009 para si!
    Um abraço
    Isabel

  3. 3

    Joana said,

    Olá!
    gostaria se possível saber um pouco mais sobre
    o método global e analítico nas escolas, principalmente
    na area de educação física, suas características, definição…

    Muito obrigada!

  4. 4

    Enviei e-mail, obrigada pelo comentário.
    Um abraço
    Isabel

  5. 5

    alexia said,

    Ola Isabel!tdo bem?a paula me recomendou vc p auxilar-me na questao do ensino domestico.Que habilitaçoes necessito para exercer o ensino domestico para o 1º ano?(dentro da lei)poderia me ajudar?obrigada

  6. 6

    Olá, Alexia! Seja bem vinda a este nosso espaço!

    Em Portugal a legislação que regula esse assunto é o Despacho nº 32/77 de 11 de Março de 1977. Convém tentar obtê-lo e ler por inteiro. Tenho a ideia que para o ensino básico -1º ciclo é necessário possuir como habilitações o 6º ano e para o 2º ciclo o 9º. Convém confirmar, pois como não tenho problema com essa parte das habilitações não cheguei a fixar o que diz no Despacho.
    Obrigada pelo contacto!
    Disponha sempre.
    Um grande abraço
    Isabel

  7. 7

    isaura said,

    lindo genti


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: