Nós

Nós somos o Alexandre, a Celina, a Catarina, o Pedro e a Isabel.

Podem contactar-nos através do endereço aescolaebela@gmail.com

 

—  Alexandre  —

Olá, sou o Alexandre, o mais novo da família!

Nasci em 2003, na água, na maternidade Acuario em Beniarbeig, Espanha, o mar de um lado e a montanha do outro. Os meus pais e as minhas irmãs foram de propósito para Beniarbeig para eu nascer nessa maternidade que pratica o parto humanizado e aproveitaram para ter também umas belas férias de praia e piscina, porque nasci no Verão. O meu pai assistiu ao meu nascimento e as minhas irmãs também, foi um óptimo presente de Boas Vindas. E rodeado ainda por mais alguma família, pois dois tios e um priminho que também nasceu nessa maternidade também estavam por lá, de férias.

Sou vegetariano desde a gestação. Nem consumo lacticínios, porque sou muito sensível à caseína, nem ovos, porque não gosto nada de ovo. A minha mana Catarina faz sempre bolos sem ovos e fazemos juntos um bolo de chocolate que eu adoro.

 

000000282Gosto muito: do meu querido amigo Bato (o namorado da minha mana Catarina, que é uma criança crescida), de comboios (de brincar e dos “gigantes”), de pistas de comboios com pontes e túneis, de passar em pontes e em túneis, de andar de comboio, de metros de brincar e dos “gigantes”, de andar de metro, de teleféricos de brincar e dos “gigantes”, de andar de teleférico, de ferry-boats, de andar em ferry-boats, de andar de elevador, de subir e descer escadas-rolantes (ainda não experimentei andar de avião nem de helicóptero), de jogar um jogo de computador onde tenho que construir as minhas próprias pistas de comboio, os túneis, as estações, os montes e vales, do meu livro sobre transportes, dos meus livros sobre comboios para crianças e tenho um para crescidos, da mesa de ferramentas, de escavadoras, de gruas e guindastes, de aspiradores, da máquina de fazer sumos, de fazer puzzles, dos livros do Ruca principalmente uns que tenho de actividades sobre o Corpo Humano e sobre as Profissões, de saber coisas sobre o Corpo Humano, de fazer Yôga às vezes com a mana Catarina e às vezes com a mãe, de fazer Tai Chi às vezes com o pai e a mãe, de dançar, de cantar com a mana Catarina, de tocar instrumentos musicais com a mana Celina e com a mana Catarina, de pintar, construir caixas para os brinquedos, fazer contas, escrever o meu nome e muitas destas actividades, com a mana Catarina, de ver a mana Catarina a representar, de ver alguns filmes “lindos” muitas vezes, de cozinhar  (juntar os ingredientes e “mexer os bolos”, vegans e “mexer o arroz” e os guisados. Também dou palpites sobre o que devemos acrescentar às receitas para ficarem ainda mais gostosas e também gosto de fazer sumo de laranja), de andar ao colo (ainda, às vezes…), do leitinho da mãe (ainda, às vezes…), de dormir com o pai e a mãe, de tomar banho com as manas ou com o meu amigo Bato, de batatas (cozidas, assadas, fritas…), de gatos, de brincar com os meus primos ou com amigos e vizinhos…

 

—  Celina  —

Olá, eu sou a Celina e gosto especialmente: do meu namorado 😉 , de animais sobretudo felinos e suricatas, de passear no meio da Natureza, de nadar na praia e adoro a neve e esquiar, de desportos em geral, de acampar, de motas e de andar de mota, jogar, ver filmes, de Física Quântica e dos mistérios do Universo. Gosto muito de música e especialmente de dançar. Gosto muito de me rir! Gosto de tudo o que é arte: esculturas e pinturas, trabalhos manuais (fazer roupas, pulseiras, criar, criar!). Adoro comida italiana e gostava muito de experimentar andar de parapente.

 

 

 

 

—  Catarina  —

Olá!! Eu sou a Catarina, sou actriz e no momento faço muito teatro infantil, (que o meu irmão adora!), mas os meus gostos são muitos e, por isso tenho muitas áreas de interesse e gosto muito de aprender sobre elas. 

Tenho aulas de canto, porque adoro cantar e espero que um dia possa vir a ser, também, cantora. Faço também Yôga, é o “desporto” que me preenche mais, exactamente por não ser bem um desporto… Mas também gosto muito de estilismo e no momento estou a tirar um curso nesta área, por correspondência, e assim sempre aprendo umas coisinhas sobre a matéria… só ainda não sei costurar, mas hei-de aprender um dia… 🙂 Também tenho outro grande interesse, a decoração e estou a pensar em aprender alguma coisa a este respeito. 

Gosto muito de assuntos relacionados com a preservação do nosso planeta Terra e sobre o que nós podemos fazer para que este mundo seja um lugar ainda mais belo e bonito para se viver.

Como actriz, além de gostar de trabalhar com crianças também gostava muito de poder fazer cinema e talvez televisão… veremos o que o futuro me e nos reserva…. 🙂   🙂   🙂

Sim e também sou vegetariana!! 🙂   🙂

 

—  Pedro  —

Olá… sou o Pedro e é com prazer que estou a participar deste blogue e na nossa vida em família.

Mesmo antes do Alexandre nascer já eu e a Isabel tínhamos decidido dar uma “educação” diferente ao nosso filho. Tomámos conhecimento do estado real da nossa educação em Portugal através dos Cursos da Renaskigi (dados pelo Robiyn) e depois fomos colhendo mais informação através de livros, amigos, internet e outras fontes.

Não só estamos a dar uma “educação” diferente ao Alexandre, como no processo temos aprendido imenso com isto tudo e eu sinto-me muito beneficiado com toda esta experiência, …e ainda estamos apenas no princípio.

É engraçado como cada um nós contribui de uma maneira diferente para esta vivência (em vez de educação) do Alexandre e quando aparecem dificuldades, depois de “ultrapassadas” vemos que “aprendemos” imenso com elas e servem-nos de alavancas para uma vida pessoal e familiar bem melhor.

Obrigado Alexandre por nos mostrares como é que nós (os adultos) sempre devemos ser e viver ; )

 

—  Isabel  —

Mãe de três lindos filhos, esposa, futura sogra de dois futuros genros, filha, nora, neta, irmã de cinco irmãos (ao todo somos seis), cunhada, tia de quatro sobrinhos e mais dois por afinidade, prima, sobrinha, amiga, colega de trabalho, ou seja, prezo muito os relacionamentos e os laços que nos unem.

Conheci o Pedro nos workshops do Robiyn, tornámo-nos amigos e uns anos mais tarde descobrimos “que fomos feitos um para o outro”, ou seja, ligamos muito bem.

Sem religião organizada, “seita”, partido político, clube desportivo, mas com amigos de todas as “facções”.

Vegetariana, por razões éticas e de coerência comigo própria: tornei-me vegetariana quando descobri que era incoerência não conseguir matar os animais para comer nem sequer ver matá-los e por outro lado, comê-los, delegando nos outros a responsabilidade dessa para mim tão abominável tarefa, ou seja, muito conveniente da minha parte. O momento desse “click” foi  em 1998, participando num dos primeiros workshops do Robiyn em Portugal, que frequentei, e estava a falar-se de um assunto diferente (do que o tabaco faz a nós e aos outros, mas como nunca fumei na vida, pelo menos nesta, a minha mente saltou para um outro “peso de consciência”… ) e tomei a decisão de passar a ser vegetariana.

Sinto-me profundamente grata ao Robiyn, por todos estes seus anos de trabalho e dedicação à Humanidade, ao Planeta e, no que me diz directamente respeito, por todas as mudanças maravilhosas que fiz na minha vida por ter frequentado os seus workshops, e por me ter envolvido e praticado algumas das mil e uma coisas que nos transmite, neste e em muitos outros temas que desenvolve, fazendo-me sentir como tudo está interligado e o real significado do que é “Sermos todos Um”, do que é “o Todo”.

Gosto muito: de crianças, de ler, de escrever, de música calma, de ouvir boas vozes a cantar (dão-me arrepios e emocionam-me), de ouvir os passarinhos, de ouvir falar em italiano e em francês, de ver filmes fixes, de nadar, de respirar “ar puro”, de ir à praia, de contemplar o mar, de fazer piqueniques, dos cursos/workshops do Robiyn principalmente os de interacção com a Natureza (a foto do golfinho foi tirada num desses workshops), de fazer exercícios de relaxamento, de viajar, de conhecer pessoas de outras culturas, de andar de avião, de cerejas, de cores e da sua conjugação, de experimentar e inventar receitas (vegetarianas!), de me sentir ligada a outras pessoas, às plantas, aos animais, aos objectos, à beleza, ao amor, de viver…

Temas e práticas que já me interessaram muito e ainda me interessam, de certa forma: Matemática, Física, Geometria Descritiva (tenho um curso de Engenharia Civil e outro de Artes Visuais), Astronomia, Cosmologia, Física Quântica (li alguns livros do Stephen Hawking e um do Fernando Carvalho Rodrigues), Pintura, Música e Artes em geral, Filosofia, Estética, História de Arte, Design, Arquitectura, Decoração, Parapsicologia, Metafísica, Astrologia, Nutricionismo, Literatura, Ballet (pratiquei).

Temas e práticas que me interessam bastante hoje em dia: “Homeschooling”, Partos Na Água/Partos Naturais, Amamentação Prolongada, Cosleeping, Yôga, Tai Chi, Física Quântica (ainda…, gosto do documentário “What a Bleep Do You Know?”), Vida Extra-Terrestre, Culinária Vegetariana, Naturopatia, Reflexologia, Cromoterapia, Astrologia “à seria”, Desenvolvimento e Prática das nossas Capacidades ditas Extra-Sensoriais, Decoração, Artesanato (uso de cores e materiais em peças, desenhos, pinturas), Reciclagem, “Geografia Aplicada à Prática”, como eu lhe chamo (conjugação entre o que está escrito e as fotos tiradas por outros dos lugares e países que já visitei e visitamos com as minhas próprias impressões, anotações e fotos), Cinema, Televisão, Escrita Criativa, Teatro Infantil (a nossa filha mais velha é actriz e tem trabalhado muito para e com crianças), Empreendorismo, “Comunicação e Interacção”, “Desenvolvimento e Aplicação das nossas Capacidades e Talentos”…

 


19 Respostas so far »

  1. 1

    Ivone said,

    Paarbéns pelo blog! estou nos primeiros passos para a criação de uma escola com crianças cujos pais tenham optado pelo ensino doméstico. Começaremos com os pequeninos de 2-3 anos até aos 6 e vamos ver no que dá!

    Um abraço,

    Ivone

  2. 2

    VELHO said,

    parabéns, que família linda e astral vocês formam!

    estou muito interessado nas práticas de ensino doméstico, pois sou estudante de artes visuais e pretendo um dia poder ensinar, de uma maneira mais eficiente e prazerosa, parece que encontrei essa maneira ^^

  3. 3

    isabeldematos said,

    Obrigada pelo comentário!
    Ainda bem que se identificou com o ensino doméstico. tem algumas informações neste blog, referência aos livros de John Holt que são muito interessantes sobre este assunto e muita informação disponível no blog “Aprender Sem Escola”. Boas pesquisas e bom trabalho !

    Um abraço
    Isabel

  4. 4

    danni aranda said,

    Bem legais várias coisas que vcs colocam no blog de vcs… acho que todos no planeta estão mesmo vibrando uma frequência mais amorosa… o que mais me tocou ao ler o seu blog, foi sentir literalmente o amor na troca entre todos vocês. Isso é algo que aquece o coração, pq mostra que o que faz um projeto dar certo muito mais que o método é o amor, o carinho, a intensidade a que se propõem.

    Com Carinho

    Danni Aranda do Brasil

  5. 5

    isabeldematos said,

    Danni, obrigada pelas suas palavras!
    Nós vamos aplicando conforme vamos descobrindo e sentindo que o que existe mesmo de verdade entre todos os seres é o amor e a integração harmónica entre todos. Esta expressão “integração harmónica” é usada pelo Robiyn de quem falo várias vezes aqui neste blog, pois foi através dos seus workshops de crescimento pessoal e integração harmónica com todos os seres que fomos despertando e trabalhando no sentido de crescermos e vivermos no dia a dia essa frequência mais amorosa que a Danni fala (o Robiyn nasceu em Goa, na Índia, mas viveu muitos anos no Brasil, talvez a Danni até conheça! 🙂 ).
    Muito obrigada, de novo, um grande abraço, com carinho
    Isabel
    Ah! Espreitei o seu site e o blog, gostei muito!

  6. 6

    Álvaro Ribeiro said,

    Boa noite
    O meu nome é Álvaro Ribeiro. Eu estou a fazer o primeiro estudo científico em Portugal sobre ensino doméstico. Neste momento estou a procurar mais pessoas/lares que desenvolvam este tipo de trabalho. Pela pesquisa via internet cheguei ao vós. Queria vos perguntar se fazem ensino doméstico, se conhecem mais alguém que o faça, em que cidade habitam e se gostariam de conversarem comigo num local e data a combinar. A motivação é conhecer o que fazem e promover este tipo de ensino.
    Muito obrigado

  7. 7

    Barbara Wong said,

    Boa tarde
    Sou jornalista do PUBLICO, estou a fazer um trabalho sobre ensino doméstico e descobri o vosso blog, gostaria de saber se seria possivel falar convosco. Obrigada. Bárbara

  8. 8

    marta said,

    Olá
    eu sou a Marta e tenho uma princesinha de 3 anos.
    gostei muito de conhecer a vossa familia. é bom sentir que não estamos sós nas nossas convicções e que não somos nenhuns extra terrestres. Também temos uma alimentação macrobiótica, estamos muito ligados à natureza, praticamos yoga, a margarida nasceu em casa, acompanhamos a nossa filha o mais possivel…somos felizes…

    parabéns e estamos disponiveis para trocas de ideias e etc…

    um abraço

    marta

  9. 9

    Olá, Marta!

    Muito obrigada pelo contacto!

    Sim, podemos trocar ideias… vou estar duas semanas sem internet, depois escrevo…

    Abraços
    Isabel

  10. 12

    Olá a tod@s!

    Fico muito entusiasmada por sentir que muitas pessoas se tornam autónomas dos sistemas! Não foi o meu caso na minha educação mas tive pais que me permitiram experimentar, nas horas vagas da escola formal, a arte, pedagogias modernas (ex. Waldorf) e trocas de saberes com pessoas de outras idades (ex. concílios de filosofia prática).

    Hoje em conjunto com o meu companheiro, criámos um espaço onde poderemos partilhar o que somos e sabemos com quem desejar no meio natural. Deixo-vos com o cenário onde muita coisa irá acontecer: http://joanamealhasantos.wix.com/campo-escola

    Ao longo do tempo a este cenário serão acrescentadas personagens vivas e acções!

    Caso estejam interessados em receber a newsletter contactem connosco através do site.

    Gratos por nos escutarem/lerem!

    Joana e Luís

  11. 13

    Olá Joana, bem vinda a este nosso cantinho…
    Grata também pela partilha e comentário.
    Já visitei o vosso site e deixei-vos mensagem. Obrigada! E um abraço,
    Isabel

  12. 14

    Querida Isabel e família!

    Gostámos muito de vos ouvir e saber que há pessoas que se interessam por
    este tipo de projectos. O nosso campo escola está aberto a todas as idades
    e faz todo o sentido que uma família, ou vários elementos da família,
    possam participar pois são peças fundamentais no desenvolvimento de actuais
    e futuros cidadãos. Estamos abertos a simbioses teatrais, e outras, claro!
    A minha entrada no mundo teatral é recente mas apaixonada. Muita da nossa
    inspiração vem das terras de Sintra, as nossas mães habitam aí, mas
    elegemos as terras altas de Portugal para nos recriarmos e colaborar com o
    país, em vez de emigrar, migrar!

    Estamos muito perto de Viana por isso quem sabe!

    Apareçam!

    Abraços,

    Joana & Luís

  13. 15

    Joana e Luís, muito obrigada!
    Interessei-me muito pelo vosso projecto e é muito bom que vão despontando e se desenvolvendo projectos como estes. Vou seguir com atenção a vossa Newsletter.
    E sim, quem sabe? Não nos esqueceremos de vocês!
    Mais um abraço e obrigada uma vez mais,
    Isabel

  14. 16

    Olá Isabel e Família,

    Tentei enviar agora a newsletter e o email deu erro, voltou para trás…

    Se possível podem confirmar o vosso endereço de email para joanamealhasantos@gmail.com.

    De qualquer modo deixo-vos aqui a informação:

    Olá a tod@s!

    Com o objectivo de partilhar mais frequentemente as ideias, projectos e quotidiano do Campo Escola e da comunidade onde está inserido foi criado ontem o Blog Aqui & Agora. Incluído no site permite os vossos comentários, vídeos nossos, mais texto e novas imagens.

    http://joanamealhasantos.wix.com/campo-escola#!aquiagora/c1e8e

    Sejam muito bem-vind@s!

    Até breve!

    Joana & Luís

  15. 17

    Ana Barrso said,

    Ola fiquei encantada de conhecer e ler sobre todos, o que fazem, as vossas ideias e gostaria de conhecer voces todos.

    Eu sou Portuguesa mas vivo a 12 anos na Inglaterra e sou mae solteira de um menino de 12 anos e pratico Ensino Domestico aqui na UK a muitos anos, embora ja tenha percebido que existem algumas diferencas no Ensino Domestico aqui e ai,e em muitos aspectos muito diferente ate na maneira de o fazer mas gostaria de o praticar em Portugal.

    Por motivos familiares, eu estou a pensar em ficar este ano em Portugal entao estou a procura de alguns grupos e actividades do ensino domestico para ele contatar, falar e fazer amizades com outros meninos da mesma idade ate porque vai ser uma grande mudanca para ele que nao conhece. nao tem amigos nenhuns em Portugal e nao fala muito bem o Portugues, uma das razoes que me leva tambem a ficar um pouco mais de tempo e Portugal, pois gostaria que ele conhecese mais a nossa cultura e lingua.

    Portanto gostaria muito se me podessem ajudar, agradecia.

    Obrigado
    Ana

  16. 18

    Olá Ana! Seja bem-vinda.
    Enviei-lhe e-mail de resposta.
    Obrigada e um abraço grande.
    Isabel

  17. 19

    Ana Barroso said,

    Ola Isabel

    So para dizer que ja estou em Portugal, perto de Lisboa, tentei cantata la mas um pouco dificil pois a minha internet nao esta mt boa. Mas vou tentando e gostaria de saber se nos poderiamos encontar para conversar, pois quero saber mais sobre o Unschooling aqui e pode ser que os nossos filhos tambem brinquem, pois teem a mesma idade e nome, que giro.

    Mande me um email, se puder.

    Obrigada.

    xxx
    Ana Barroso


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: